O que é um sistema ERP?

Postado por Equipe tryideas, 17-05-2021 - 05:21

O que é um sistema ERP?

Se você atua na gestão de um negócio já deve ter ouvido falar em sistema ERP. Trata-se de uma ferramenta de automação que auxilia o gestor a gerenciar algumas operações da empresa de uma maneira mais rápida, assertiva e prática.

Sistema ERP Sistema ERP 1

 

Sistema ERP: o que é e como funciona?

Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão integrado desenvolvido para facilitar a vida do empreendedor no gerenciamento do seu negócio. É um sistema de automação de tarefas e ações que oferece ao gestor o acesso completo e bem mais fácil ao banco de dados da empresa.

Com o sistema ERP, o gestor consegue monitorar todos os setores ao mesmo tempo, com rapidez, segurança e controle. É uma prática importante porque facilita a comunicação entre todas as partes envolvidas, reduzindo erros e duplicidade de informações.

Na prática, o ERP é um software instalado em um computador que armazena e acessa todas as informações burocráticas relacionadas aos setores da empresa, como recursos humanos, vendas, estoque, logística e setor financeiro. É como um enorme banco de dados, organizado de forma a facilitar a compreensão e o acesso compartilhado.

A integração de dados unifica a empresa e favorece o gerenciamento do fluxo de informações. Um software de gestão acaba servindo como um elo entre os setores que, naturalmente, dependem um do outro para a boa execução das suas tarefas específicas.

Tipos de sistema ERP

O sistema ERP pode contemplar todos os setores operacionais da empresa, mas também pode envolver apenas aqueles escolhidos pelo gestor, o que ele acredita ser mais urgente e necessário. Podemos citar:

  • Setor de vendas;

  • Controle de produtividade de funcionários;

  • Gerenciamento de estoque e armazenamento;

  • Atividades de logística e entrega;

  • Setor financeiro, com controle orçamentário, fluxo de caixa, compras, faturamento;

  • Setor contábil, com emissão de boletos, notas fiscais e relatórios gerenciais.

  •  

Vantagens do ERP na empresa

O sistema ERP foi desenvolvido para facilitar a vida do gestor, independente do tamanho da sua empresa. O software possibilita, então, uma gestão mais prática e eficiente. Confira as vantagens:

Automação de dados e ações

O sistema ERP permite o controle eficiente de dados, agilidade na busca de informações, acelera questões burocráticas, amplia e facilita o acesso de todos a uma área comum, garantindo ao gestor um domínio mais completo do negócio. Tudo isso através de uma única plataforma.

Em vez de usar planilhas, cadernos e outros sistemas ultrapassados de controle, é possível reunir todas as tarefas burocráticas e operacionais em uma só ferramenta digital, concentrando lá tudo o que for necessário para fazer a empresa desenvolver suas atividades.

Redução de erros nas operações

Erros são comuns em atividades operacionais, especialmente quando os setores utilizam modelos diferentes de controle. Informações que não batem, dados duplicados, emissão incorreta de relatórios, por exemplo, são muito comuns e atrapalham a gestão.

Além disso, sabemos que a falha humana em tarefas administrativas é muito mais corriqueira do que a falha tecnológica. 

Comunicação facilitada entre setores

Com o sistema ERP, logo que uma venda é realizada, a informação é repassada aos demais setores envolvidos que, por sua vez, fazem a sua parte com mais clareza e confiança nos dados. O setor administrativo emite a nota, o estoque localiza o produto e a logística se prepara para a entrega.

Essa comunicação acelera processos, diminui falhas, facilita o controle de vendas e de produtos e traz mais segurança para todos os setores envolvidos.

Decisões mais coerentes e precisas

Tomar decisões mais seguras e com a rapidez que o mercado exige depende diretamente do domínio total do negócio, do que acontece dentro dele. O sistema ERP permite isso porque amplia o acesso do gestor a toda a engrenagem envolvida no processo de compra e venda de um produto.

Assim, é mais fácil fazer projeções, pensar em novos investimentos, realizar mudanças e ajustes ainda durante a execução de uma estratégia, criar maneiras de aumentar o faturamento etc. Tudo isso não com base em estimativas apenas, mas em cima de dados concretos, obtidos em tempo real.

Rapidez nas operações

A comunicação ampla entre setores agiliza o fluxo de operações. É uma vantagem para o consumidor, que espera sempre resultados rápidos e satisfatórios, e para os setores envolvidos que sabem exatamente qual será o próximo passo de cada um.

E, principalmente, é imprescindível para o gestor que poderá tomar decisões com base em dados atualizados.

Gestão de recursos humanos

O sistema ERP atua em diferentes áreas no que se refere ao capital humano de uma empresa. Com o software de gestão é possível, por exemplo, analisar o nível de produtividade do vendedor de acordo com o número de vendas realizadas.

Dessa forma, é mais fácil traçar estratégias para redistribuir funções, se for o caso, reforçar valores e necessidades do negócio, delegar atividades que sejam mais coerentes com cada colaborador, dentre muitas outras ações.

Outro ponto importante é a valorização do tempo e do trabalho do funcionário. Em vez de se dedicar totalmente às tarefas administrativas, o profissional tem tempo para atividades mais significativas, como capacitações e aprendizados diários dentro da empresa.

Tempo livre para focar na gestão

O sistema ERP permite que o gestor direcione a sua energia para a criação de estratégias e táticas acelerando o alcance de objetivos. Deixando a parte operacional e burocrática do negócio nas mãos de um sistema seguro e eficiente, o gestor tem mais liberdade para pensar na evolução do negócio, para se dedicar a tarefas realmente condizentes com a sua função.

Se você ainda não conhecia o sistema ERP, agora já sabe o quanto ele é importante para pequenas, médias e grandes empresas. O sistema de gestão integrado reúne em um só lugar um conjunto de dados, ações burocráticas e operacionais de um negócio, facilitando o contato entre os setores envolvidos e agilizando processos. É, sem dúvidas, um instrumento que garante ao gestor eficiência, praticidade, agilidade e segurança na tomada de decisões, facilitando o seu papel enquanto chefe de uma organização.

Outras Publicações

O que é gateway de pagamento e intermediador de pagamento
Quem abre um negócio digital no Brasil tem diversas coisas para decidir, entre elas a forma como os pagamento...
Leia Mais
Por que você deveria ter o seu sistema ERP em nuvem, ou online?
A condição de um mundo cada vez mais conectado, imediato e disponível, permite que a gestão da empresa tam...
Leia Mais
Chat Commerce: Por que investir nesse canal?
Um dos assuntos mais comentados no mundo do e-commerce é o chat commerce. Mas você tem ideia do motivo desse...
Leia Mais
10 importantes funcionalidades de um sistema ERP
O ERP (sigla em inglês para planejamento de recursos empresariais) é um software projetado para integrar o m...
Leia Mais
Quando devo deixar de usar planilhas para investir em um sistema de gestão ERP?
Manter a competitividade exige que as empresas invistam em maneiras de acelerar os processos internos sem perd...
Leia Mais