Anywhere office Trabalhe de qualquer lugar

Postado por Equipe Tryideas, 13-10-2021 - 09:07

Trabalhe de qualquer lugar

O anywhere office é um formato de trabalho inovador que está se popularizando ainda mais depois da pandemia de COVID-19, junto do home office. Através desse modelo, qualquer lugar pode servir como espaço de trabalho. Esse tipo de trabalho, além de ser flexível, tem tudo para permanecer, mesmo agora com o avanço da vacinação e também nos próximos anos. O motivo é claro: o funcionário pode trabalhar de qualquer lugar, seja de casa, na empresa, em um coworking, em um café etc.

Por isso, preparamos este artigo para você entender tudo sobre o anywhere office. Continue a leitura e fique por dentro!


Título da imagem (SEO): Anywhere office
 

Definição de anywhere office

O termo Anywhere office (em inglês WFA, ou work from anywhere) quer dizer “escritório de qualquer lugar”, sendo um modelo de trabalho bastante flexível, o qual permite a produtividade da equipe. A origem tem a ver com o significado de que o trabalho não é um lugar, mas sim uma atividade.

Esse fato considera que a eficácia do serviço prestado não pode depender do tempo passado dentro do escritório, pelo contrário, deve ser considerado o resultado conquistado.

Por isso, o anywhere office viabiliza que o time exerça suas atividades de qualquer lugar: pode ser uma cafeteria, no escritório da própria instituição, em um coworking, no home office, em uma casa de praia, no campo etc.

Em outras palavras, o anywhere office deixa o funcionário mais autônomo, possibilitando que ele escolha o ambiente onde julga mais produtivo. 

Assim, a empresa que adota esse ritmo de trabalho colabora para a construção de uma cultura organizacional inovadora, saudável e livre.

No Brasil, o anywhere office já é uma realidade, principalmente nas empresas com uma cultura inovadora, onde as operações estruturais são flexíveis, como é o caso das startups.

Anywhere office: como funciona?

O anywhere office funciona de uma maneira muito simplificada: em resumo, trata-se de permitir que seus colaboradores trabalhem de onde desejarem. 

Porém, é importante que a organização ofereça todo o aparato necessário para que esse trabalho possa se realizar, como por exemplo, tornando possível bater o ponto remotamente ou dando acesso à VPN para entrar no site da companhia.

Além disso, não basta mandar todo mundo para casa. É primordial digitalizar o máximo possível de operações

Então, o ambiente de trabalho deve ser descentralizado e os funcionários precisam ter acesso ao máximo de plataformas, sistemas de gestão integrado e todos os equipamentos para essa operação se concretizar.

Por que o anywhere office já é uma tendência (inclusive no Brasil)?

O anywhere office tem se tornado frequente tendo em vista que os modelos de trabalho flexíveis estão sendo bem vistos no mercado como um todo.

Fora isso, a pandemia também deu um crescimento a essa situação, já que apressou uma inovação no formato de trabalho que já era esperada há muito tempo nas empresas.

Se na Alemanha – segundo pesquisa da International Workplace Group – 80% das empresas possuem uma política de trabalho flexível em prática, no Brasil esse número chega a 67% das organizações. É um número expressivo, maior que países como Espanha e França, por exemplo.

O que diferencia o anywhere office do home office?

O que mais diferencia o anywhere office do home office é que o primeiro pode ser realizado de qualquer lugar, enquanto o segundo prioriza o trabalho no lar.A princípio, parece que não há muita diferença, mas vejamos. 

No home office, busca-se transformar a casa ou um cômodo em especial em um escritório do colaborador, um espaço com todos os equipamentos e estrutura necessária para que ele faça suas atividades profissionais.

Dessa forma, podemos entender que diferentes tipos de profissionais podem trabalhar dos seus lares, o que impacta na digitalização como um fator computacional. Ou seja, através das ferramentas certas, a comunicação entre as pessoas e a gestão de pessoas é flexibilizada.

Já no anywhere office, o objetivo é avançar um passo maior que o home office, dado que todo o setor operacional do trabalhador é digitalizado. Logo, para que ele trabalhe, basta apenas ter um notebook, um celular e acesso à internet, só isso.

Portanto, ele fica livre para ir e vir trabalhar de qualquer lugar que quiser, usando para isso ferramentas diversas, como plataformas, sistemas de gestão, agendas virtuais etc.

Quais as vantagens do anywhere office?

O anywhere office valoriza o capital humano da companhia, isto é, o esforço e dedicação dos seus funcionários. 

Mas os benefícios dessa cultura organizacional vão além da flexibilidade do time. Confira mais vantagens do modelo a seguir.

Crescimento da produtividade

Através do anywhere office, as empresas conseguem implantar um novo método de desempenho das funções em que os empregados se emancipam, dando continuidade ao seu processo evolutivo.

Então, essa modalidade permite que os colaboradores produzam mais e melhor, já que eles mesmos usam das estratégias certas para uma produção de qualidade.

Economia de custos

Além das despesas básicas do escritório, como água, produtos de limpeza, telefone, gás etc., outros custos também podem ser alcançados.

Mesmo que a empresa custeie um ambiente de coworking, ainda assim dá para reduzir os gastos, podendo fazer um revezamento entre as equipes. 

Enfim, são muitas possibilidades e todas elas levam a economia de recursos, justamente o contrário do sistema convencional de trabalho.

Estímulo à criatividade

O ambiente de trabalho é considerado uma fonte de inspiração para o trabalhador, sendo assim quando ele escolhe espaços onde se sentem mais confortáveis, as possibilidades criativas são gigantes.

A importância da tecnologia para o anywhere office

Como dissemos, o anywhere office é uma cultura organizacional, o que significa que a organização como um todo deve avaliar a capacidade de adesão ao modelo. 

Os colaboradores precisam ser favoráveis a esse estilo, obviamente, e a empresa obrigatoriamente necessita dispor de todo o aparato tecnológico e material para implementação do anywhere office. 

Nesse sentido, além da digitalização, a empresa tem pela frente a preparação da equipe, a qualificação dos gestores, o alinhamento de objetivos e a escolha de ferramentas tecnológicas eficazes, como um software de gestão integrada

Esse recurso permite a realização das atividades de qualquer lugar e horário, basta o usuário abrir seu notebook ou celular e uma rede de internet.

Conclusão

Agora, esperamos que você tenha entendido as principais informações sobre o anywhere office, um modelo de trabalho inovador, moderno e que tem tudo para crescer nos próximos anos.

Então, que tal continuar no nosso blog e continuar por dentro de conteúdos atualizados da área de gestão? Nossa indicação é a leitura do texto sobre Logística 4.0. Até breve!

Outras Publicações

Vantagens e desvantagens em usar um servidor em nuvem
O que chamamos de nuvem, ou cloud em inglês, são servidores virtualizados e hospedados em um serviço de dat...
Leia Mais
Por que você deveria ter o seu sistema ERP em nuvem, ou online?
A condição de um mundo cada vez mais conectado, imediato e disponível, permite que a gestão da empresa tam...
Leia Mais
Dicas para manter a Transformação Digital constante na sua empresa
Diante do mercado competitivo atual, os gestores precisam manter a transformação digital constante na sua em...
Leia Mais
Como aumentar a produtividade no trabalho?
Ser produtivo é essencial para entregar resultados satisfatórios e eficientes, por isso as pessoas buscam ta...
Leia Mais
Acesso remoto ao sistema através de Máquina Virtual
Infraestrutura permite que o seu sistema ERP possa ser acessado de qualquer ponto....
Leia Mais