Por que você deveria ter o seu sistema ERP em nuvem, ou online?

A condição de um mundo cada vez mais conectado, imediato e disponível, permite que a gestão da empresa também o seja.

Postado por Michel Rheinheimer, 11-02-2020 - 10:09

Por que você deveria ter o seu sistema ERP em nuvem, ou online?

Em um mundo dinâmico e em constantes transformações no cenário da tecnologia da informação, a escolha de soluções "online" ou "em nuvem" acaba sendo uma grande tendência entre as empresas.
A condição de um mundo cada vez mais conectado, imediato e disponível, permite que a gestão da empresa também o seja.

O sistema em nuvem, nada mais é do que a virtualização da sua infraestrutura física de servidor em um datacenter de alta disponibilidade.

A busca por soluções em nuvem decorre não só pela facilidade de acesso, na qual proporciona você acessar o seu sistema ERP onde você estiver, mas sim de outras vantagens, as quais listo abaixo:

Economia financeira
Advinda da economia com infraestrutura interna de servidor próprio para o sistema ERP.
Para usar um ERP online, você não precisa ter um computador para ser usado como servidor dentro da empresa, então o custo deste equipamento, que vai de R$ 2.000 a R$ 15.000 não é necessário.

Menores gastos com energia elétrica
Graças a economia de consumo ao não possuir um servidor próprio dentro da empresa, a economia em custos de energia também é considerável. Se considerarmos ainda que algumas empresas mantém seu servidor ligado 24h, o custo energético aumenta em 3x o normal do uso de 8h durante o expediente, isso sem considerar o consumo energético em fins de semana. Outro item a considerar na redução de consumo de energia é se o seu servidor exigir refrigeração com ar condicionado, o mesmo seria economizado utilizando o sistema em nuvem.

Extinção de gastos fixos ligados a manutenção
Quando você possui um servidor dentro da empresa, para armazenar seu sistema e respectivo banco de dados, você está em risco de descargas elétricas que podem queimar este aparelho, troca periódica de componentes do servidor para estabilidade, ou ainda compra de hardware adicional se este não for mais o suficiente, entre outros similares.

Dinamismo e flexibilidade
Você passa a poder acessar o seu sistema de onde estiver, desde que tenha acesso a internet, ou ainda, apenas de dispositivos ou IPs autorizados, garantindo assim segurança extra para seu sistema.

Melhor desempenho do sistema
Por não consumir recursos de uma máquina local, e sim recursos do servidor que está em nuvem, os computadores locais que acessam o sistema não necessitam ter configurações mais avançadas de performance.

Devido a este grande conjunto de vantagens, as ofertas por soluções em nuvem, ou online, estão cada vez mais crescentes. Tanto é que, empresas se especializam inclusive no fornecimento de infraestrutura para tornar sistemas ERPs locais, em virtuais, tornando-os compatíveis com o serviço em nuvem.