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Versão 820- Alterações do sistema

Postado por Equipe tryideas, 27-10-2025 - 09:45

Versão 820- Alterações do sistema

Patch Notes (Alterações no sistema)

Classificação da versão: Instável

Geral

  • Na Consulta de Cheques, adicionado uma coluna com identificador de Cheque emitido Conciliado

  • Aplicado as mudanças relacionados a NT 2025.001 para NFe e NFCe

  • Alterado a validação e os controles de CNPJ de todas telas do sistema, para permitir informar um CNPJ alfanumérico

  • Adicionado opção na Consulta de MDFe, para filtrar apenas os “Não Encerrados”, ou seja, com status 100 - Autorizado

  • Adicionado parâmetro para definir uma operação padrão no faturamento de pedidos

  • Adicionado nova aba na tela de Emissão de Nota/Movimento para incluir as informações de Defensivos Agrícolas e Guia de Trânsito. Campos incluídos também na tela de Edição dos Dados Documento

  • Adicionado opção para definir a Operação padrão para CTe e CTe OS

  • Adicionado campos do CST de PIS e COFINS na Importação do XML e na tela de Cadastro/Relacionamento de Produtos. Realizado ajuste também para carregar o CST/CSOSN e Alíquota de ICMS ao carregar o arquivo

  • Adicionado coluna do Operador que realizou a liquidação, na tela de Exclusão

  • Adicionado coluna do Operador na Consulta de NFe/NFCe, CTe/CTeOS, MDFe e NFSe

  • Adicionado opção para incluir os Componentes do Equipamento e sua Quantidades no cadastro do parceiro. Incluído também um Ticket para impressão dos Componentes do Equipamento

  • Realizado melhorias na geração de Lotes dos Cartões, sendo o processo executado em segundo plano, e aplicado um controle para evitar o registro em duplicidade

  • Adicionado opção na Consulta de Movimentos para gerar o CSV dos itens. Botão incluído na grid, para gerar o csv dos itens, quando clicado copia os dados para a área de transferência

  • Realizado uma refatoração no processo de gravação da nota, onde o preenchimento de algumas informações apenas será realizado após a Autorização Supervisionada, evitando problemas de inclusão duplicada de algumas informações

  • Adicionado envio dos itens da nota para declaração de conteúdo, na geração da Pré-Postagem dos Correios

  • Adicionado botão de obter status na consulta de boletos, registrados por API. É necessário no. cadastro da conta, vincular a ocorrência que será utilizada

  • Adicionada nova coluna na grid, na tela de Consulta de Faturas para exibir o operador do caixa e o operador da liquidação, facilitando o rastreamento das operações.

  • Adicionado no cadastro do parceiro a opção “Conferido”. Cadastros que vem da API ou do App, entram sempre com esta opção desmarcada. (Cadastros feitos diretamente no sistema estarão sempre marcados como Conferido automaticamente)

  • Adicionado na consulta de pedidos a coluna (oculta por padrão) que exibe se o cadastro do Parceiro está conferido ou não

  • Adicionado parâmetro nas Configurações Globais > Pedido > Bloquear faturamento de parceiros sem cadastro conferido. Com este parâmetro ativo, até o cadastro ser marcado como conferido ele não pode ser faturado

  • Na consulta de pedidos, ao clicar no + em um pedido para ver as informações, foi adicionado uma opção para ver os Contatos do parceiro

  • Migradas as configurações de papel de parede para serem armazenadas diretamente no banco de dados, substituindo o método anterior de armazenamento local.
    Foram implementadas melhorias que permitem definir o papel de parede de forma personalizada por operador e filial, ou por filial, conforme necessidade de configuração.
    Documentação relacionada: Papel de Parede | ajuda tryerp

 

Melhorias na MDFe

  • Aplicado às mudanças relacionadas a NT 2025.001 da MDFe, entre elas:

    • Adicionado no Tipo da Carga a opção “12 - Granel pressurizada”, no grupo do produto predominante

    • Adicionado a opção “04 - Frete“ no Tipo de Componente do Pagamento, no grupo de Pagamento do Contrato

    • Adicionado a opção “04 - Leitura de placa“ no Tipo do Vale, para o grupo do Vale Pedágio

    • As opções 02 (cupom) e 03 (cartão) deixam de ser aceitos após 10/2025.

  • Na Emissão do CTe, incluída uma tag nas Observações do Contribuinte, com o NCM do primeiro produto localizado da nota, quando importado os dados por XML de NFe

  • Na Emissão do MDFe, quando importado os dados da NFe, será considerado o primeiro item para carregar o “Produto e NCM predominante“.

  • Para emissão a partir do CTe, será verificado se existe a tag “NCM“ nas ObsCont, conforme mencionado no item anterior;

  • Para o Produto Predominante, já possuímos parâmetro (Globais > CTe)

  • Na tela de Informações de Pagamento do Frete, ajustado para pesquisar pelo texto ou código já informado no campo

  • Ao incluir os dados de pagamento, caso o Contratante tenha sido definido, este será considerado nos dados do pagador

  • Para os dados bancários do recebedor, caso seja uma Prestação de Serviço, será verificado se o Emitente possui uma configuração. Nas Configurações Adicionais > Pagamento Frete MDFe, é possível salvar os dados

  • Adicionado o Tipo e Valor do Vale, nas informações do Vale Pedágio do DAMDFE

 

Ordem de serviço e NFSe

  • Implementada validação do parâmetro que permite incluir automaticamente a observação da Ordem de Serviço (OS) na observação da NFSe, na tela de emissão da NFSe pelo ACBr

  • Adicionado novo parâmetro que permite incluir as descrições dos serviços da Ordem de Serviço (OS) nas observações da NFSe. Essa opção foi criada para contornar o limite de apenas um item por NFSe

  • Adicionado novo parâmetro que permite incluir automaticamente a observação do serviço da Ordem de Serviço (OS) nas observações do serviço da NFSe

  • Implementado suporte ao uso de tags para composição automática das observações da NFSe.
    A funcionalidade foi adicionada à tela de NFSe do provedor IPM e ao padrão Nacional/ACBr.
    Agora é possível definir um texto padrão de observação que utilize tags — as quais serão substituídas automaticamente pelos respectivos valores durante a geração da nota.
    Serão consideradas as tags da tabela NFSeServico e outras disponíveis, como:
    totalISSQN, totalISSRF, totalBaseCalculo, totalBaseCalculoCofins, totalBaseCalculoPis

  • Adicionado novo parâmetro no cadastro do emitente, aba NFSe, denominado “Permitir apenas 1 serviço?”.
    Quando habilitado, esse parâmetro restringe a emissão da NFSe a apenas um serviço por nota.
    Comportamentos aplicáveis:

    • Emissão manual: caso o parâmetro não esteja marcado, ao tentar incluir mais de um serviço será exibida uma rejeição, impedindo a adição de novos serviços.

    • Faturamento de OS: se o parâmetro estiver desmarcado, apenas o primeiro serviço com valor a faturar será considerado. Quando houver vários serviços, seus valores serão somados ao primeiro serviço faturável.

    • Serviços diferentes: se a OS contiver serviços de tipos distintos, será exibido um aviso informando essa divergência. Ao confirmar, o sistema realizará o agrupamento. O objetivo é alertar o operador para que, em casos onde seja necessário separar por tributação ou exigência específica, o faturamento seja feito em múltiplas NFSe.

  • Complemento:

    • Foram incluídas tratativas adicionais para o padrão ACBr, permitindo o envio isolado dos dados conforme o layout de cada prefeitura, evitando conflitos causados por variações nos padrões.

    • O layout automático permanece idêntico ao atual.

    • A configuração está disponível em NFSe → Configurações do ACBr

 

Controle de viagens

  • Cadastro de Viagem: Incluído botão de edição de parceiro diretamente na tela de cadastro de viagem, permitindo ajustes rápidos sem necessidade de navegação adicional.

  • Relatórios de Poltronas: Corrigida a ordenação das poltronas nos relatórios quando utilizados apenas números, garantindo exibição sequencial correta.

  • Encerramento de Viagem: Corrigidos os botões de seleção de Receita/Despesa e Centro de Custo, garantindo funcionamento adequado no encerramento da viagem.

  • Novas Configurações Globais: Adicionadas duas novas opções no menu Controle de Viagem → Configurações de Viagem:

    • Centro de Custo Padrão do Controle de Viagem

    • Exibir tela da viagem ao encerrar a viagem
       

Quando um centro de custo e uma receita padrão estiverem configurados, eles serão aplicados automaticamente no encerramento.

Caso a opção “Exibir tela da viagem ao encerrar” esteja desmarcada, o processo será realizado de forma automática, sem exibir a tela de encerramento

  • Novo Relatório: Mapa de Assentos. Adicionado novo relatório acessível pelo menu lateral do botão “Relatório”, denominado Mapa de Assentos.
    O layout inclui o diagrama do ônibus, com suas respectivas poltronas e os parceiros vinculados a cada assento

  • Relatório de Bagagem: Adicionado cabeçalho e corrigida a ordenação dos registros, aprimorando a legibilidade e organização das informações

  • Relatório de Mapa de Viagem: Adicionado relatório na tela de consulta de controle de viagem

  • Registro de Atividades de Status da Viagem: Implementado registro automático de atividades ao alterar o status da viagem para:
    Cancelado
    Excluído
    Reaberto
    Encerrado
    Assim, o histórico de status fica documentado para fins de auditoria e controle.

  • Data de Encerramento com base no CTe: Adicionada validação para que, ao encerrar uma Ordem de Viagem, caso seja informado o número do CTe, o sistema localize a nota correspondente e utilize sua data de emissão como referência.
    Caso o CTe não exista, será considerada a data atual.

  • Integração com Agenda: Adicionado botão para adicionar a viagem à Agenda, gerando automaticamente um compromisso vinculado, facilitando o acompanhamento e controle de viagens agendadas

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