E depois da Pandemia o que vem?
Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade se torna mais evidente no momento atual. Com isso, uma janela de oportunidade se abre para mudanças.
Sabemos que o mundo não será mais o mesmo, e nada é permanente em um momento de instabilidade. Haverá tendências pós crise que mudarão a forma de nos relacionar com as pessoas, com os negócios e com o meio ambiente. Pois, o COVID-19 além de atacar a saúde individual das pessoas ataca também o sistema de saúde, sistema logístico, economia, comércio, emocional das pessoas, sistema educacional e infraestrutura.
Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade se torna mais evidente no momento atual. Com isso, uma janela de oportunidade se abre para mudanças.
Quais mudanças podem acontecer?
Nas empresas: Mais casos de home office ou trabalho remoto por perceberem que o desempenho geral se mantém e que os custos de estrutura são reduzidos. Investindo em e-commerce. Usando mais as redes sociais para ter mais contato e atendimento com o cliente. Iniciando um trabalho com delivery. Usando mais a videoconferência ao invés de atendimentos presenciais.
É tempo de aproveitar as novas oportunidades para atrair os novos consumidores digitais.
O profissional de Marketing Neil Patel apresenta sete dicas para quem quer dar os primeiros passos em uma comunicação mais inteligente online:
1 - Produzir conteúdo relevante para seu público em suas redes sociais;
2 - Estruturar uma pirâmide de conversões levando potenciais compradores, através do conteúdo, a se tornarem leads qualificados e, enfim, clientes;
3 - Melhorar a apresentação de seu produto ou serviço em seu website;
4 - Apostar em boas imagens de produtos - investindo até em GIFs (imagens animadas);
5 - Garantir um site rápido;
6 - Unir lógica e emoção;
7 - Investir no uso de palavras chave para ser encontrado online.
Fique de olho nas novas tecnologias e analise o comportamento de seus clientes. Mostre que seu site é de confiança e procure oferecer experiências relevantes.
Na educação: Instituições aderindo forte ao ensino EAD. Com a oferta aumentando, a qualidade desse formato vai melhorar. Para quem busca capacitação, terá mais oportunidades de escolha. Nessa pandemia muitos cursos foram ofertados com um custo mínimo, outros de graça. Também notamos maior movimento em palestras, fóruns, lives, tudo para manter as pessoas informadas.
No consumo: Aceleração da confiança no digital como canal de conversão. Aumento das compras online. Consumidores dando mais valor e comprando de pequenas empresas. Compra mais consciente, levando mais para o lado da necessidade evitando as compras desnecessárias, e com o maior convívio com a família as decisões de compra estão sendo mais compartilhadas.
A mudança ocorre nas explosões e o COVID-19 pode ser um choque externo crucial que transforma partes de nossas vidas. E, embora acreditamos que as mudanças atuais sejam temporárias, elas podem se tornar permanentes.
Devemos olhar pelas mudanças positivas que a pandemia nos trouxe, como novos hábitos, valores, crenças, um novo jeito de trabalhar, questões de adaptações, inovações, nos tirando da zona de conforto.
Diante desse novo momento, torna-se necessário entender que o passado não é mais um guia para o futuro.
O momento pós-crise pode ser virtuoso e repleto de boas notícias.
Cabe a você decidir como quer lidar com ele.