Vendas externas realizadas com a utilização de Aplicativo de celular integrado ao sistema ERP da empresa: um panorama de otimização dos processos gerenciais.

Postado por Michel Rheinheimer, 30-07-2019 - 04:16

Vendas externas realizadas com a utilização de Aplicativo de celular integrado ao sistema ERP da empresa: um panorama de otimização dos processos gerenciais.

Falaremos sobre os ganhos no processo da empresa como um todo, desde a formalização do pedido com o cliente até seu faturamento dentro da empresa.

Em um artigo anterior, conhecemos as vantagens da utilização de um Aplicativo para a área de vendas e como isso pode estar nos trazendo benefícios.

Hoje, falaremos sobre os ganhos no processo da empresa como um todo, desde a formalização do pedido com o cliente até seu faturamento dentro da empresa.

Tradicionalmente as empresas que realizam vendas externas através de vendedores ou representantes, precisam acompanhar processos isolados. Tais como: 

1º Registro do Pedido no cliente, por parte do vendedor ou representante;
2º Transmissão do pedido para a empresa, por parte do representante;
3º Recepção do pedido, por parte da empresa;
4º Digitação do pedido no seu sistema interno (ERP), por parte da empresa;
5º Faturamento do pedido, quando pronto, por parte da empresa;
6º Gerenciamento das comissões dos vendedores.

Estes processos quando feitos sem uma tecnologia integrada, levam tempo e cada um deles é um processo manual e trabalhoso. Por isso, utilizar ferramentas de otimização e integração destes processos, é muito importante para o sucesso do negócio.

A utilização de ferramentas que agilizam e mesclam as etapas, em um processo de vendas, resultam em alguns ganhos. Por exemplo, entregam mais autonomia aos representantes e vendedores, melhoram a performance de negócios da empresa, além de distribuir tarefas e eliminar ações manuais desnecessárias.

O aplicativo de vendas é uma ferramenta capaz de entregar esses resultados, quando integrado ao seu sistema ERP.

Pois com ele, o vendedor possui na palma da mão todos os produtos disponíveis, preços, estoques e dados de clientes e de pedidos já realizados. Assim, pode registrar e confirmar o pedido no momento em o efetua, junto ao cliente. 

Ao fim do pedido, o vendedor já pode transmití-lo a empresa, ao passo de poucos cliques. Esse pedido é transmitido e sincronizado dentro do sistema ERP da empresa, já podendo ser visualizado e gerenciado pelo time interno.

Já o registro do pedido fica atrelado ao vendedor, e a gestão das comissões pode ser feita através de relatórios no sistema ERP.

Portanto, ferramentas assim trazem nitidamente ganhos de tempo em todo o processo e tornam-se extremamente interessantes para as empresas que realizam vendas externas através de vendedores ou representantes. Pois o processo é mais automatizado, dá mais liberdade aos operadores, além de melhor controle ao gestor da empresa.

Outras Publicações

Diferenças entre sistemas de gestão ERP, MRP, BPM e CRM e como eles podem ajudar sua empresa
No geral, é bem capaz que você já tenha ouvido falar sobre os sistemas de gestão empresarial. Contudo, é ...
Leia Mais
Conheça a diferença entre Margem e Markup
Quando o empresário vai definir o preço de um produto ou serviço, é comum que ele tenha dificuldade em cal...
Leia Mais
Informe de rendimentos: o que é?
Ficar em dia com as obrigações fiscais é do interesse de todas as empresas. Afinal, a Receita Federal é co...
Leia Mais
Contabilidade de custos: Entenda a importância para a sua empresa
Saber o faturamento com exatidão é algo bastante comum, mas e quanto aos custos da empresa, será que esse n...
Leia Mais
Método UEPS: Último que Entra, Primeiro que Sai
Existem diversos métodos gerenciais usados atualmente, mas nenhum é tão conhecido como o UEPS — Último q...
Leia Mais