Qual a importância de um sistema ERP para minha empresa?

Postado por Equipe Tryideas, 28-09-2021 - 01:19

Qual a importância de um sistema ERP para minha empresa?

As empresas sempre estão vencendo desafios e no mercado atual, cada vez mais competitivo, não é diferente. Nesse sentido, é essencial saber qual a importância de um sistema ERP para a companhia.

Estamos na era digital, portanto, não faz mais sentido ficar preso a anotações no papel ou em diversas pilhas de documentos físicos. Até porque hoje já existem ferramentas que centralizam as principais informações do negócio, facilitando os processos: são os sistemas ERP.

Então, continue conosco e saiba por que ter essa ferramenta na sua instituição. Também mostraremos como escolher o software ideal. Confira!


Título da imagem (SEO): Sistema ERP
 

Afinal, o que é um ERP?

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento dos recursos da empresa. Com esse recurso, os dados de toda a organização são concentrados em uma única plataforma, o que facilita a tomada de decisões.

No geral, esse modelo de software nasceu com o intuito de integrar vários setores de uma mesma empresa. Essa junção possibilitaria a melhoria dos processos, além de um armazenamento das informações mais seguro.  

Através de um ERP, a comunicação entre a equipe tem um menor custo e também se torna mais rápida e eficiente. Felizmente, hoje os ERPs estão cada vez mais acessíveis aos micro e pequenos empreendedores, viabilizando que todos sejam beneficiados com as vantagens da ferramenta.

E qual a importância de um sistema ERP para minha empresa?

Centralização das informações e melhoria dos processos: uma das principais razões que levam os pequenos e médios empresários a adotarem um ERP é a melhora da organização através da rotina de processos. Assim, com os métodos padronizados, tudo sai conforme o combinado e evitam-se surpresas.

Facilidade em gerar relatórios: com as informações na palma da mão, diversos relatórios podem ser gerados em poucos segundos. Isso, por sua vez, diminui a necessidade de acumular inúmeros arquivos impressos.

Otimiza o tempo e garante produtividade: : com a organização em dia, o tempo também é otimizado, já que tudo está acessível e disponível de maneira centralizada no sistema web.

Sustentabilidade: Graças ao armazenamento em nuvem, os principais dados ficam na nuvem, o que reduz bastante o gasto com papel e impressões, assim como de móveis para guardar as pastas.

Redução de custos: Quanto ao preço do software, a boa notícia é que há empresas de ERPs com planos com baixo custo que cabem no bolso dos empreendedores. Inclusive, algumas delas não cobram instalação e há a cobrança apenas de mensalidades, sem existência de contratos de fidelidade.

Tomada de decisões mais ágil: quando se tem dados precisos e seguros, a tomada de decisões estratégica é bastante otimizada. Logo, fica mais simples decidir se um produto será lançado, se um fornecedor deve ser contratado, quanto estão sendo gastos com impostos, entre outros aspectos.

Principais benefícios de um ERP para sua empresa

  • Organização da rotina;

  • Redução do tempo gasto com cada tarefa;

  • Padronização dos processos;

  • Redução de falhas humanas;

  • Custo operacional baixo;

  • Aumento do tempo focado em ações estratégias;

  • Facilidade na tomada de decisões;

  • Mais produtividade;

  • Controle da gestão melhorado;

  • Informações centralizadas.

Principais módulos de um sistema ERP

Um ERP funciona por módulos, permitindo um funcionamento flexível, conforme as necessidades da sua empresa. Assim, você pode optar por incluir ou não alguns modelos, o que ajuda na formação de um preço justo para o seu orçamento.

  • Emissão de boletos, documentos e notas fiscais: NFP-e, NF-e, NFCe, NFSe, CT-e, CT-e OS, etc.;

  • Comercial: gestão de estoques, logística, gestão de fornecedores, precificação, dentre outros;

  • Financeiro: Contas a Pagar, Contas a Receber, Planejamento, Fluxo de caixa, etc.;

  • Relatórios: geração de relatórios contábeis como DRE e de Desempenho, ou personalizados, como de ordens de serviço e produção;

  • Compras e vendas: controle de vendas, carnê de prestações, importação automatizada de arquivos XML de NF-e, dentre outras funções. 

Como escolher um sistema ERP ideal para meu negócio?

Veja como escolher uma ferramenta de ERP para seu empreendimento:

Período de teste e/ou Demonstração

Antes de adquirir um ERP, crie um cadastro com a empresa fornecedora do sistema e use as funcionalidades pelo tempo gratuito (demonstração/teste grátis) oferecido pela empresa. 

Somente assim você saberá, na prática, se o software em perspectiva suprirá as necessidades do seu negócio. 

O ideal é optar por um sistema que ofereça planos flexíveis e que permitem uma demonstração gratuita, pois assim dá para testar as funcionalidades do recurso, atestando sua eficácia e evitando prejuízos financeiros.

Suporte

Analise também como ocorre o suporte e rede de atendimento, para o caso de dúvidas e problemas. Com isso, você consegue verificar como o fornecedor lida com essas questões tão importantes para o fluxo das atividades.

Funcionalidades do sistema

Um ERP possui dezenas de funcionalidades diferentes e que variam conforme o tipo de empresa e outras variáveis. Por isso, cabe aos responsáveis do seu estabelecimento um zelo perante a aquisição desse recurso.

Controle de estoque, gerenciamento de pedidos, emissão de notas fiscais e boletos, entre outras funções, precisam ser averiguadas de acordo com o segmento do negócio e das necessidades existentes. 

Custo-benefício

No momento de pesquisar um sistema ERP para sua empresa, verifique os preços do que é oferecido comparando-os com as ferramentas disponíveis. 

Hoje, existem ótimos ERPs no mercado com um custo econômico, mas que oferecem uma ampla gama de recursos necessários para a manutenção e progresso de um negócio. Então, não adquira nenhum ERP de primeira; pesquise, analise e só depois, faça um teste grátis antes de contratar em definitivo.

Conclusão

O ERP passou a ser uma necessidade, o que levou grande parte dos empresários a pensarem qual a importância de um sistema ERP nas suas empresas. 

Enfim, essa é forma mais prática de trabalhar com os dados internos do negócio, com total controle e organização.

Portanto, se você já verificou os principais pontos para a aquisição de um ERP, confira se está tudo conforme o combinado. 

Em suma, prefira uma solução que atenda às principais demandas do seu estabelecimento, como emissão de notas fiscais, boletos, controle das compras, ordens de serviço, entre outros. 

Daí, então, sua empresa está pronta para contratar essa ferramenta e fazer uso dos recursos que a farão crescer.

Outras Publicações

Transforme seu celular em um aliado da sua produtividade.
Desde a popularização dos smartphones, o modo de se relacionar com a tecnologia mudou: ficou muito mais intu...
Leia Mais
Vantagens e desvantagens em usar um servidor local para seu sistema de gestão
Sistemas instalados em servidores locais tem uma vantagem com relação aos sistemas que são online ou web, s...
Leia Mais
Por que você deveria ter o seu sistema ERP em nuvem, ou online?
A condição de um mundo cada vez mais conectado, imediato e disponível, permite que a gestão da empresa tam...
Leia Mais
Transformação Digital: o que é e quais seus impactos nas empresas
Se atualmente vivemos em uma era cheia de novidades, aplicativos que bombam e soluções tecnológicas de todo...
Leia Mais
O que é um Sistema CRM?
Um sistema CRM é um recurso utilizado pelas empresas para avaliar a relação entre a equipe de vendas e os c...
Leia Mais