A importância do controle financeiro na sua empresa

Postado por Sidenei Steinbach, 20-04-2017 - 10:13

A importância do controle financeiro na sua empresa

Citamos alguns demonstrativos financeiros, que refletem a situação da empresa.

Toda empresa que queira crescer, prosperar e se estabelecer no mercado, além de ter qualidade nos produtos e serviços e um atendimento eficaz, deve ter um controle dos seus processos administrativos para que os mesmos possam ser medidos e melhorados com o tempo.

Com o controle financeiro é assim. O cuidado com os lançamentos de entrada e saída, organizados pelo plano de contas, auxilia o empreendedor a tomar decisões mais acertadas e ter a saúde financeira da sua empresa a alguns cliques.

Parece chover no molhado falar que uma empresa deve controlar as entradas e saídas, mas acontece que alguns empresários não se preocupam com essa questão, ou não conhecem as ferramentas financeiras que podem auxiliar e trazer informações a respeito da saúde da empresa.

Abaixo cito alguns demonstrativos financeiros, que refletem a situação da empresa:

 

DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício

O DRE representa o resultado da empresa em um determinado período de tempo. Ele acusa se a empresa teve lucro ou prejuízo. Através deste demonstrativo, consegue-se ainda analisar como cada gasto e receita interferem no resultado. Assim, é possível a análise da necessidade de aumento de receita ou redução de gastos.

 

Fluxo de caixa

É o extrato do caixa da empresa e revela se houve sobra ou falta de dinheiro ao fim do período. Com ele conseguimos analisar se há a necessidade de obtenção de empréstimos, no caso de falta de recursos, ou se há a possibilidade de investimentos na empresa se o fluxo estiver positivo.

Cada uma desses demonstrativos é de simples utilização e acrescentam muito na tomada de decisão. Porém se não houver o controle diário das entradas e saídas nada disso é possível, e a empresa pode apresentar resultados negativos sem que o empresário tome ciência disso, até que seja tarde.

Para facilitar o controle, a empresa pode utilizar um sistema de gestão empresarial. Existem ótimas opções no mercado que com certeza irão auxiliar o empreendedor a melhorar a sua gestão, lembrando de escolher sempre a opção com melhor relação custo/benefício.

Outras Publicações

Jeitinho brasileiro e o projeto Nota Fiscal Eletrônica
O empresário brasileiro ainda apresenta um comportamento típico: o hábito de deixar para a última hora....
Leia Mais
Vendas externas realizadas com a utilização de Aplicativo de celular integrado ao sistema ERP da empresa: um panorama de otimização dos processos gerenciais.
Falaremos sobre os ganhos no processo da empresa como um todo, desde a formalização do pedido com o cliente ...
Leia Mais
E depois da Pandemia o que vem?
Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade se torna mais evidente no momento atual. Com isso, uma jan...
Leia Mais
6 dicas para fazer o seu planejamento tributário corretamente
Como fazer um planejamento tributário que vise a economia no pagamento de impostos, ao mesmo tempo em que se ...
Leia Mais
Quais são os principais problemas fiscais e empresariais e como evitá-los?
Tudo que envolve o pagamento de impostos e a organização da empresa representa uma enorme importância para ...
Leia Mais