Transformação Digital: o que é e quais seus impactos nas empresas

Postado por Equipe Tryideas, 01-06-2021 - 09:12

Transformação Digital: o que é e quais seus impactos nas empresas

Se atualmente vivemos em uma era cheia de novidades, aplicativos que bombam e soluções tecnológicas de todo tipo, é preciso notar que nem sempre foi assim. Isso porque essas mudanças foram ocorrendo aos poucos e, se hoje contamos com ferramentas modernas e inovadoras, tudo isso advém da transformação digital.

A transformação digital mudou não só a forma de agir das pessoas como também a rotina das empresas. 

Logo, se as instituições não se adaptarem a esses avanços, é bem provável que elas caiam no esquecimento por se tornarem ultrapassadas.

Assim, se você quer saber como a transformação digital está modificando a forma de trabalho das organizações, bem como as companhias podem acompanhar essas novidades, confira o artigo de hoje.


Transformação Digital

Transformação Digital: o que é?

A transformação digital é um processo que vai além da inserção de tecnologias no nosso espaço de trabalho ou em casa.

Pelo contrário, esse processo tem a ver com a forma de pensarmos, bem como afeta nossa comunicação e o modo como nos relacionamos com as outras pessoas.

Graças ao dinamismo dos recursos digitais, o número de informações consequentemente se multiplicou; com isso, as pessoas ficaram mais rigorosas por resultados mais rápidos.

E apesar de essa mudança ter trazido um alto volume de informações, em muitas áreas ela ajudou o ser humano, como no setor da saúde, o qual recebeu mais pesquisas e tratamentos que salvaram vidas.

Contudo, no mundo corporativo ainda existe uma certa dificuldade em implementar esses novos recursos, o que prejudica o desempenho da instituição perante seus clientes e a concorrência.

Qual a importância da transformação digital para as empresas?

O mundo mudou em várias esferas, e no mundo comercial essa transformação não ficou de fora.

Pesquisas mostram que os consumidores estão cada vez mais buscando facilidades na hora de fazer as compras, aderindo a mecanismos mais rápidos e práticos, como as negociações via e-commerce.

Nesse sentido, se sua organização não procurar acompanhar essa realidade, são grandes as chances de ela ser deixada de lado pela clientela.

Portanto, não há outro caminho: mesmo que você não venda um produto tecnológico, é essencial inserir o seu mercado ao modelo digital.

De que forma a transformação digital impacta o dia a dia empresarial?

De fato, a tecnologia está sempre trazendo novidades. Sendo assim, é necessário que o gestor esteja sempre se atualizando de acordo com o que tem de mais atual no cenário.

Isso não quer dizer que todas as tecnologias que aparecem precisam ser inseridas no seu negócio; na verdade, isso vai depender muito do tipo de produto/serviço que sua empresa oferece.

Ou seja, o que for possível implementar já é de bom tamanho, até porque esses processos levam um tempo para serem implementados com sucesso.

Abaixo, você confere alguns pontos que muitos negócios estão procurando inserir na sua rotina. 

Relacionamento com o consumidor

Com as redes sociais, sites e páginas de reclamação, os consumidores têm hoje uma nova maneira de se comunicarem com as empresas, as quais agora transmitem sua missão e valores de um modo diferente.

Logo, se a maioria dos clientes estão usando o digital - seja completamente ou em conjunto com o presencial -, é vital oferecer uma experiência agradável a esse novo perfil de consumidor da sua marca.

Nesse cenário, o estabelecimento precisa ajustar o seu site, blog e redes sociais com o intuito de ofertar uma Experiência do Usuário positiva, ao passo que esse visitante tenha uma navegação mais ágil e de fácil entendimento.

Uso da realidade virtual

A utilização da realidade virtual oportuniza uma nova forma de testar alguns produtos. Ela é mais conhecida no mercado do marketing e seu uso faz-se através de uma visão em 3D, simulando a realidade ‘verdadeira’.

Um bom exemplo desse recurso são as feiras feitas por imobiliárias, onde a empresa dispõe de uma visão 360° dos imóveis.

Formas de trabalho

Já dentro das organizações, a tecnologia também vem dominando. Se antes ninguém imaginava trabalhando de casa, hoje isso é uma verdade, graças ao famoso home office.

Sem esquecer, é claro, das ferramentas de desempenho dos colaboradores, que possibilitam ao gestor conhecer melhor as aptidões de sua equipe.

Desse jeito, com esse novas técnicas, o empreendedor pode tomar decisões mais assertivas, como o treinamento dos funcionários em uma dada competência e/ou o lançamento de um novo produto.

Organização de informações

Sem dúvida, a transformação modificou em grande escala a maneira como os trabalhadores lidam com os dados do negócio.

Aliás, o modo como as informações estão sendo armazenadas merece destaque, uma vez que se em um passado não tão distante os gestores usavam várias pastas físicas e diversos armários para guardar a papelada.

Hoje esses mesmos documentos estão a um palmo de distância, no computador ou celular.

Para alcançar esse feito, os empresários utilizam ferramentas tecnológicas que integram toda a equipe, como os softwares de gestão inteligente.

Esse tipo de sistema guarda os dados em nuvem e fornece relatórios gerais sobre o desempenho da organização, bem diversas outras informações que ajudam na tomada de decisões.

Como inserir a transformação digital no seu empreendimento?

Para que sua empresa comece com o pé direito no âmbito digital, é vital que algumas ações sejam tomadas. Confira o que pode ser feito nos tópicos a seguir.

Reveja o processo de trabalho

Reorganize o processo de produção da sua empresa e faça um estudo junto da equipe sobre oque pode ser otimizado. 

Desse modo, analise o sistema de vendas e método de trabalho, veja o que é possível passar para o digital ou pelo menos ofertar em conjunto.

Treine sua equipe

Antes de passar a ideia adiante, é necessário que a sua equipe esteja preparada para esta empreitada. 

Portanto, conte com o apoio de profissionais experientes no mercado digital, no intuito de que estes orientem os colaboradores sobre as novas formas de vendas e relacionamento com os clientes.

Adote ferramentas digitais

Além da rotina pessoal, nessa nova realidade tecnológica, as empresas não ficaram de fora, o que demandou dos gestores a implementação de ferramentas tecnológicas a fim de tornar seu negócio atualizado e sempre ativo com os clientes.

Portanto, além de melhorar a relação com os consumidores, usar mecanismos digitais traz mais facilidade à rotina laboral, otimizando o tempo e aumentando a produtividade da equipe, que consegue entregar resultados melhores.

Conclusão

Como pudemos ver, com a chegada da transformação digital, nós mudamos não só o nosso comportamento, mas também a forma de trabalhar. 

Por isso, é importante conhecer o que há de mais moderno no mercado, para não deixar a instituição obsoleta.

Dentre essas inovações no mundo empresarial destacamos o Sistema de ERP, um software que agrega em muito aos empreendedores. 

Se você quer conhecer mais sobre como funciona essa ferramenta, não deixe de ler esse outro artigo: O que é um sistema ERP?

Até a próxima!

Outras Publicações

Transforme seu celular em um aliado da sua produtividade.
Desde a popularização dos smartphones, o modo de se relacionar com a tecnologia mudou: ficou muito mais intu...
Leia Mais
Vantagens e desvantagens de usar um servidor em nuvem
O que chamamos de nuvem, ou cloud em inglês, são servidores virtualizados e hospedados em um serviço de dat...
Leia Mais
Vantagens e Desvantagens de usar um Servidor Local para seu Sistema de Gestão
Sistemas instalados em servidores locais tem uma vantagem com relação aos sistemas que são online ou web, s...
Leia Mais
Qual a importância de um sistema ERP para minha empresa?
As empresas sempre estão vencendo desafios e no mercado atual, cada vez mais competitivo, não é diferente. ...
Leia Mais
Trabalhe de qualquer lugar
O anywhere office é um formato de trabalho inovador que está se popularizando ainda mais depois da pandemia ...
Leia Mais