Como aumentar a produtividade no trabalho?

Postado por Equipe Tryideas, 03-11-2021 - 01:37

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Ser produtivo é essencial para entregar resultados satisfatórios e eficientes, por isso as pessoas buscam tanto maneiras de como aumentar a produtividade no trabalho. Afinal, em um mercado competitivo como o de hoje, fazer mais tarefas em menos tempo e com qualidade é um diferencial e tanto.

Mas, como posso aumentar a produtividade no ambiente de trabalho? Quais as melhores técnicas para alcançar esse objetivo?

Pensando nisso, hoje nós preparamos algumas dicas simples de como chegar a essa meta. Vamos lá? 


Título da imagem (SEO): Produtividade no trabalho

1. Acorde mais cedo

Acordar mais cedo que a maioria das pessoas ajuda você a realizar as atividades mais importantes nos primeiros momentos do dia. Por sua vez, isso possibilita estar mais disposto ao atendimento do público em horário comercial.

Porém, esse objetivo requer muita disciplina do profissional, o que compensa bastante no fim das contas quando o assunto é aumentar a produtividade.

2. Desative as notificações menos importantes (modo de foco)

Os smartphones podem ser um verdadeiro inimigo da produtividade se não soubermos usá-los de forma adequada. Por possuírem muitas aplicações e recursos, eles promovem uma grande distração no decorrer do dia.

No começo, você pode pensar que está apenas olhando mais uma mensagem ou lendo um site qualquer, mas se monitorar o tempo perdido olhando o celular notará rapidamente que ele rouba muitos momentos do seu dia.

Nesse caso, o ideal é desativar as notificações dos aplicativos que mais te distraem durante o expediente, deixando para usar o aparelho apenas quando for extremamente necessário, de preferência ao terminar o turno de serviço.

3. Faça um planejamento das atividades

Um dos erros mais comuns dos profissionais é não programar as atividades do dia. Quando organizado, você pode visualizar as tarefas com maior prioridade e que devem ser executadas primeiro, o que ajuda a manter o foco naquilo que importa de fato.

Existem alguns aplicativos que podem facilitar a sua rotina, oferecendo fácil visualização das tarefas. Além disso, geralmente esses apps possibilitam incluir uma pequena descrição, prazo, sinais de urgência e as pessoas envolvidas no projeto. 

Como exemplo de bons aplicativos, podemos citar o Trello, o Google Agenda e o Forest.

Dessa forma, quando você concluir uma tarefa, será possível sinalizar no aplicativo que a “atividade em produção" deve ir para o grupo de “trabalhos concluídos”.

Além de organizar as demandas diárias de um modo prático, essas ferramentas possibilitam o acompanhamento da produtividade.

4. Arrume o local de trabalho

Sabia que quando sua mesa de trabalho está bagunçada, isso funciona como um gatilho para o cérebro, indicando que aquele momento não está agradável para a realização da tarefa?

Assim, para evitar prejuízos diretos na sua produtividade, procure antes de tudo manter o ambiente limpo e sem poluições visuais. Com isso, você  segue firme com foco necessário para não se perder em meio a pastas, papéis e objetos.

5. Monitore o tempo e dê pausas

É comum as pessoas perderem a noção do tempo quando param para tomar um ar ou beber aquele cafezinho. Isso é positivo, desde que bem gerenciado ao longo do dia.

Em relação a produtividade, a dica que temos é definir um período para fazer as tarefas e outro tempo específico para as pausas, que convenhamos, também são extremamente necessárias.

A técnica Pomodoro, por exemplo, é uma excelente ferramenta que ajuda no aumento da produtividade. Com ela, você deve focar na atividade por 25 minutos e parar para descansar por 5 minutos.

Inclusive, esse método pode ser feito com o auxílio de aplicativos ou com o próprio despertador do celular.

O problema, é que nem todo mundo se adapta a esse mecanismo, pois alguns demandam mais tempo para terminar uma tarefa.

Se esse for seu caso, verifique quanto tempo em média você leva para terminar uma tarefa? Seria 30 minutos? Então, dê uma pausa de 5 minutos quando terminar.

Com certeza, ao adotar esse relaxamento, será possível relaxar, recarregar as energias e voltar ao trabalho bem mais ativo.

6. Limite as redes sociais

Procure não acessar as redes sociais durante o horário de trabalho. Muitos funcionários perdem muito tempo em sites/aplicativos e se distraem rapidamente, o que acaba tirando a concentração no trabalho.

Pensando nisso, você pode instalar programas no computador que bloqueiam o acesso a determinados sites durante o dia, como é o caso de uma página que você goste de ler ou uma rede social, por exemplo.

A ferramenta StayFocusd tem um bloqueador que limita o tempo de acesso a um determinado site, evitando que você se perca no tempo e deixe as tarefas de lado.

7. Faça exercício físico

Exercício físico é importante para muita coisa e manter-se produtivo é uma delas. 

Isso porque além de melhorar o condicionamento físico e a circulação sanguínea, praticar exercício físico estimula a mente a liberar hormônios que aumentam a memória, a concentração e, de quebra, ainda reduzem o estresse.

Para completar esse “combo” saudável, investindo em pratos saudáveis e coloridos, sempre focando no bem estar físico.

[Dica extra]: Automatize os processos com um ERP e ganhe produtividade no trabalho

O uso de tecnologias é um grande aliado no desafio de aumentar a produtividade no trabalho. No caso das empresas, investir em um ERP, um sistema de gestão empresarial, pode ser uma grande vantagem visando melhores resultados no desempenho das tarefas.

Afinal, esse tipo de tecnologia automatiza as tarefas, reunindo as informações necessárias para a tomada de decisão, bem como organizar todos os processos, desde a gestão do  estoque,  as vendas, a parte orçamentária e as compras.

Dessa maneira, se com o trabalho manual seria demorado integrar um grande número de dados e departamentos, em poucos segundos o ERP informa ao empreendedor os relatórios do período escolhido por ele.

Ou seja, com a agilidade ao seu alcance, fica muito mais fácil concluir uma maior quantidade de tarefas, já que a automatização economiza tempo e recursos.

Por fim, isso também ajuda os colaboradores a cumprirem mais tarefas, e possivelmente com a qualidade redobrada.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, aproveite para descobrir como funciona o Anywhere office, um modelo de trabalho que independe da localização. Boa leitura e até breve!

Outras Publicações

Transforme seu celular em um aliado da sua produtividade.
Desde a popularização dos smartphones, o modo de se relacionar com a tecnologia mudou: ficou muito mais intu...
Leia Mais
Vantagens e desvantagens em usar um servidor local para seu sistema de gestão
Sistemas instalados em servidores locais tem uma vantagem com relação aos sistemas que são online ou web, s...
Leia Mais
Por que você deveria ter o seu sistema ERP em nuvem, ou online?
A condição de um mundo cada vez mais conectado, imediato e disponível, permite que a gestão da empresa tam...
Leia Mais
O que é um Sistema CRM?
Um sistema CRM é um recurso utilizado pelas empresas para avaliar a relação entre a equipe de vendas e os c...
Leia Mais
O que é um Sistema MRP?
Você já ouviu falar de Material Requirements Planning? Se não, provavelmente o sistema MRP soa mais familia...
Leia Mais