A importância de um cadastro de clientes
Em um mercado onde cada dia a concorrência é mais acirrada, algumas ações diferenciadas na gestão podem colocar a sua empresa em destaque quando comparada às outras.
Em um mercado onde cada dia a concorrência é mais acirrada, algumas ações diferenciadas na gestão podem colocar a sua empresa em destaque quando comparada às outras.
Hoje em dia não basta você oferecer apenas um produto ou um serviço, pois é bem provável que inúmeras outras empresas estejam oferecendo o mesmo que você.
Sendo assim, uma das coisas que podem fazer a diferença entre a sua empresa e a dos concorrentes, é criar um relacionamento com o cliente. É necessário estabelecer um vínculo, de alguma forma, para tentar fazer com que este cliente faça novas compras com sua empresa no futuro.
Perceba aqui que não estamos nos referindo ao óbvio: atender bem, ter bons preços, ter uma loja com boa apresentação, proporcionar uma boa experiência ao cliente, etc. Estamos aqui falando em estabelecer um vínculo, criar um laço com o cliente, e para isso você precisará nutrir uma relação com ele.
É aqui que entra a importância de um cadastro de seus clientes: A partir dele você irá estudar estratégias de se comunicar com ele, de forma a alcançar e criar este vínculo e este relacionamento.
São várias as ações e estratégias que você pode adotar para se comunicar com o seu cliente, mas, cuidado... É possível que na tentativa ansiosa de se comunicar, você possa se tornar chato.
Será preciso um pouco de estudo sobre isso, para que sua comunicação com o seu cliente seja de conteúdo interessante para ele, e que isso ocorra em uma frequência adequada, e também da forma adequada.
Vamos imaginar as pequenas ações que você poderá realizar tendo um cadastro do seus clientes em sua empresa:
- Enviar uma mensagem para os aniversariantes;
- Notificar os clientes com informações da sua empresa;
- Comunicar os clientes sobre novidades em produtos ou ofertas;
- Disparar anúncios e informações direcionadas para um certo público de clientes, a partir de suas preferências particulares detectadas nos comportamentos de compra;
- Identificar clientes inativos.
Estas são ações básicas e simples. Existem várias outras ações mais avançadas para você aumentar o vínculo com o seu cliente, e como dito anteriormente, você poderá estudar mais a fundo sobre isso, caso vá despertando seu interesse.
Perceba que será imprescindível que você tenha o cadastro de seus clientes para alcançar tais objetivos, e isso fará com que você tenha que colher as informações deles de uma forma sutil e simpática.
O seu processo de venda também precisará uma pequena adequação, pois em cada venda, será necessário identificar o cliente, para você ter o seu histórico, preferências, entre outras informações.
A partir do momento em que você cria este relacionamento com o seu cliente, através desse vínculo que sua empresa vai estabelecendo com ele, oriundo dessa comunicação, é muito provável que a cada dia que passa ele se identifique mais com sua empresa ou marca, ou seja, sua empresa vai se tornando cada vez mais "familiar" para ele, e com isso aumenta a probabilidade de que as próximas compras dele sejam consumadas com a sua empresa.