Como fazer uma boa gestão de Pequenas e médias empresas?

Postado por Gabriel Walter , 11-10-2023 - 03:08

Como fazer uma boa gestão de Pequenas e médias empresas?

O que foi que motivou você a empreender? Realizar um sonho, conquistar a independência financeira, ter liberdade e flexibilidade para trabalhar? Ou suas razões foram solucionar algum problema de mercado que você identificou, ter a satisfação de criar e gerenciar um negócio seu, crescer profissionalmente ou paixão por alguma atividade?

1

Em 2022, 3.838.063 novas empresas foram abertas no Brasil e outras 1.695.763 foram fechadas. O  saldo é positivo de 2.142.300 novas empresas abertas durante o período, com o total de 20.191.290 empresas ativas ao final de 2022. As fontes são do  Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). (fonte)

 

Empreender pode ser uma maneira de desenvolver novas habilidades e experiências profissionais, expandir sua rede de contatos e avançar em sua carreira. Muitas vezes, as pessoas empreendem porque vêem uma necessidade ou um problema em sua comunidade ou indústria e desejam oferecer uma solução inovadora. São necessários alguns indicadores de desenvolvimento para manter essa energia criativa elevada. Por isso, hoje vamos falar sobre os passos certos que empreendedores e empreendedoras dão em sua jornada.

 

1. Começar pelo Planejamento Estratégico

 

Começar uma empresa pelo Planejamento Estratégico é a melhor forma de começar. Seguir nossos sonhos é bom e pagar as contas melhor ainda. Por isso, além de todas as etapas burocráticas que envolvem a abertura de um CNPJ, contratação de pessoas e escolhas de fornecedores, empresas que partem do planejamento estratégico têm menos chance de fechar as portas precocemente.

É importante que se saiba quando de receita entra e quando de despesa sairá para manter sua operação. Com uma previsibilidade de orçamento é possível ver quando a empresa começará a operar no positivo, ou seja, sem consumir o patrimônio do próprio empreendedor.

 

2. Relacionamentos Sólidos

 

Além de tirar ideias do papel, empreender também implica em cultivar relacionamentos. É preciso trabalhar para contratar e manter sua equipe, é preciso equilibrar as emoções quando a família duvida do empreendimento, ou mesmo num momento de dificuldades, duvidar das escolhas de quem empreende.

Além disso, dificilmente uma empresa não possui clientes, auditores e parceiros. Todas essas posições são desempenhadas por pessoas, cada uma com sua particularidade e história. Cultivar bons relacionamentos pessoais é fundamental para o relacionamento da sua empresa no mercado!

Quando aos fornecedores e parceiros, uma ressalva, até o relacionamento mais sólido pode ser abalado. Por isso, diversifique de quem sua empresa vende e  compra para não ficar desprevenida caso alguma dessas empresas acabe por fechar, ou mudar o escopo de trabalho.

 

3. Organização financeira

 

Você pode amar cuidar de animais e por isso decidiu abrir um "banho e tosa". Se não aprender a gerenciar financeiramente sua loja, ela vai dar menos banhos do que você espera. A organização financeira é fundamental para o sucesso de uma empresa, pois ela permite que se tenha um controle mais efetivo sobre as finanças, permitindo uma melhor tomada de decisões.

Quando se tem uma organização financeira eficiente, é possível saber com precisão quanto a empresa possui de recursos financeiros, quanto ela deve e quais são as suas despesas. Com isso, é possível estabelecer metas de crescimento e investimento com mais segurança, evitando gastos desnecessários e mantendo um equilíbrio financeiro saudável. Além disso, uma empresa organizada financeiramente consegue lidar melhor com situações de crise e se preparar para enfrentar momentos de instabilidade econômica.

 

4. Processos ágeis, organizados e informatizados

 

A falta de intimidade com a tecnologia ainda é presente em micro e pequenas empresas no Brasil. A verdade é que muitos erros de cálculo e esquecimentos (seja de cobrar ou pagar) podem ser evitados se o empreendedor utilizar um sistema de gestão integrada. Em um sistema de gestão é possível gerenciar muitas informações de todas as áreas da empresa, clientes, fornecedores, controle de estoques, valores e até documentos de pagamento.

Uma empresa que adota um processo mais ágil perde menos oportunidades de compra e venda. Um sistema integrado praticamente elimina a burocracia e excesso de papel impresso além de fornecer lembretes e relatórios. Com o orçamento e fluxo de caixa organizado em um Sistema de Gestão, o empreendedor pode recorrer com mais propriedade a linhas de crédito de bancos.

O uso de softwares de gestão também traz tranquilidade quanto ao acesso e a segurança das informações. As informações podem ficar à disposição dos usuários (com filtros de hierarquia se for o caso), de modo protegido, na internet e não dependendo de planilhas, anotações e/ou apenas na cabeça do dono. Então, é possível acessar de qualquer lugar com conexão. Não há preocupação com versões de softwares, HDs queimados e funcionários que apagam dados. Tudo salvo e à sua disposição na nuvem.

 

Esses são apenas alguns exemplos de como pequenas e médias empresas podem acertar logo no início de suas atividades. Cada empresa é única e terá suas próprias necessidades e desafios financeiros, portanto, é importante buscar orientação profissional e personalizar as estratégias de acordo com as necessidades específicas do seu ramo!

 

A importância de um sistema de gestão

 

Os softwares podem administrar o estoque, a parte financeira, as vendas e outras áreas de forma integrada. E isso sem importar o porte da empresa. Qualquer que seja o seu tamanho, ela obtém vantagens quando adota a gestão automatizada. Por isso, contar com um sistema de gerenciamento não é mais um diferencial para a empresa: é uma obrigação para continuar competitiva.

 

O que são exatamente os sistemas de gestão

 

São softwares modulares, ou seja, compostos por partes diferentes. Cada uma delas trabalha em um setor diferente da organização, com o objetivo de facilitar o andamento de todas elas e eliminar erros humanos.

Por exemplo, se o módulo de vendas acusou que saíram 10 pares de sapatos em um dia, o módulo de estoque recebe essa informação e, automaticamente, providencia a baixa.

Os sistemas de gestão são poderosos aliados para supervisionar os processos internos do negócio. Os softwares de gestão otimizam todos os aspectos, o que resulta em aumento de produtividade, ganho de tempo e lucratividade.

 

Os sistemas de gestão são peças fundamentais na atualidade porque o volume de dados gerados pela empresa é muito grande. Formas de controle mais antigas podem não dar conta do recado, o que vai acabar em dor de cabeça para gestão e demais colaboradores.

Existe uma série de outros benefícios para quem usa um software de gestão: redução de erros, de fraudes, mais organização, controle de estoque mais eficaz e segurança fiscal.

 

Entretanto, é bom lembrar que os sistemas mais eficientes são aqueles desenhados sob medida para cada negócio. Por isso, a Tryideas analisa e encontra a solução ideal. 

Entre em contato conosco e entenda como podemos dar velocidade e precisão para o seu negócio.

Outras Publicações

O que são KPI’s e por que elas são importantes para sua empresa
Quando lemos isso, dá a entender que é algo complexo, mas é mais simples do que você imagina....
Leia Mais
A Importância do Fluxo de Caixa
Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial indispensável para a gestão financeira de qualquer negócio, inde...
Leia Mais
Vendas externas realizadas com a utilização de Aplicativo de celular integrado ao sistema ERP da empresa: um panorama de otimização dos processos gerenciais.
Falaremos sobre os ganhos no processo da empresa como um todo, desde a formalização do pedido com o cliente ...
Leia Mais
O que é planejamento tributário?
Para entender mais sobre o que é planejamento tributário, tipos existentes, dentre outros pontos, continue a...
Leia Mais
6 dicas para fazer o seu planejamento tributário corretamente
Como fazer um planejamento tributário que vise a economia no pagamento de impostos, ao mesmo tempo em que se ...
Leia Mais