Tudo sobre CFOP
Código Fiscal de Operações e de Prestações (CFOP) é um código obrigatório que deve constar em documentos fiscais, esse código tem 4 dígitos e faz parte das operações no Brasil de compra e venda desde a década de 70.

O que é?
CFOP (Código fiscal de operações e de prestações) são códigos obrigatórios utilizados no Brasil para identificar a natureza da operação e a origem ou destino da mercadoria. Vale ressaltar que o CFOP não é um imposto, mas influencia o cálculo e o pagamento dos tributos.
-
Exemplo- sou do Paraná e vendo uma mercadoria que eu mesma fabrico, por exemplo: pano de prato e tapete, vendi essa mercadoria para um cliente que também reside no Paraná, então se eu tenho uma mercadoria que eu mesma fabrico e vendo para dentro do meu estado o CFOP é 5101. Mas se eu tivesse vendido a mesma mercadoria para fora do meu estado o CFOP seria 6.101.
-
Exemplo- sou do Rio de Janeiro e vendo uma mercadoria que foi adquirida de terceiros, por exemplo: perfume, vendi essa mercadoria para um cliente que também reside no Rio de Janeiro, então se eu tenho uma mercadoria que eu compro de terceiros e vendo para dentro do meu estado o CFOP é 5.102. Mas se eu tivesse vendido a mesma mercadoria para fora do meu estado o CFOP seria 6.102.
Também é possível utilizar dois CFOP diferentes na nota fiscal. Exemplo:
-
Compra: CFOP 1.102 (Compra para o ativo imobilizado);
-
Remessa: CFOP 7.540 (Remessa para industrialização).
O que significa cada dígito?
No código do CFOP tem 4 dígitos, com diversos números,
-
O primeiro dígito mostra se a operação é de entrada ou de saída, por exemplo se começa com 1, 2 ou 3 é de entrada; se começa com 5, 6 ou 7 é de saída;
-
O segundo dígito significa se é dentro ou fora do estado, por exemplo dígito 1 é dentro do estado e dígito 2 é fora do estado;
-
Os dois últimos dígitos detalham melhor a operação, por exemplo se é de produção própria ou de terceiros, entre outros.
Como saber e onde consultar qual CFOP utilizar?
Para saber o CFOP da mercadoria que você comercializa, basta analisar o seu produto, a operação e o destino
-
É uma entrada ou saída?
-
É uma venda, devolução ou troca?;
-
De onde vem ou para onde vai. É dentro do estado ou é fora?
Você pode consultar a tabela do CFOP de diversas formas, como:
-
Secretaria da Fazenda do seu estado: cada estado costuma ter a sua tabela do CFOP;
-
Contador-ele possui conhecimento sobre tributações e pode confirmar se você está usando o CFOP correto;
-
Sistema tryideas- existe uma tabela do CFOP dentro do sistema da tryideas e ainda é possível você cadastrar um novo código de forma fácil caso você precise, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais.
Porque o CFOP é importante?
O código fiscal de operações e prestações é importante pois é ele que classifica as operações e ajuda no cálculo e recolhimento das tributações, por exemplo ICMS, PIS, entre outros.
E se eu utilizar ou digitar o CFOP errado? O que fazer?
Caso isso vier a acontecer você pode ter vários problemas legais, como:
-
Multa: o CFOP interfere na tributação de impostos, se você utilizar o código errado, talvez vai ter multas;
-
Rejeição da nota fiscal: isso pode causar atraso nos processos;
-
Tributação: você pode acabar pagando mais ou menos impostos.
Para resolver isso, você precisa cancelar o documento fiscal ou emitir uma Carta de correção (CC-e), desde que a carta não altere os tributos já calculados no documento fiscal
-
Exemplo permitido emitir CC-e- Correção do CFOP de 5.102 para 5.556, sem alteração na natureza dos impostos e valores destacados. Isso é permitido porque ambos os CFOPs pertencem à mesma categoria de venda e não alteram os tributos já calculados na nota fiscal.
-
Exemplo que não é permitido emitir CC-e- 5.102 (Venda) para 1.102 (Compra). Os CFOPs indicam operações opostas e isso afetaria os tributos.