Conheça os principais impactos do intermediador de pagamento no seu e-commerce

Postado por Yapay, 07-11-2020 - 03:45

Conheça os principais impactos do intermediador de pagamento no seu e-commerce

A plataforma de pagamentos no e-commerce normalmente é deixada para o final do projeto, mas, é importante conhecer como o pagamento pode influenciar na performance da sua loja.

Quando o projeto de construção de um e-commerce é iniciado, normalmente priorizamos a escolha da plataforma de e-commerce, cadastro dos produtos, estratégias de tráfego orgânico e pago. Itens que influenciam diretamente na performance da loja.

A plataforma de pagamentos no e-commerce normalmente é deixada para o final do projeto, mas, é importante conhecer como o pagamento pode influenciar na performance da sua loja.

Abaixo, vamos conhecer alguns pontos que podem ajudar no desempenho do seu e-commerce e pontos importantes que podem impactar na conversão e experiência do cliente dentro da sua loja virtual.

Poucas opções de pagamento

Não oferecer variadas opções de pagamento e parcelamento para seu cliente pode reduzir a taxa de conversão de sua loja.

Um intermediador de pagamento deve oferecer a opção de recebimento pelas principais bandeiras de cartão de crédito e dar opção ao seu cliente de parcelar as compras.

O boleto deve estar presente em sua loja, ele permite que o comprador realize o pagamento usando dinheiro. Existem os compradores que preferem o boleto por poderem ter um comprovante físico do pagamento, quando esse for realizado em lotéricas e bancos.

Reprovações indevidas de compras pelo antifraude

Um dos itens que podem impactar diretamente a receita da sua empresa é a taxa de aprovação.

Se a ferramenta de análise de fraudes não estiver corretamente configurada para seu segmento, ela acaba tendo uma baixa taxa de aprovação de compras.

Com isso, você acaba perdendo vendas legítimas e, claro, também perde a receita que essas vendas iriam gerar além de todo valor investido em mídia paga para a aquisição do cliente.

Outro ponto, é que a reprovação de vendas legítimas acaba causando reclamações e uma péssima experiência para sua loja onde o cliente desiste da compra e não volta mais.

Aprovação de compras fraudulentas

Aprovar compras feitas por fraudadores é um problema ainda maior do que o tópico anterior.

Neste caso ao invés de deixar de ganhar, o e-commerce pode ficar com o prejuízo do pagamento e também sem o produto (no caso de vendas de itens físicos).

Isso normalmente ocorre quando um cliente faz um chargeback de forma mal intencionada após ter recebido o produto.

Como o direito ao chargeback é garantido por lei, as administradoras de cartão acabam realizando o procedimento sem contestar o cliente sobre a motivação por trás do pedido.

O ideal nesse caso é ter uma cobertura contra fraudes e chargeback para que o financeiro do seu e-commerce não seja prejudicado por fraudadores.

Sem atendimento eficiente a compradores

A falta de opções de contato com o intermediador de pagamento causa a frustração do seu cliente em caso de problemas com o pagamento ou com o próprio pedido. Esse é um item que afeta a experiência do cliente no pós venda e pode fazer com que ele acabe reclamando da sua loja nas redes sociais ou no Reclame Aqui.

É comum que em caso de problemas com o pagamento ou pedido o cliente entre em contato diretamente com a empresa que fez o processamento do pagamento.

Quando isso ocorre, é importante que o intermediador de pagamentos tenha uma boa estrutura para atender seu cliente quando ele precisar de ajuda.

Como escolher o intermediador de pagamento ideal

Agora que vimos a importância da plataforma de pagamento para seu e-commerce e os impactos que ele pode causar, vamos listar os principais recursos a serem analisados na escolha.

O primeiro item ao escolher o intermediador de pagamento ideal para sua loja é a variedade de pagamento oferecida pela plataforma. A plataforma deve oferecer a opção de pagamento com boleto e as principais bandeiras de cartão de crédito.

Outro item importante que afeta bastante é a proteção contra fraudes. O intermediador de pagamentos deve oferecer uma ferramenta antifraude com boa taxa de aprovação e preferencialmente um programa de cobertura contra fraudes para todas as vendas da sua loja.

O atendimento é importante para ajudar no processo de pós-venda da sua loja. A plataforma de pagamento deve oferecer um atendimento eficiente ao seu cliente e dar a opção de contato através de mais de um canal de contato, como, telefone, ticket e e-mail.

Agora que conhecemos os principais recursos que um intermediador de pagamento deve oferecer, priorize a escolha no momento de estruturar o e-commerce ou avalie se a plataforma de pagamento atual do seu e-commerce atende aos itens que citamos.

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