Importância do backup dos seus dados
Você já parou pra pensar no que pode acontecer para você precisar de um backup?
O assunto que gostaria de tratar neste artigo é sobre o quão expostos estamos a perder informações salvas em arquivos, bancos de dados, hd's, celulares, e inúmeros outros dispositivos.
Você já parou pra pensar no que pode acontecer para você precisar de um backup? Vou dar alguns exemplos:
Seu computador pegar um vírus;
Roubo do equipamento onde os dados estavam;
Descargas elétricas em temporal;
Incêndio;
Seu HD pode apresentar problemas;
Erro humano, apagando sem querer determinado arquivo;
Ter uma política de backup é importantíssimo. Quem não faz backup, está seriamente exposto a perder suas informações.
No caso de uma empresa por exemplo, se ela tiver algum problema como os acima, e não tiver um backup, perderá todas as notas fiscais e outros movimentos emitidos.
Sem contar o dano na gestão que ela terá, você sabia que a empresa é obrigada a manter esses arquivos por pelo menos 5 anos? Já pensou no tamanho do problema, se a justiça brasileira exigir essas notas e outras movimentações dentro desses 5 anos?
E pra quem pensa que isso não acontece, vemos casos assim o tempo todo.
"Beleza, fiz meu backup, estou salvo?"
Não.
Não basta apenas fazer um backup, você deve tomar cuidado para armazena-lo em locais diferentes, e seguros, como por exemplo no Drive do Google e em um pendrive ou hd externo que você leve para casa.
Você deve ainda, testar esse backup periodicamente para ter a certeza de que ele esteja sendo feito corretamente, e se um dia precisar, que ele estará apto para uso, sem estar corrompido ou com erro.
Existem inúmeras maneiras de fazer e validar um backup, algumas simples e manuais que você pode fazer agora sozinho, outras automatizadas e com empresas que testam e validam se os backups estão íntegros.
Não importa a forma, o importante é que você faça.