Vantagens e desvantagens em usar um servidor local para seu sistema de gestão

Sistemas instalados em servidores locais tem uma vantagem com relação aos sistemas que são online ou web, suas principais funcionalidades não dependem da internet

Postado por Sidenei Steinbach, 30-11-2018 - 04:36

Vantagens e desvantagens em usar um servidor local para seu sistema de gestão

Um mundo cada vez mais conectado, traz consigo a dependência de conexão à internet para praticamente tudo.
Faça uma experiência, imagine um momento em que você perde por horas a conexão com a internet, parece que nada mais funciona ou que não existe mais meios para fazer as suas tarefas não é mesmo?

Agora imagine uma empresa que todos os dias movimenta seu estoque, controla contas a pagar e a receber, processos produtivos ou comandas em um restaurante. Se essa empresa ficar sem internet, ou se a internet apresentar falhas e lentidão, e seu sistema não estiver instalado em um servidor na empresa, a mesma terá problemas de eficiência e em alguns casos pode até ter sua produtividade interrompida.

Essa empresa teria que controlar manualmente suas vendas e outros processos, para depois, quando a conexão for restabelecida, incluir em seu sistema online.

Por esse motivo, os sistemas instalados em servidores locais tem uma vantagem com relação aos sistemas que são online ou web, suas principais funcionalidades não dependem da internet.

Resumo abaixo, vantagens e desvantagens em utilizar seu sistema de gestão instalado em um servidor na rede local.

Vantagens:
- Não depende de internet para a maioria das tarefas do dia a dia pelo sistema;
- Conexões mais rápidas ao banco de dados por conta da proximidade;
- Maior controle dos dados, pois você sabe exatamente quem tem acesso ao servidor;
- Facilidade para fazer backups rapidamente;

Desvantagens:
- Menor flexibilidade de acesso externo;
- Por estar em uma rede local, se um usuário pegar um vírus no computador e esse vírus se espalhar nessa rede pode afetar o servidor;
- Necessidade de uma máquina servidor na empresa, para manter o sistema de gestão;

Ainda assim, algumas funcionalidades continuam dependendo de conexão à internet, como a conexão com a Receita para emissão dos documentos fiscais por exemplo.

Todas as opções tem seus prós e contras, e cabe ao empreendedor ou ao gestor de tecnologia da informação da empresa, entender suas necessidades e quais riscos faz sentido correr.