Geração de boletos através de Cobrança Online: o que é, como funciona, e suas vantagens

Postado por Michel Rheinheimer, 24-03-2020 - 09:26

Geração de boletos através de Cobrança Online: o que é, como funciona, e suas vantagens

A emissão de boletos é uma necessidade para praticamente toda empresa. É um dos meios de cobrança mais populares no Brasil e que nos últimos anos passou por algumas mudanças para profissionalizar o método e torná-lo mais seguro.

A emissão de boletos é uma necessidade para praticamente toda empresa. É um dos meios de cobrança mais populares no Brasil e que nos últimos anos passou por algumas mudanças para profissionalizar o método e torná-lo mais seguro.

Mas que alterações foram essas, e por quê?

Antigamente tudo que você precisava era gerar um boleto com os dados corretos, contendo o valor, data de vencimento e a conta a ser creditada. Ao fazer o pagamento, a conta bancária recebe o valor, e o banco informa que o boleto foi pago. Simples e funcional.

Mas toda essa simplicidade trouxe problemas. Pessoas má intencionadas geravam boletos falsos onde os dados descritos no boleto eram uma coisa, mas o código de barras (Legível apenas por máquina) estava com dados alterados para que o crédito fosse direcionado a outra conta.

Visando resolver esse problema, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) mudou as regras e hoje todo boleto precisa ser registrado: você emite um boleto pelo seu sistema como sempre fez e obrigatoriamente precisa informar o banco da existência desse boleto, através da geração e transmissão de um arquivo chamado "arquivo de remessa", que contém todos os dados do boleto.

Quando o seu cliente tentar pagar o boleto impresso, ele é conferido com os dados que já estão no banco, e se estiverem incorretos, o boleto não pode ser pago, evitando, ou ao menos reduzindo, as fraudes.

Tudo isso trouxe dificuldades na forma em que os boletos são gerados através de um sistema próprio, pois, ao emitir um boleto e enviar para o cliente, você deve gerar o arquivo de remessa e transmiti-lo, para o Banco, o quanto antes, para que seu cliente consiga fazer o pagamento.

Ou seja, cada vez que você gerar um boleto, deve também gerar e transmitir o arquivo de remessa ao Banco. Isso gera a necessidade de você, precisar fazer isso várias vezes ao dia. E, pra piorar, muitas vezes o banco leva horas para processar o arquivo de remessa e registrar o boleto.

Pensando em simplificar todo este processo, surgiram no mercado empresas especializadas em serviços de Cobrança Online. São empresas especializadas na intermediação de boletos bancários. São chamadas também de "Intermediadoras de meios de pagamento".

Ao fazer uso deste serviço com essas empresas, todo o processo é simplificado, não sendo necessário gerar arquivos de remessa dos boletos, e nem realizar a transmissão deles para o Banco.

Outra vantagem é em relação ao Arquivo de Retorno (arquivo que o Banco fornece contendo informações dos boletos e pagamentos), o qual, quando você utiliza um Banco convencional, você precisa tratar ele em seu sistema de gestão próprio, para realizar a liquidação e controle dos boletos que estão sendo pagos. Isso não é necessário quando você utiliza-se dos Serviços de Cobrança Online dessas intermediadoras, pois, tudo pode ser feito de forma automática.

Para que fique mais claro: no método convencional de geração de boletos através de um sistema de gestão próprio, utilizando-se de um Banco, quando o seu cliente efetua o pagamento, o crédito é feito direto na sua conta bancária. Já no boleto gerado através do serviço de cobrança Online dessas Intermediadoras, são eles que recebem o dinheiro e transferem esse valor em até dois dias úteis para a conta bancária da sua empresa. Daí que vem a designação de "intermediadoras".

Os Serviços de cobrança Online oferecidos por Intermediadoras possuem outras vantagens também, entre elas:

  •  Não é necessário nenhum processo de homologação com o banco, para o início da emissão de boletos através de um sistema de gestão próprio;
  • Em vários casos a taxa cobrada por boleto é mais barata;
  • Não há cobrança por boleto baixado ou cancelado;
  • Envio de lembretes de vencimento por E-mail e SMS;
  • Emissão de boletos por pessoa física.

O sistema de gestão da tryideas, possui integração com um destes intermediadores, o Paghiper.

O Paghiper é especializado em boletos, e você pode conhecer mais sobre eles no site www.paghiper.com

Outras Publicações

A Importância do Fluxo de Caixa
Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial indispensável para a gestão financeira de qualquer negócio, inde...
Leia Mais
A importância da pró-atividade na comunicação com os seus clientes
Uma característica primordial para a manutenção de uma carteira de clientes é sem dúvida, a manutenção ...
Leia Mais
Vendas externas realizadas com a utilização de Aplicativo de celular integrado ao sistema ERP da empresa: um panorama de otimização dos processos gerenciais.
Falaremos sobre os ganhos no processo da empresa como um todo, desde a formalização do pedido com o cliente ...
Leia Mais
A pressa nossa de cada dia
Será que temos a capacitação para gerenciar essa pressa de forma equilibrada de maneira a não provocar efe...
Leia Mais
Como planejar a contabilidade da sua empresa em 2021
Em um momento de tantas perdas no mundo comercial, é natural que os empreendedores tenham se sentido um tanto...
Leia Mais