Como planejar a contabilidade da sua empresa em 2021

Em um momento de tantas perdas no mundo comercial, é natural que os empreendedores tenham se sentido um tanto confusos e sem saber como reagir. Logo, é importante ressaltar a figura do setor contábil nesse processo de adaptação.

Postado por Equipe tryideas, 22-03-2021 - 04:23

Como planejar a contabilidade da sua empresa em 2021

Planejar a contabilidade para 2021 Planejar a contabilidade para 2021 1

O ano de 2020 acabou e com ele muitas lições foram deixadas, principalmente no mundo dos negócios. Isso porque a pandemia da COVID-19 deu uma verdadeira reviravolta em diversos setores do mercado.

Além da crise na saúde mundial, as empresas enfrentaram (e enfrentam) muitas perdas de capital e funcionários. Toda essa realidade fez com os profissionais chegassem a um denominador comum: o de que seria necessário rever a forma de trabalhar e, principalmente, a forma que os negócios poderiam continuar de pé, com lucratividade.

Entre essas novas demandas, surgiu a necessidade de adotar novos mecanismos de ação frente aos desafios no mercado de trabalho. Por isso, um dos trabalhadores que mais se fizeram pertinentes neste cenário foi o contador. 

Sendo assim, enquanto representante do setor contábil, esse especialista precisa adotar um planejamento eficaz, que o torne apto a ajudar as empresas nesse "novo normal” em 2021. No artigo de hoje, traremos alguns direcionamentos sobre esse assunto. Confira!

A importância do planejamento contábil para os negócios

Em um momento de tantas perdas no mundo comercial, é natural que os empreendedores tenham se sentido um tanto confusos e sem saber como reagir. Logo, é importante ressaltar a figura do setor contábil nesse processo de adaptação.

Afinal, o primeiro passo para efetuar qualquer ação é o planejamento, pois dificilmente uma atitude impulsiva trará bons frutos, em especial no mundo corporativo. Tendo isso em vista, o papel do contador se faz extremamente útil no planejamento de metas neste novo ano, com o intuito de reaver os prejuízos e estipular novas estratégias de crescimento organizacional.

A seguir, você confere alguns pontos em que o profissional contábil pode auxiliar no planejamento dos negócios em 2021.

Faça um levantamento do ano anterior

Antes de tomar qualquer decisão, é importante fazer um planejamento da situação da empresa no ano passado, onde o pico da pandemia se mostrou um ponto negativo para as instituições.

Para ter sucesso nessa empreitada, procure estabelecer e tomar conhecimento das taxas de entradas e saídas do ano anterior, ou seja, a taxa de lucro obtida em todo o período. Nesse quesito, é interessante analisar qual o pior cenário enfrentado durante os estágios de crise e qual foi a medida tomada naquele momento.

Isso é fundamental para perceber se a estratégia utilizada deu certo, ou em caso negativo, é vital traçar novos meios de enfrentar momentos similares que possam vir à tona. 

Estabeleça as metas para o ano vigente 

Após verificar os déficits do ano de 2020, é momento de traçar os objetivos e metas que a empresa deseja alcançar em 2021. Essas metas podem ser priorizadas para concretização em curto, médio e longo prazo. 

Outra parte essencial desse planejamento é focar em metas realistas, ou seja, aquelas que realmente estejam dentro dos limites de orçamento e situação atual da organização.

Estude o mercado

Estudar os concorrentes é uma maneira eficaz de conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas do mesmo setor que o seu. Para tal, uma pesquisa de mercado pode auxiliar na tomada de decisões, porque essa ação ajuda a prevenir atos falhos que podem prejudicar o andamento da organização.

Invista no aperfeiçoamento profissional dos colaboradores

Engana-se quem pensa que os ensinamentos dos bancos universitários são suficientes para “fazer” um egresso preparado para o mercado de trabalho. 

Até pelo fato de que a pandemia está aí, para provar o quão, por mais preparados que uma pessoa fosse, ainda assim o seu conhecimento precisou ser inovador frente às novas realidades impostas pela pandemia: trabalho home office, isolamento social, uso de ferramentas digitais…

O que queremos dizer é que o conhecimento é sim, muito eficaz e necessário, porém, esses saberes precisam ser constantemente atualizados. 

Um bom exemplo disso é que novas habilidades tiveram que ser exercidas no ambiente profissional. Portanto, é preciso desenvolver competências como inteligência emocional, trabalho em equipe, criatividade e empatia. Lembrando que essas são apenas algumas das habilidades que esse profissional tem de desenvolver.

Dessa maneira, é importante que os escritórios realizem treinamentos voltados para a implementação dessas competências em seus colaboradores, a fim de que os serviços oferecidos estejam alinhados ao cenário que estamos enfrentando.

Implemente um sistema de gestão eficiente 

O uso de softwares inteligentes já era uma realidade conhecida por muitas empresas bem antes da pandemia. Em contramão, alguns estabelecimentos só aderiram a essas inovações devido às medidas de isolamento social, quando a única alternativa de continuar as atividades foi gerir e administrar as equipes a distância. 

E ainda que alguns contadores vissem essas ferramentas como um substituto da figura humana, a realidade mostrou que, na verdade, esses recursos são um aliado desse profissional, através da otimização do tempo, automatização de tarefas e facilidade na organização de documentos.

A tendência é que neste ano de 2021, os mecanismos tecnológicos ganhem ainda mais adeptos, não somente no setor da contabilidade, mas em diversos outros mercados. Com relação aos recursos, podemos citar o uso dos softwares de gestão inteligente e o armazenamento em nuvem (dados em formato remoto).

Um sistema de gestão completo é uma solução que facilita o trabalho do profissional contábil, uma vez que reúne, em uma única plataforma — geralmente integrada com o armazenamento em nuvem —, informações contábeis, fiscais, comerciais e financeiras. 

Como as informações são geradas de forma instantânea, por meio de relatórios, é viável experimentar um dispositivo que auxilie na tomada de decisões, ajudando assim na organização de tarefas inerentes ao cargo contábil.

Considerações finais

A pandemia da COVID-19 realmente trouxe inúmeros desafios para a sociedade, especialmente para o mercado de trabalho, ambiente este que precisou rever e analisar suas metas diversas vezes, dada às diferentes mudanças impostas pelo novo coronavírus.

Por outro lado, o planejamento se mostrou um fator de extrema importância para todas as empresas, uma vez que a previsão de variados cenários e medidas de enfrentamento possibilitou melhores resultados para aquelas instituições que investiam no estabelecimento de metas ao longo do ano.

No mundo contábil isso não seria diferente: pelo contrário, vimos que planejamento é uma ferramenta básica quando o assunto é o sucesso de uma organização. Portanto, a aliança entre um bom planejamento contábil junto de ações coerentes, podem tornar esse momento menos doloroso e com menos prejuízos no capital financeiro.