Como gerar interesse em novos clientes?

Postado por Equipe Tryideas, 15-12-2021 - 01:21

Como gerar interesse em novos clientes?

Depois de conseguir uma boa cartela de clientes, toda empresa pensa em novas estratégias para continuar crescendo e, obviamente, uma delas é justamente gerar interesse em novos clientes. Porém, com o mercado tão competitivo como atualmente, atrair novos consumidores e mantê-los ativos nem sempre é uma atividade simples.

Portanto, engana-se quem pensa que apenas ofertar um produto/serviço de qualidade já basta para reter novos compradores; é primordial usar  de outros recursos. Ficou curioso? Então, continue a leitura deste artigo e saiba tudo!


 Gerar interesse em novos clientes
 

Na prática, por que é importante atrair novos clientes?

De forma bem direta, a atração de novos clientes é essencial para que o seu negócio se mantenha de pé, afinal, são através das vendas que o empreendimento paga os impostos e gera lucro.

Nesse sentido, prospectar  atrair novos consumidores funciona como uma trilha, a qual o possível cliente será levado aos poucos, para uma jornada de compra onde a conversão se concretize e uma compra seja efetivada.

Logo, partindo do ponto de que é necessário encontrar o ‘comprador certo’ para  os produtos da sua empresa, podemos entender que essa pessoa só poderá ser encontrada caso sua necessidade enquanto comprador seja atendida, daí a relevância de estreitar essa relação e atrair o interessado.

Dicas de como atrair novos clientes para sua empresa

Antes de mais nada, tenha em mente que atrair novos clientes requer esforço e paciência, ou seja, não é algo que se consegue da noite para o dia. Assim, não desanime nas primeiras negativas, já que a persistência em busca de novos contatos costuma valer a pena.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas para você aumentar a conquistar mais público para seu negócio. Confira!  

Busque por clientes antigos

Outra estratégia bastante relevante é retomar o contato com clientes que estão sem comprar há um certo tempo. Aqui, você pode criar um calendário no qual esse contato é reativado. Ou seja, a cada três ou seis meses, por exemplo, a equipe de vendas pode lembrá-los de alguma promoção, desconto etc.

Nesse caso, é preciso ter os dados básicos do cliente e seu histórico de compras. Quem usa um sistema de gestão integrada facilmente adquire essa informação na base de dados do ERP. Depois, escolha o canal favorito do consumidor e faça ofertas objetivando o retorno deles para seu empreendimento.

Solicite indicações de clientes atuais

Depois que você conquista um novo comprador, fica muito mais fácil que ele indique outras pessoas para conhecer o seu produto/serviço. No entanto, raramente isso será feito espontaneamente pelo consumidor, o que significa que você deve investir nesse relacionamento com o atual cliente.

Primeiramente, investigue se ele está satisfeito com os produtos adquiridos no seu negócio. Posteriormente, peça que ele indique novas pessoas para comprar na sua empresa. 

Recorra à sua rede de contatos

Ter uma base de contatos é excelente para fortalecer o networking da empresa e atrair (ou manter) novos clientes. Assim, aproveite para participar de reuniões de sindicatos, convenções e eventos onde seu negócio possa estar presente de maneira ativa, demonstrando a sua importância para o cenário local.

Oferte promoções e descontos 

Dispostos a fechar um bom negócio, as pessoas buscam por preços mais em conta, então uma aposta interessante é oferecer cupons de desconto para primeiras compras. Promoções no estilo “compre 2 e leve o 3° pela metade do preço” podem funcionar também.

Atitudes como essas trazem as pessoas para perto, aumentando as chances de atração e venda. Com o tempo, é possível que sua empresa monitore os hábitos de consumo de cada novo cliente de forma individual, o que é perfeito para criar estratégias de retenção mais assertivas.

Mostre que seu negócio entende do assunto

Mostrar para seu público que você domina o mercado de atuação é primordial para encantar ainda mais pessoas. Por isso, um jeito de demonstrar a expertise no assunto é oferecendo cursos, workshops e feiras temáticas, já que isso pode despertar curiosidades nas pessoas e trazê-las para próximo de sua instituição.

Por exemplo: se você tem uma loja especializada em produtos de informática e smartphones, que tal realizar um coquetel explicando sobre os aparelhos tendência nesse período do ano? Com isso, é capaz de surgir interessados que, mesmo não comprando, podem fazer parte da base de dados para futuras promoções.

Feche parcerias

Na sua cidade existem outras empresas com uma cartela de clientes parecida com a sua? Pois bem, uma maneira de atrair novos compradores é fechando parcerias com negócios que não sejam seus concorrentes diretos. 

Portanto, vale a pena manter contato com organizações que possuam os mesmos clientes que o seu ramo, até por uma questão de trocar experiências e conseguir melhorar as negociações.

Valorize o feedback de avaliações online

A internet dominou as relações sociais e no mundo dos negócios não foi diferente. Sites como o Reclame Aqui são um ótimo exemplo de plataforma onde os clientes expõem o que realmente buscam nos produtos do seu negócio. 

Sabendo aproveitar esses feedbacks, sua equipe pode entender o que provavelmente vai ou não agradar a novos consumidores – , facilitando assim a divulgação de produtos, por exemplo.

Como a tecnologia ajuda a atrair novos clientes?

Como vimos, as ferramentas tecnologias ajudam o empreendedor a buscar novos clientes, seja na otimização do site do negócio, na utilização das redes sociais da empresa ou na procura por soluções comentadas nos sites de opinião pública. 

Como podemos notar, são muitas informações para se lembrar, o que implica na aquisição de um recurso integralizador de todos esses dados. Nesse caso, um sistema de gestão ERP se torna essencial, uma vez que esse software armazena informações dos clientes antigos, histórico de vendas, dados de estoque e muito mais.

Além de dados básicos, como nome e endereço, um ERP dispõe de tecnologia para a atração de novos clientes, auxiliando o time a promover um processo de vendas de sucesso, e o melhor: tudo de forma automatizada e produtiva.

 

Gostou do conteúdo de hoje?  Então, aproveite para entender tudo sobre Processos de Venda. Continue no nosso blog!

Outras Publicações

Jeitinho brasileiro e o projeto Nota Fiscal Eletrônica
O empresário brasileiro ainda apresenta um comportamento típico: o hábito de deixar para a última hora....
Leia Mais
O que são KPI’s e por que elas são importantes para sua empresa
Quando lemos isso, dá a entender que é algo complexo, mas é mais simples do que você imagina....
Leia Mais
Empresas e vendedores podem utilizar aplicativos para ganhar agilidade nas negociações
Garantir a segurança nas informações, manter histórico de relacionamento com seus clientes e aumentar a ef...
Leia Mais
Organização do Tempo: Qualidade, Produtividade e Saúde
Hoje em dia, o que mais se vê são pessoas cheias de coisas para fazer, sem saber por onde começar....
Leia Mais
Vendas externas realizadas com a utilização de Aplicativo de celular integrado ao sistema ERP da empresa: um panorama de otimização dos processos gerenciais.
Falaremos sobre os ganhos no processo da empresa como um todo, desde a formalização do pedido com o cliente ...
Leia Mais