2024 em Números: Avanços e Conquistas do Nosso ERP
Em 2024, nosso ERP passou por significativas transformações e melhorias. Desde novas funcionalidades e automações até integrações essenciais, confira os números que representam nosso progresso e os desafios superados ao longo do ano
Com mais um ano chegando ao fim, é momento de refletir sobre os últimos 12 meses e celebrar nossas conquistas. Em 2024, nosso ERP passou por um intenso processo de evolução, com a implementação de diversas inovações, a correção de problemas e a otimização de processos. Nosso objetivo sempre foi e continua sendo: entregar um sistema robusto e eficiente, que atenda às demandas de todos os nossos clientes.
Para tentar representar um pouco desse trabalho em números, vamos analisar alguns dados do código fonte do sistema. Atualmente, nosso sistema possui 2.217.782 linhas de código apenas no projeto principal, sem contar as linhas em branco. Só em 2024, esse número aumentou em 131 mil linhas. Sabemos que o número de linhas não é a melhor métrica, já que muitas vezes trabalhamos para reduzir o número de linhas e melhorar o código existente, mas são números interessantes e representam uma parte do trabalho de toda a equipe.
Nosso código fonte teve neste ano mais de 500 arquivos adicionados ao projeto e mais de 1.000 arquivos já existentes tiveram modificações.
De janeiro a dezembro deste ano, tivemos 24 atualizações do sistema, uma média de duas por mês. Essas atualizações trouxeram novos recursos, correções e melhorias que variam desde obrigações fiscais, para que o sistema continue a atender as exigências legais, até chamados solicitados por nossos clientes. Foram atendidos 387 chamados nestas versões, uma média de 32,25 por mês.
No atendimento aos nossos clientes, alcançamos a marca de 35.633 atendimentos este ano, com uma média de 2969 atendimentos por mês apenas pelo nosso aplicativo de suporte, o Assistência Segura, sem contar os atendimentos via WhatsApp. Esses atendimentos incluem treinamentos aplicados por nossa equipe, auxílio nas dúvidas e correção de problemas.
Já com relação às novidades, temos alguns recursos que podem ajudar a melhorar todos os processos da sua empresa, entre eles:
Monitoramento de pedidos em Kanban
O Kanban, uma metodologia de gerenciamento de projetos e processos originada no Japão, é amplamente utilizado para melhorar a eficiência, produtividade e comunicação dentro das equipes de trabalho. Uma de suas características principais é a visualização do trabalho em um quadro, conhecido como quadro Kanban. Este quadro é dividido em colunas que representam diferentes etapas do fluxo de trabalho, como "A Fazer", "Em Progresso" e "Concluído". As tarefas são representadas por cartões que se movem de uma coluna para outra à medida que avançam no processo.
Nosso sistema Kanban possui diversas automações, como a mudança automática de status conforme os eventos do pedido (faturamento ou cancelamento, por exemplo), e a alteração automática de operação ao mudar o status. Essas automações são extremamente úteis para controlar o momento em que uma fatura deve ser gerada no financeiro ou como o estoque deve ser movimentado. Outras funcionalidades incluem a automação de emails, entre outros detalhes importantes. Este recurso continua a evoluir com as atualizações do sistema, e aguardamos seu feedback para melhorá-lo ainda mais.
Ficou interessado? Confira mais informações em nosso manual, onde você encontrará exemplos de uso detalhados neste link: Monitoramento de Pedid... | ajuda tryerp
Controle de viagens
Outra novidade deste ano foi a introdução de um recurso para controle de viagens, projetado especialmente para empresas de turismo e viagens em geral. Com este novo recurso, é possível cadastrar os veículos da empresa, configurar os assentos, reservar assentos específicos para clientes e gerenciar diversos outros detalhes operacionais. Para mais informações e exemplos de uso, consulte nosso manual no link Controle de Viagem (Ôn... | ajuda tryerp
Nova tela de seleção de produtos
A tela de seleção, já bem conhecida por todos que utilizam o sistema, permite a escolha de Parceiro, produto, condição de pagamento, entre tantas outras opções disponíveis. Apesar de ainda usarmos a mesma tela para várias tabelas, desenvolvemos uma nova tela para a seleção de produtos, trazendo mais recursos, maior velocidade e agilidade para a inclusão de produtos nas telas de Venda, Pedidos, entre outras.
Essa nova tela permite uma consulta de estoque mais rápida dos itens disponíveis, graças a um recurso que mantém um cache constante do estoque atual. Além disso, é possível incluir vários produtos simultaneamente, definindo até mesmo a quantidade, sem a necessidade de iniciar uma nova pesquisa para cada produto que será adicionado.
Nova tela de Consulta de Parceiros
Desenvolvemos uma nova tela de consulta de Parceiros. Apesar de mantermos a mesma aparência e recursos disponíveis, a nova versão oferece uma melhoria significativa no desempenho das pesquisas de parceiros. Essa mudança é especialmente perceptível para usuários com mais de 10.000 parceiros cadastrados. Se você notar que a consulta de parceiros está lenta, recomendamos solicitar a atualização do sistema com nosso suporte.
Geração da GNRE
Para empresas que vendem fora do estado, a geração da guia para pagamentos de tributos estaduais é uma prática comum, mas que frequentemente consomem bastante tempo. Desde o início deste ano, implementamos uma integração com o portal da GNRE, permitindo que você gere a guia de pagamento de impostos diretamente pelo sistema, logo após a emissão da nota fiscal. Para mais detalhes sobre este recurso, consulte nosso manual através do link GNRE - Guia Nacional d... | ajuda tryerp
Consulta de placas
Um recurso especialmente útil para oficinas mecânicas é a Consulta de Placas, que facilita a obtenção dos dados do veículo que está recebendo o serviço. Ao informar a placa, os dados do veículo são obtidos automaticamente, simplificando o processo. Para mais detalhes e uma demonstração do recurso, consulte nosso manual através do link Busca dos dados do Veí... | ajuda tryerp Vale lembrar que este recurso utiliza um serviço pago para consulta dos dados do veículo e pode resultar em um pequeno acréscimo na mensalidade.
Melhorias na estabilidade
Neste ano, enfrentamos inúmeros desafios para manter o sistema o mais estável possível, especialmente em nosso ambiente em nuvem. Trabalhamos em melhorias significativas nos processos de transmissão de notas e nas configurações do sistema. Estas melhorias já foram testadas em vários clientes, resultando em uma versão mais estável e rápida.
Embora muitas dessas melhorias sejam técnicas demais para detalharmos aqui, o sucesso e a conclusão dessas melhorias são frutos de muito trabalho e dedicação de toda a equipe
Estas são apenas algumas das melhorias e novidades do sistema. Você pode acompanhar todas as alterações detalhadas aqui no blog, sempre que uma nova atualização estiver disponível.
Desejamos a todos um ótimo 2025, repleto de trabalho, conquistas e sucesso.