O que é um Sistema BPM

Postado por Equipe Tryideas, 21-06-2021 - 11:13

O que é um Sistema BPM

Para que a empresa consiga medir seus resultados, é preciso, antes de tudo, conhecer a fundo a realidade dos processos internos. Assim, uma instituição que não conhece o seu ciclo produtivo e que delega todas as suas funções a terceiros, está perdendo a chance de gerenciar melhor seus funcionários e a forma como eles produzem.

Logo, se o gestor não tem conhecimento da rotina do seu empreendimento, é muito difícil identificar onde é necessário aplicar melhorias.

Portanto, se o seu desejo é gerenciar e organizar o seu negócio de forma equilibrada, o conceito de BPM é fundamental para sua organização.

Ficou curioso? Então, siga a leitura, saiba o que é o BPM, seus benefícios e como escolher um sistema nesse formato ideal para seu estabelecimento. Confira!


Título da imagem (SEO): Sistema BPM
 

Enfim, o que é o BPM?

A sigla BPM vem do termo inglês Business Process Management, que significa em português Gerenciamento de Processos de Negócio.

O BPM consiste em um método de administração adaptável, feito com o objetivo de padronizar e simplificar a rotina organizacional, geralmente complexa e individual.

Nesse sentido, o BPM vem para fornecer dados importantes de como são efetivados os processos, para que eles sejam melhorados. 

Isso quer dizer que, antes de mudar alguma coisa, é preciso conhecer como ela funciona de fato.

Em seguida, a meta desse sistema é possibilitar um melhor gerenciamento dos processos, auxiliando o empreendedor na tomada de decisões e viabilizando uma visão ampla do estabelecimento como um todo.

Quais os benefícios que o BPM traz à empresa?

O principal benefício do BPM para a empresa é a melhoria contínua dos seus métodos de trabalho, tornando possível que as instituições sejam mais eficazes.

Dessa maneira, elas podem adotar práticas mais assertivas e capazes de modificar padrões até então tidos como eficientes.

Sendo assim, diferente das companhias onde o foco é na parte operacional, com o BPM a prática de gerenciar o empreendimento de forma tradicional e categorizada dá vez a um novo modelo de gestão com diversas vantagens.

Por meio dessa solução, a empresa adere à tecnologia e passa a ser mais flexível e inovadora. Aliás, independente se ela é grande ou pequena, o BPM tem como meta ajudar na expansão do seu negócio.

Com o BPM, são feitas mudanças importantes, otimização de procedimentos e controle de novos métodos de gestão. 

Dessa forma, os recursos e técnicas utilizados são avaliados e, se necessário, é realizada a migração para ferramentas mais avançadas.

Em razão disso, a área de RH, de documentação e demais fontes de dados é ajustada ao ritmo do empreendimento.

Além disso, ao usar a tecnologia de BPM, o gestor tem muitas outras vantagens, como:

  • Automatização dos métodos burocráticas e criação de indicadores de desempenho;

  • Redução de custos, antes realizados por métodos mais caros e que muitas não resolvem os problemas;

  • Melhor controle administrativo, possibilitando mais segurança na tomada de decisões e aplicação de recursos;

  • Crescimento da produtividade, já que os colaboradores passam a utilizar os mecanismos que são mais produtivos;

  • Agilidade nos processos, proporcionando focar no planejamento de campanhas e lançamento de peças, bem como investimento em novos produtos/serviços;

  • Maior transparência da produção, desde a preparação dos processos até a mediação dos resultados.

Como escolher um sistema BPM para o meu negócio?

Agora que você já entendeu o que é um sistema BPM e quais vantagens ele possibilita, chegou a hora de saber como escolher um software de Gerenciamento de Processos para o seu empreendimento.

Basicamente, é essencial que você escolha uma solução capaz de atender aos seguintes requisitos:

Registro de processos

A documentação dos processos é uma parte fundamental que todos os funcionários devem conhecer. Contudo, muitas vezes essa atividade é deixada de lado, trazendo perdas para a organização.

Assim, o sistema BPM deve manter essa atividade, sempre deixando a base de dados atualizada.

Modelagem dos processos

A modelagem dos processos viabiliza a criação de um painel com todas as obrigações e desvios dos setores. 

Portanto, ela é um procedimento bastante útil para todo o percurso das etapas, independente do nível em que estejam.

Geralmente essa modelagem é feita baseado no registro BPMN, uma importante norma do mercado dos processos de negócio.

Automatização de ponta

Se o gestor contar com um bom sistema BPM, seu empreendimento terá total controle sobre as tarefas a serem executadas.

Dessa forma, as planilhas, relatórios, prazos e demais urgências do setor são apresentadas de forma clara e objetiva, possibilitando uma interface para acompanhar as atividades dos colaboradores.

Produção de relatórios e indicadores de desempenho

Embora controlar e registrar os processos seja de suma importância, de que vale fazer isso sem ter certeza se estamos no caminho certo?

Portanto, um sistema BPM precisa fornecer um banco de dados onde sejam registradas as métricas de desempenho sobre os resultados do período, auxiliando a equipe a diagnosticar falhas no processo. 

Facilidade de integração ao sistema ERP

Também é essencial que o fornecedor do sistema BPM ofereça uma ferramenta capaz de ajustar seu produto ao software de gestão ERP da empresa contratante. 

Afinal, uma vez que o programa de gestão fornece todas as informações relevantes de uma instituição, é primordial que o sistema BPM possua recursos de extração simples e práticos, capazes de coletar as informações necessárias que estão no software ERP.

Conclusão

Como pudemos ver, um sistema BPM é responsável por acompanhar todas as etapas da criação, progresso e finalização dos processos de trabalhos em uma empresa.

Isso significa que a partir do conhecimento dos métodos aplicados na instituição, é possível medir a eficiência da cadeia produtiva, identificar falhas no desenvolvimento de produtos e por fim, indicar soluções para aplicar melhor os recursos e gerar bons resultados.

Diante disso, ressaltamos que a escolha de um bom sistema BPM precisa ser de fácil integração ao sistema de gestão ERP da empresa, ao passo que um software deve complementar o outro, no intuito de apresentar mais agilidade ao negócio e a otimização dos processos manuais.

 

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de ler esse outro artigo do nosso blog, onde falamos sobre O que é um sistema ERP. Boa leitura e até a próxima!

Outras Publicações

Vantagens e desvantagens de usar um servidor em nuvem
O que chamamos de nuvem, ou cloud em inglês, são servidores virtualizados e hospedados em um serviço de dat...
Leia Mais
Transformação Digital: o que é e quais seus impactos nas empresas
Se atualmente vivemos em uma era cheia de novidades, aplicativos que bombam e soluções tecnológicas de todo...
Leia Mais
O que é um Sistema MRP?
Você já ouviu falar de Material Requirements Planning? Se não, provavelmente o sistema MRP soa mais familia...
Leia Mais
Chat Commerce: Por que investir nesse canal?
Um dos assuntos mais comentados no mundo do e-commerce é o chat commerce. Mas você tem ideia do motivo desse...
Leia Mais
Quais são os principais desafios e benefícios da proteção de dados
A quantidade de dados gerados e armazenados por empresas, usuários e outras organizações está crescendo a ...
Leia Mais