O que é um Sistema CRM?

Postado por Equipe Tryideas, 10-06-2021 - 10:01

O que é um Sistema CRM?

Um sistema CRM é um recurso utilizado pelas empresas para avaliar a relação entre a equipe de vendas e os consumidores, ou seja, é um método que diagnostica como é o relacionamento entre essas duas partes.

O software CRM faz parte de uma estratégia de gestão comercial que consegue calcular a performance dos vendedores junto ao departamento de vendas, tudo isso com base em fatos verídicos.

Dessa forma, é fundamental que sua empresa - independente do porte - conte com esse instrumento, uma vez que ela prepara os profissionais para atender às novas demandas do mercado, que atualmente andam cada vez mais exigentes.

No artigo de hoje, você vai entender por que aderir a esse sistema de gestão, além de saber as vantagens e como funciona esse programa. Confira!


 Sistema CRM
 

O que significa o CRM?

Antes de mais nada, o CRM é uma sigla advinda de um termo inglês, o Customer Relationship Management, que em português é traduzido por Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Sendo assim, esse sistema auxilia o gestor na tomada de decisões na área de vendas.

Por incrível que pareça, é essa a função desse software, o qual, apesar de parecer despretensioso, pode trazer enormes vantagens para qualquer empreendimento que deseja manter clientes fiéis e satisfeitos.

Para realizar um relatório mais aprofundado, o sistema CRM capta todos os dados passados pelos clientes e também pelos prospects (clientes em potencial), de forma que o trabalho dos colaboradores também é verificado.

Com isso, o software faz uma junção de todos esses elementos e, a partir deles, produz resultados sobre a realidade do setor de vendas que são vitais para melhores decisões dentro da empresa.

Quais as vantagens de usar um sistema CRM?

Trazer o sistema CRM para o seu negócio é um passo importante e bem vantajoso para o estabelecimento. 

Então, conheça alguns benefícios dessa ferramenta para a sua companhia.

1. Integração dos dados em um só lugar 

Se tem uma palavra de ordem que define o CRM, essa palavra é a organização, uma vez que esse programa fornece um painel de controle com tudo o que deve ser de conhecimento do empreendedor.

Isso inclui informações sobre histórico de vendas e contato com consumidores, metas de um determinado período, vendas concretizadas, entre muitas outras opções.

Logo, com os materiais reunidos em uma plataforma integrada, a gestão de vendas ganha otimização e produtividade, já que não será mais necessário juntar informações de diversos relatórios e pastas diferentes.

2. Aumento do controle de gestão 

O aumento do controle de gestão tem a ver com mais segurança no momento de decidir por uma coisa ou outra, baseado em fatos comprovados.

Assim, se o gestor tem a mão tudo que aconteceu relacionado ao departamento de vendas e o desempenho dos vendedores, ele obtém maior controle no momento de dar uma promoção a um funcionário que está se sobressaindo e/ou qual a melhor campanha de marketing para o próximo mês.

O que queremos dizer, é que com um sistema CRM, o dono do negócio ganha um reforço no quesito tomada de decisão.

3. Direcionamento de ações aos diferentes tipos de clientes

Um CRM de venda viabiliza a repartição dos diversos tipos de clientes que compõem o faturamento da empresa. 

Essa segmentação é essencial, pois dependendo da porcentagem a que estão inseridos, o modelo de gerir cada um desses públicos é diferente.

Por exemplo, supomos que seu empreendimento possui 3 grupos: A, B e C. Sendo que A representa 75% dos lucros, o B integra 20% e o grupo C completa os 5%.

Nesse cenário, a forma de lidar com o grupo B e C deverá ser mais focada em atingir melhores índices de ticket médio, ao passo que no grupo A, esse enfoque está relacionado à fidelização desses consumidores que já consomem os seus produtos/serviços.

4. Crescimento das vendas

Com os dados mais ágeis e com um entendimento mais afinado a respeito dos clientes de sua empresa, o número de vendas tende a crescer.

Isso porque, como esse software traz um conhecimento do perfil dos consumidores, fica menos difícil oferecer produtos/serviços adaptados às necessidades desses usuários.

Além disso, ainda é possível traçar metas com o setor de marketing, gerando mídias que atraiam a atenção desse público.

Como funciona o sistema CRM?

O sistema de CRM é um software que pode ser de uso físico ou remoto (com os dados em nuvem). Esse último vem ganhando forças nos últimos tempos graças à transformação digital.

Nesse sistema de gestão, a equipe de vendas vai inserindo os prospects e os clientes da empresa.

Desse modo, se forma uma sequência de gráficos e tabelas que mostram, em tempo real, o que está acontecendo na empresa referente ao departamento de vendas.

Para isso, o CRM colhe vários tipos de informações, como dados pessoais dos usuários, metas do período, registro das conversas com os clientes em diferentes canais, entre outros registros que ajudam o administrador a tomar decisões assertivas.

Qual o sistema CRM ideal para meu negócio?

De forma geral, não há um modelo de CRM padrão para as empresas. 

Na verdade, ao escolher um sistema de CRM para o seu negócio, é primordial um modelo que tenha um layout simples e de fácil acesso, ao passo que as demandas do seu estabelecimento sejam atendidas.

Procure também um fornecedor que oferte um bom suporte e que disponibilize um software de fácil integração a outros sistemas, sendo o principal deles, o Sistema de ERP da sua empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe do que se trata um sistema de CRM, possivelmente pensou que esse recurso pode ser aplicado no seu negócio, visando aumentar o faturamento.

Atualmente, muitos gestores estão preferindo softwares de CRM totalmente remotos, que economizam recursos e possuem mais facilidade de manuseio.

Aliado a isso, além de trazer mais organização, controle e um melhor direcionamento de estratégias, os sistemas  de CRM digitais são facilmente integrados ao software de gestão da organização.

Dessa forma, o gestor tem um panorama completo do setor de vendas e das demais áreas do seu empreendimento, viabilizando a tomada de decisões positivas para o sucesso da companhia.

 

Gostou do conteúdo de hoje? Então continue informado lendo esse artigo sobre o que é um Sistema ERP.

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