O que você precisa saber para começar sua loja virtual

Postado por Laércio Bunzen, 17-10-2020 - 11:08

O que você precisa saber para começar sua loja virtual

Para ter sucesso, uma loja virtual precisa oferecer aos seus clientes as principais funcionalidades que garantam uma navegabilidade agradável, uma compra 100% segura e a garantia de que ele retorne à loja mais vezes.

O que é uma Loja Virtual?

Uma loja virtual é um site onde é possível realizar vendas pela internet, de produtos ou serviços. É uma ferramenta que tem por objetivo promover negociações de compra e venda através da internet, oferecendo informações relevantes e objetivas como preço, especificações e formas de pagamento, fazendo com que o cliente possa adquirir um produto ou serviço com segurança e conforto, de qualquer lugar do mundo.

O cliente acessa a loja por meio de um computador, notebook, smartphone, tablet, entre outros, de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, escolhe o produto, realiza o pagamento e recebe o produto no endereço informado em um prazo determinado.

O que é necessário para montar uma Loja Virtual?

Para ter sucesso, uma loja virtual precisa oferecer aos seus clientes as principais funcionalidades que garantam uma navegabilidade agradável, uma compra 100% segura e a garantia de que ele retorne à loja mais vezes.

Para iniciar uma loja virtual você precisa ter um “domínio” registrado. Domínio é um nome que serve para localizar e identificar sua empresa na internet, o nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização desses endereços, pois sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números de endereços IP. Ele é composto por um nome e uma extensão, e precisa ser registrado, para que ninguém mais  possa utilizá-lo.

Depois de registrar seu domínio você precisa ter um serviço de hospedagem. O serviço de hospedagem é onde fica armazenada sua loja virtual e disponibilizada para ser acessada na internet. Basicamente armazena todos os arquivos que são necessários para visualizar sua loja virtual, como arquivos de textos, imagens, vídeos ou quaisquer funcionalidades que a loja possui, bem como entrega recursos se máquina necessários para garantir uma boa velocidade da loja e suportar acessos dos visitantes. 
O próximo passo é escolher uma plataforma para a sua loja. É através da plataforma que você vai poder cadastrar os seus produtos/serviços, as fotos, a descrição, acompanhar os pedidos, identificar o pagamento, etc. A escolha dessa plataforma é um ponto fundamental para o sucesso do seu E-commerce. 

Depois de escolher e contratar a plataforma, é só iniciar os trabalhos em sua loja virtual!

Cadastro dos produtos

Na etapa do Cadastro do produto, serão inseridas informações como a categoria ou subcategoria, cor, modelo, marca, tamanho, medida, peso, entre outras características. 

Quanto mais informações, e quanto melhor a qualidade das informações, maior será as chances de vendas, pois com melhores informações, o Google irá indexar melhor sua página e os clientes também terão toda a explicação sobre o produto para tomar uma decisão de compra!

Nesta etapa de cadastro é onde você seleciona as fotos e vídeos dos produtos. Assim como em uma loja física, os produtos precisam estar dispostos de forma atraente para os visitantes, como se fosse uma vitrine.

É necessário ter em mente que, ao comprar Online, as pessoas não têm contato físico com o produto. Por isso, essa falta deve ser compensada por meio de boas fotos e descrições completas dos produtos.

Tenho uma loja física e quero ter o meu estoque integrado com o estoque da loja virtual. É possível?

É possível sim, a maioria das plataformas de lojas virtuais fazem integração com os sistemas de gestão. Dessa forma, os produtos que constam no sistema da loja física vão diretamente para a loja virtual, ou seja, todos os produtos em estoque da sua loja física, podem ser vendidos na loja virtual também.

Para emitir a nota fiscal do produto vendido virtualmente, é muito fácil, pois os pedidos que são realizados na loja virtual vão diretamente para o sistema da loja física, logo, as notas fiscais podem ser emitidas normalmente como você emitiria na loja física. De maneira rápida e fácil você tem seu estoque unificado entre as duas lojas.

Formas mais comuns de transporte dos produtos 

O grande diferencial das lojas virtuais para as lojas físicas, é a comodidade do cliente receber seu produto em casa. Porém o frete tem um poder de influência muito grande durante a compra, por isso, deve ser tratado de forma especial no planejamento de seu E-commerce.
O lojista pode oferecer as modalidades de entrega via Correios, transportadoras, carros próprios, motoboys, etc, e o cliente que poderá escolher o serviço que melhor se encaixa, através dos preços e prazos que o e-commerce irá apresentar no momento da compra.

Formas de pagamento mais comuns nas lojas virtuais 

A melhor parte do negócio é vender, porém, melhor ainda é receber de forma segura. As lojas virtuais devem oferecer aos clientes diversos meios de pagamento. Atualmente, o cartão de crédito, boleto e depósito bancário são os meios mais utilizados pelos lojistas. Pense no seu cliente: quanto mais opções, melhor! 

O que fazer depois de ter a loja virtual funcionando:

Atendimento rápido e de qualidade

Depois de trazer as primeiras visitas e vendas, você vai precisar se preocupar em dar suporte aos seus clientes. Tanto o pré-venda quanto o pós-venda. Se você está começando agora, é provável que você mesmo vá fazer o suporte, diretamente por e-mail e seu telefone. 

É preciso oferecer o melhor atendimento possível, pois se não encontrar em sua loja o que precisa, o consumidor provavelmente vai acessar o site do concorrente e realizar a compra lá. Quanto mais rápido for seu suporte, melhor. Assim você evita que o cliente abandone sua loja. Por isso, mesmo dúvidas mais simples precisam ser esclarecidas rapidamente.

Marketing para gerar tráfego para sua loja virtual

Não basta só escolher uma boa plataforma e prestar um bom suporte. É preciso dedicar uma parte do seu tempo e dinheiro para captação de novos clientes para sua loja virtual. Talvez essa seja a parte mais complexa e ao mesmo tempo a mais vital: Criar tráfego, ou seja, trazer pessoas para visitar a sua loja virtual.

E isso você pode alcançar através de: 

Conteúdo: criar um bom conteúdo é uma das melhores maneiras de atrair visitantes com potencial de comprar para sua loja virtual. É um método barato e que traz bastante resultado no longo prazo, a criação de conteúdo é muito relevante para criar uma boa relação com seus consumidores, além de criar uma boa reputação para sua loja.

Redes sociais: as redes sociais são um ótimo e barato canal para começar a construir a marca da sua loja virtual. Crie uma conta no Facebook , instagram e Twitter e comece a publicar conteúdo relevante para seus clientes. 

E-mail Marketing: é um dos melhores canais de vendas de toda loja virtual. Por isso, você deve se preocupar em manter uma lista de todos seus clientes para poder vender novamente para eles (remarketing).

Acompanhe as métricas da sua loja virtual

Após sua loja virtual ser implantada é importantíssimo medir constantemente os dados de navegação dos usuários para que possa entender e otimizar sua loja, a fim de trazer mais retorno e também utilizar essas informações para as tomadas de decisões futuras.

Com essas informações, fica bem mais fácil entender o que está acontecendo, planejar promoções e até desenvolver novos produtos de acordo com as pesquisas dos usuários.

Medir resultados é fundamental em qualquer área, por isso acompanhar o número de visitas do seu site, as páginas mais vistas, o tempo médio visitado, os produtos mais vistos, os termos que são mais procurados pelo usuário, enfim, todas essas informações podem lhe ajudar a gerenciar seu negócio.

 

Ao entender melhor sobre loja virtual, você notará que essa abordagem já faz parte da vida de muitos consumidores.

Comprar pela internet já se tornou um hábito muito comum para a maioria das pessoas. Por esse motivo, considere adotá-la!

Vender pela internet atinge diversos tipos de segmentos e clientes, portanto vá em frente, coloque sua loja também no mundo virtual e boas vendas!

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