Dicas para manter a Transformação Digital constante na sua empresa
Diante do mercado competitivo atual, os gestores precisam manter a transformação digital constante na sua empresa. Aqui no blog, nós já publicamos um artigo falando justamente sobre a transformação digital, onde falamos sobre sua importância para o desenvolvimento das companhias e o porquê delas investirem em recursos tecnológicos.
Assim, no artigo de hoje vamos continuar focando nesse assunto, só que traremos algumas dicas de como gestor e equipe podem manter a transformação digital no negócio, conquistando mais espaço no mercado e se mantendo atualizadas.
Confira as dicas!
Título da imagem (SEO): Transformação digital
Invista na presença digital
Já diz o velho ditado que “a propaganda é a alma do negócio”, e por isso, não dá para a empresa deixar de vender seus produtos sem divulgá-los nas mídias sociais.
Mais que isso, é essencial construir uma presença online entre os clientes e entusiastas da marca, o que pode ser facilitado com a ajuda dos meios digitais.
Dessa maneira, se a instituição já tem um perfil nas principais redes sociais — Facebook, Instagram e Linkedin — é hora de continuar postando conteúdos, alimentando essas redes e mantendo o público conectado.
E aqui, as possibilidades são diversas: podem ser postados rotinas do cotidiano, dicas sobre o produto/serviço, oferecimento de lives etc. O importante é ser frequente e manter uma rotina de postagens, sempre levando conteúdos de valor para os clientes.
Amplie as formas de contato
Um dos motivos de trazer a sua empresa para a internet é aproximá-la de mais pessoas, público esse que está antenado nos meios digitais, certo?
Então, provavelmente o maior intuito por trás dessa ação é facilitar o contato da organização com os consumidores e clientes em potencial. Logo, nada mais justo que oferecer diversos tipos de falar com a empresa.
Dessa forma, além do site (se o negócio não possui, é preciso fazer um), algumas opções não podem faltar no seu endereço eletrônico, como:
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Número de telefone;
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Botão de WhatsApp;
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Página de contato;
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Chatbot.
Falando em Chatbot, esse recurso já é uma tendência, o que mostra que ele pode ser um ótimo mecanismo de aproximação entre cliente e empresa, principalmente quando o consumidor entra em contato fora do horário comercial.
Afinal, o sistema tem respostas programadas com informações sobre os produtos da companhia, além de muitas vezes, direcionar o usuário a uma solução do empreendimento, ou seja, ajudando-o na jornada de compra.
Qualifique a equipe
Não basta implementar inúmeras ferramentas tecnológicas na instituição se os donos do negócio e a equipe não buscam se qualificar para usar essas soluções e, a partir delas, gerarem bons resultados.
Por isso, visando alcançar a performance esperada, é relevante qualificar a equipe para tornar os processos muito mais ágeis. Assim, um planejamento eficaz evita que frustrações ocorram ao longo do percurso e o estabelecimento obtenha sucesso mais facilmente.
Considerando que sem um planejamento adequado a organização terá seus fluxos de trabalho afetados, não dá para esquecer a questão da adaptação dos meios analógicos para os digitais.
Ademais, isso não para por aqui, já que conforme novas mudanças surgem no setor, o gestor deve definir um processo de planejamento estratégico contínuo, com o objetivo de inserir a empresa nesse contexto.
Foque sempre na tecnologia
Quando falamos em competitividade, muitas vezes ligamos esse termo somente ao número de empresas que ofertam o mesmo produto/serviço que o nosso.
Porém, não é bem assim, uma vez que o que está em discussão é o aumento de produtos e serviços oferecidos ao público-alvo da organização. Isto quer dizer que, com tantas opções, o cliente precisa achar um diferencial no seu negócio para passar a comprar nele.
Nesse contexto, os empreendedores têm buscado métodos inovadores para atrair e reter os consumidores. Uma dessas abordagens é oferecer uma experiência de compra agradável, onde o resultado é a satisfação dos clientes.
E o que a tecnologia tem a ver com isso?
Tudo! Simplesmente porque, através da tecnologia, muitas organizações conseguem padronizar os processos internos, firmando-se em um nível de qualidade que atenda as perspectivas da clientela.
Com um sistema de gestão integrada, por exemplo, os setores de uma instituição são automatizados, o que confere mais agilidade na rotina, dando chance do empreendedor focar em assuntos estratégicos.
Atualize-se!
Se um estabelecimento deseja se manter no topo, sempre entregando as melhores soluções, ele precisa entender quais as necessidades do seu público e como os seus concorrentes estão lidando com essa tarefa.
Ou seja, ao se manter atualizado sobre o mercado de atuação, é possível enxergar oportunidades de vendas, o que garante vantagens em relação à concorrência.
Além disso, os gestores e colaboradores têm a atribuição de buscarem conhecimento sobre as práticas de vendas que são tendência.
Recursos como o Google Analytics, por exemplo, ajudam a analisar e entender o seu negócio, bem como o perfil dos seus clientes. Desse jeito, essa é uma oportunidade de estabelecer estratégias de vendas focadas nessas características.
Continue traçando metas
Sua empresa alcançou um ótimo resultado?
Então, mais um motivo para continuar investindo na criação de metas, de preferência a médio e longo prazo. Contudo, nada impede de formular planos a curto prazo, desde que haja um plano de migração digital bem desenhado.
Isso porque assim fica mais fácil mensurar os resultados e avaliar o que está dando certo nas mudanças implementadas.
Com o tempo, você perceberá os efeitos positivos da transformação digital para o seu empreendimento.
Conclusão
Essas foram as dicas para manter a transformação digital constante na sua empresa. Esperamos que você as aplique e veja a continuidade da migração tecnológica no seu negócio.
Lembre-se sempre que, independente do tamanho da empresa, entender os princípios e aplicações das mudanças digitais é um investimento necessário para garantir a presença da marca no mercado.
Portanto, busque ofertar uma boa experiência ao cliente em todas as etapas de compra. Utilize ferramentas de gestão que ajudem seu estabelecimento a entregarem produtos/serviços de valor. O consumidor agradece!