Exclusão de Faturas - Algumas novidades

Postado por Giovanni A. Costa Rosa, 26-02-2019 - 11:30

Exclusão de Faturas - Algumas novidades

Novidades que simplificam o uso do sistema

O caixa é o coração da área financeira do sistema. É nele que ficam registrados todos os pagamentos e recebimentos do sistema, desde um pagamento em dinheiro que fica registrado no borderô até um lançamento por depósito ou cartão de crédito que movimentam apenas contas bancárias.

Todos os clientes utilizam o Caixa, mesmo sem saber. Por padrão o sistema abre os caixas automaticamente todos os dias de forma transparente para permitir o registro dos lançamentos. Para a maioria dos clientes essa é a forma ideal de trabalho, já que muitos não possuem um caixa fisico na empresa ou simplesmente não tem interesse em fazer um controle mais detalhado. E é para esses clientes que fizemos algumas alterações visando simplificar o uso do sistema.

 

Uma das grandes dificuldades com relação ao caixa estava ao corrigir lançamentos que foram feitos incorretamente. Para exemplo, vamos considerar que uma fatura foi lançada incorretamente no sistema e que o erro foi percebido apenas alguns dias depois. Aqui alguns passos que o cliente deveria seguir para excluir a fatura antes de lançar novamente:

  1. Identificar a data do caixa em que a fatura foi lançada

  2. Logar o Caixa

  3. Abrir a tela de Exclusão de Liquidações

  4. Encontrar a liquidação relacionada a Fatura e excluir

Apenas quando todos os passos acima foram executados é que uma fatura poderia ser excluída. Importante lembrar que os mesmos passos acima são necessários para excluir um Movimento/Ordem de serviço/etc se eles estiverem relacionados a uma fatura.

A partir da versão 621 os quatro passos acima não são mais necessários (*1), ao tentar fazer a exclusão do registro lançado incorretamente o sistema verifica se as liquidações estão em caixas abertos e as remove automaticamente, sem a necessidade de logar o caixa e removê-las manualmente.

 

Outra novidade é que agora é possível excluir um Movimento sem excluir a fatura relacionada. Essa era uma necessidade recorrente de alguns Clientes que tinha lançado o movimento incorretamente e só haviam percebido isso algum tempo depois. Nessa situação era necessário remover o Movimento, mas sem excluir a Fatura que muitas vezes tinha várias parcelas liquidadas em caixas diferentes.
Para permitir isso no botão de Exclusão na Consulta de Movimento/Notas foi adicionado a opção de Não remover a fatura.

Vale lembrar que o recurso de exclusão pode ser usado apenas por usuários administradores do sistema.

Temos também várias alterações relacionadas aos Lotes de cartão, algumas que só estarão disponíveis na versão 622 que ainda não está disponível no momento que publicamos esse artigo. Os lotes de cartão terão uma postagem em separado para explicar melhor como ele funciona.

 

Qualquer dúvida, acesse nosso manual disponível em http://ajuda.tryideas.com.br

 

(*1) É importante lembrar que o recurso é destinado aos Clientes que não fazem controle diário de Caixa. O sistema não vai excluir a liquidação automaticamente se identificar que o Caixa está fechado pois os valores de fechamento do caixa e o valor de abertura de todos os caixas posteriores seria comprometido.

Para quem controla o Caixa o processo continua o mesmo.

 

Outras Publicações

Novidade no Sistema: Monitoramento do Email
Muito mais agilidade para obter os arquivos enviados por seu Fornecedor...
Leia Mais
Versão 612- Alterações do sistema
Patch Notes (Alterações no sistema)...
Leia Mais
Versão 614- Alterações do sistema
Patch Notes (Alterações no sistema)...
Leia Mais
Versão 619- Alterações do sistema
Patch Notes (Alterações no sistema)...
Leia Mais
Versão 639- Alterações do sistema
Patch Notes (Alterações no sistema)...
Leia Mais