Logística 4.0: o que é

Postado por Equipe Tryideas, 20-09-2021 - 01:20

Logística 4.0: o que é

Graças às mudanças da transformação digital nos negócios, surgiu a logística 4.0, um movimento que mexe com diversos aspectos da indústria, indo muito além do chão das fábricas. Assim, precisamos entender como a empresa pode (e deve) reagir em razão dessas novas mudanças no player logístico, ou seja, como os processos serão realizados daqui para frente.

Por isso, hoje falaremos sobre o que é, quais os objetivos, as vantagens e como os negócios podem se preparar para as inovações da logística 4.0. Acompanhe!


Título da imagem (SEO): Logística 4.0

Afinal, o que é logística 4.0? 

A logística 4.0 funciona como um ramal da indústria 4.0, uma operação que usa a tecnologia para dar ação às atividades, desenvolvendo um sistema de produção completo, autossuficiente e com alta visibilidade.

Em tese, ela busca melhorar o progresso das atividades, usando a inovação nos processos logísticos. Desse modo, procura combinar os mesmos objetivos, só que com outros elementos na sua constituição.

Em suma, a logística 4.0 utiliza equipamentos tecnológicos que possibilitam uma melhor produtividade, como:

  • Sistemas de transporte inteligentes;

  • Contêineres;

  • Paletes;

  • Veículos;

  • Dentre outros.

O intuito é elaborar uma linha de abastecimento funcional, automática, que seja capaz de funcionar em rede.

Ademais, agindo assim a instituição tem mais chances de desenvolver um panorama operacional totalmente moderno, que pode ofertar aos especialista do mercado — gestor de compras ou trabalhadores de abastecimento —  a visibilidade necessária para destinar o transporte e/ou realizar outras funções logísticas de modo otimizado. 

Quais os objetivos da logística 4.0?

O maior objetivo da logística 4.0 é trazer modernidade a todas as operações do estoque, iniciando no próprio planejamento, usando para isso os recursos capacitadores que facilitam a entrada de matéria-prima, peças semi-acabadas e acabadas, sempre visando atender as necessidades do consumidor.

Além disso, podemos dizer que a logística 4.0 tem a intenção de reforçar a implantação de rotinas automatizadas na empresa.

Com isso, o fluxo de materiais torna-se otimizado, uma vez que são usados mecanismos inteligentes na operação logística, que levam em conta tanto a ordem de entrada como de saída.

Portanto, essa revolução procura digitalizar o sistema logístico, trazendo versatilidade aos modelos empresariais, processos internos e também na relação entre o estabelecimento e os seus parceiros. 

Tudo isso torna-se primordial para dar reforçar a relevância dos tomadores de decisões estratégicas da organização.

Vantagens da logística 4.0 para a sua empresa

Afinal de contas, por que os líderes empresariais de todo o mundo estão tão interessados na adoção da logística 4.0? 

Talvez, as suas vantagens respondam a essa dúvida. Veja algumas delas a seguir!

Operações mais eficientes

Em suma, a logística 4.0 tem o intuito de otimizar a eficiência das operações, usando para isso os processos logísticos. Assim, os produtos ficam disponíveis nas prateleiras ou nas mãos dos clientes o quanto antes.

Isso se deve à automação processual e devido a integração de dados, que possibilita aos gestores analisar com precisão cada fase da produção.

Logo, fica mais fácil encontrar falhas e tornar a operação mais eficaz.

Redução de desperdícios

O chão da fábrica também ganha adaptabilidade  por meio de uma logística moderna.

Aqui, é o espaço perfeito para adaptar métodos, como é o caso do lean manufacturing, um modelo que reduz as perdas de matéria-prima e produtos que estão de saída do setor produtivo.

Dados em tempo real

A logística 4.0 possibilita que o gestor veja em tempo real cada departamento do setor produtivo e logístico.

Essas informações valiosas podem ser incluídas nas estratégias comerciais, ao mesmo tempo que têm potencial de incrementar o estudo dos indicadores logísticos.

Por sua vez, tudo isso ajuda no planejamento, pois auxilia na redução de custos e no crescimento da eficácia operacional. 

Clientes mais satisfeitos

Como se pode imaginar, um processo logístico integrado como o proporcionado pela logística 4.0 também impacta positivamente na visão que os clientes possuem do seu negócio.

Diante disso, é possível aumentar a eficácia dos serviços, tomando como referência o fato de que diminuir a incidência de erros pedidos aumenta, por consequência, a satisfação dos consumidores.

Conectividade em alta

Como percebemos até aqui, a logística 4.0 é um movimento pautado inteiramente na implantação de tecnologias inovadoras.

Porém, para que essa engrenagem tenha coerência e seja realmente integrada, é imprescindível ter conectividade entre os processos.

Sendo assim, não dá para falar da logística 4.0 sem mencionar o seu grande potencial de inovação entre dados e os procedimentos. Afinal, é por intermédio da ligação de uma rede de sistemas, sensores, softwares e dispositivos que “a mágica aconetce”.

Como preparar o meu negócio para a logística 4.0?

A logística 4.0 impacta diretamente boa parte das atividades do negócio, indo além do uso de computadores, passando pela implementação de ferramentas, softwares e tecnologias em nuvem para viabilizar um maior controle dos processos.

Pode-se dizer que as operações logísticas estão ligadas a desburocratização da comunicação, junto do progresso dos meios tecnológicos.

Dessa forma, ela permite que as organizações tenham seus processos mais facilitados, obtendo ainda uma maior transparência aos clientes.

Contudo, para poder aplicar essa tecnologia na logística 4.0, a empresa necessita investir em uma plataforma de gestão integrada.

Conclusão

Para ter sucesso na estratégia de logística 4.0, a organização deve fazer uso de tecnologias e sistemas que ajudam a descomplicar a rotina gerencial.

Um bom software de gerenciamento de transporte, por exemplo, precisa ser equipado com opções de controle das mercadorias, ao passo que tenha também um modelo de documentação (operacionais, financeiros e fiscais) incluídos no processo.

Através do sistema de gestão integrada da Tryideas, o empreendedor dá um salto no setor logístico, já que pode contar com os melhores indicadores do mercado, além de livre acesso aos dados dos clientes, faturamento, entregas etc.

Colocar o seu negócio em outro patamar significa apostar as fichas na implementação da logística 4.0 nas operações. O segredo é encontrar uma tecnologia capaz de atender as necessidades do setor competitivo. 

Nesse caso, o sistema Tryideas pode ajudar seu negócio nessa empreitada. Conheça nossa solução e garanta eficiência e controle em toda sua cadeia logística!

Outras Publicações

Como formar preço de venda de produtos?
Se você é empreendedor, sabe que formar o preço de venda de produtos não é uma tarefa fácil, uma vez que...
Leia Mais
6 negócios em alta para investir em 2021
Depois que a vacinação começa a mostrar seus primeiros resultados e após o mercado se adaptar aos poucos a...
Leia Mais
Como garantir o sucesso do cliente em sua empresa?
Uma vez que o consumidor é a razão de uma empresa existir, o sucesso do cliente precisa ser um tema pertinen...
Leia Mais
7 erros comuns na gestão empresarial e como resolvê-los
Grandes empresas que mostram seu alto desempenho no mercado são uma boa referência de negócios que não com...
Leia Mais