Design da nova loja de eletrônicos da Amazon
Muito se atenta hoje, para a UX (Experiência do Usuário), em um mundo com tantas soluções, a que tiver a melhor UX com certeza terá vantagens sobre os demais.
Porém muitos usam o termo superficialmente, atendando-se apenas ao design, e não realmente com a experiência que o usuário terá com a solução.
Fiz este post pois é uma discussão minha diária, cor no botão realmente apresenta mais conversão? Em testes A/B verificamos que a cor pode alterar um pouco a conversão, sim, mas isso é realmente o que fará a loja perdurar?
Pequenas coisas no design, ajudam sim a vender, espaços bem definidos, informação relevante de verdade, promoções bem feitas, mas as "firulas" que nós designers gostamos, muitas vezes não tem relevância para a experiência do usuário, vejam o exemplo dessa semana:
A Amazon lançou a loja de eletrônicos no Brasil, vejam o layout:
Lembrando que a Amazon é líder no e-commerce dos EUA.
Vejam as notícias devido à esse lançamento:
http://economia.ig.com.br/empresas/2012-10-19/b2w-despenca-85-com-efeito-amazon.html
http://www.valor.com.br/empresas/5155392/acoes-de-varejo-fecham-em-queda-com-efeito-amazon
http://www.valor.com.br/empresas/5158026/b2w-lanca-medidas-apos-efeito-amazon
A B2W é uma das que mais trabalhou o design recentemente, mas também ficou por muito tempo sem alterar nada, mesmo a configuração mobile deles só foi feita de verdade após o google forçar.
Ou seja, não adianta querer reinventar a roda, ter o layout mais louco de todos, e os melhores efeitos, se produto, preço, promoções e principalmente, atendimento, não forem bem pensados e alinhados com o público alvo da loja.
Já vi muita loja com design muito inferior, mas ótimos resultados em comparação aos demais do mesmo setor.
Serve como exemplo para nós mesmos, que cada coisa tem que realmente ter uma função viável, além de ter desempenho de recursos satisfatório.
Design é bom sim, mas com relevância e informação importante ao cliente.