Habilidades e Competências profissionais indispensáveis para se destacar no meio corporativo

Postado por Gabriel Walter , 22-03-2023 - 11:20

Habilidades e Competências profissionais indispensáveis para se destacar no meio corporativo

As competências profissionais são a confluência entre qualidades, habilidades, conhecimentos, capacidades e comportamentos que um colaborador deve possuir para desempenhar bem uma determinada função ou cargo. Ou seja, é o que te coloca à frente no mercado de trabalho. Nós da tryideas preparamos um artigo especial, com todos os principais pontos sobre o assunto. Boa leitura!

1

Saber quais são as principais competências profissionais pode colocar você e sua empresa à frente no negócio. Essas habilidades podem ser técnicas, relacionadas ao conhecimento específico da área de atuação, ou comportamental, relacionadas às habilidades interpessoais, de liderança, gestão de tempo, entre outras.

As empresas costumam valorizar as competências profissionais dos seus colaboradores e, muitas vezes, utilizam essas informações para recrutar, selecionar e avaliar o desempenho dos funcionários. Além disso, a identificação e o desenvolvimento das competências profissionais podem ajudar os profissionais a se manterem atualizados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.

Na prática, a competência diz respeito a capacidade de resolução de problemas e melhora da performance. Quer saber como melhorar sua imagem e desenvolver competências importantes no meio corporativo?

 

Listamos as principais qualidades profissionais indispensáveis para se destacar no mercado de trabalho

 

1 - Boa comunicação interpessoal

 

Você já trabalhou com um profissional que era muito bom no que fazia, mas não conseguia se comunicar de forma eficaz? Esse é um problema que muitos profissionais passam. 

Por melhor que um funcionário possa ser em sua função, é bem possível que se ele não souber se comunicar parte do seu potencial será inexplorado. 

Mesmo profissionais mais “solitários”, que não trabalham vinculados com outros colaboradores ou áreas da empresa, precisam ter uma boa comunicação interpessoal para se desenvolver e crescer profissionalmente. 

São raras as profissões que não dependem de relações interpessoais, portanto, saber se expressar é fundamental.

É importante pontuar que quando falamos de comunicação interpessoal não nos referimos apenas a ter uma boa oratória, mas também a escrever corretamente, evitar vícios de linguagem, ter a capacidade de ouvir, entre outras habilidades relacionadas. 

Além disso, também é interessante dar uma atenção à linguagem não verbal, que envolve boa postura, olhar confiante e outras nuances que fazem muita diferença no processo de comunicação.

 

2 - Trabalho em equipe 

 

Saber trabalhar em equipe é uma das qualidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho. 

Na atualidade, é muito comum que as empresas dividam seus colaboradores em times, buscando que os profissionais encontrem soluções de forma coletiva e trabalhem cada vez mais de maneira conjunta. 

O trabalho em equipe contribui para a criatividade e auxilia no desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, além de reforçar valores como a confiança e estreitar os laços afetivos entre as pessoas. 

Em função disso, saber trabalhar em equipe vem se consolidando como uma característica essencial para os profissionais se destacarem no mercado de trabalho. 

Para quem está no início da carreira, especialmente, saber trabalhar bem em equipe certamente chamará a atenção dos seus superiores.

Portanto, desenvolver essa característica é indispensável para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. 

 

3 - Proatividade

 

Não importa qual seja sua área de atuação, ser proativo é uma qualidade imprescindível para todos os perfis de profissionais.  

As pessoas proativas são ativas, empreendedoras e enérgicas, estando sempre em busca de formas de trazer melhores resultados para a empresa, mesmo que isso não esteja diretamente relacionado à sua pauta. 

Esses profissionais estão sempre além das tarefas que lhe são passadas, tendo um olhar analítico e sistêmico para os processos da organização e sabendo o melhor momento para tomar uma atitude. 

A proatividade é uma característica essencial para se destacar no ambiente de trabalho, conquistar cargos mais altos e até mesmo melhores salários. 

Trabalhar essa habilidade certamente trará muitos benefícios para sua carreira!

Ser proativo é ser capaz de antecipar situações e estar preparado para lidar com elas antes mesmo de acontecerem. É possível antever um problema e planejar sua solução de forma independente, sem que ninguém precise lhe dizer o que fazer.

O profissional proativo é aquele que não espera ordens para se movimentar e busca mudanças de forma espontânea, sem a necessidade de estímulos externos.

 

4 - Inteligência emocional

 

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que vem sendo cada vez mais empregado no mundo do trabalho. 

Esse termo se refere à capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, tendo disposição e equilíbrio para lidar da melhor forma com eles.

Essa habilidade permite que os profissionais tenham um bom rendimento mesmo trabalhando sob pressão e evita que os colaboradores passem por crises de estresse e ansiedade. 

Afinal, os profissionais que dominam a inteligência emocional são capazes lidar melhor com os sentimentos negativos que situações de pressão e estresse podem causar. 

Além de possibilitar uma vida muito mais feliz e saudável, os profissionais com inteligência emocional constroem um ambiente de trabalho muito mais produtivo, equilibrado e tranquilo. 

 

5 - Perfil de liderança 

 

Você sonha com uma promoção ou está pensando em pedir um aumento de salário? Saiba que ter um perfil de liderança pode aumentar muito suas chances de conquistar esses desejos. 

Um bom perfil de liderança é uma das características mais procuradas pelos gestores na atualidade. 

Um profissional com espírito de liderança sabe motivar e envolver a equipe, além de ter a capacidade de apontar e reconhecer as falhas do seu time, encontrando oportunidades para melhorar e se desenvolver. 

Esse tipo de profissional é um dos mais valorizados no mercado de trabalho, conquistando rapidamente cargos mais altos e reconhecimento profissional. 

 

6 - Comprometimento e responsabilidade

 

Podem parecer qualidades muito básicas, mas ter responsabilidade e comprometimento são os primeiros passos para se destacar profissionalmente. 

Ser comprometido com suas funções e compromissos é essencial para ter um bom desempenho e garantir bons resultados.

Ter responsabilidade, cumprindo prazos, trabalhando as horas previstas e esforçando-se para bater as metas da empresa, também é muito importante. 

Além disso, as empresas valorizam cada vez mais os funcionários que vestem a camisa da empresa e se entregam ao negócio, mostrando dedicação e orgulho de trabalhar naquele local.

 

7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento 

 

Não importa em qual área do conhecimento você é formado ou quanto tempo desempenha determinada função ou cargo, sempre existe espaço para se especializar e ampliar suas habilidades. 

Atualmente, o mercado de trabalho valoriza muito profissionais que buscam se capacitar cada vez mais, através de pesquisas, artigos, conteúdos de qualidade, bons vídeos sobre determinados assuntos, cursos onlines, entre outros meios de crescimento profissional.

 

8 -  Habilidades de negociação

 

Ter habilidades de negociação não é uma característica importante somente para aqueles que trabalham diretamente com vendas. Saber negociar é essencial para o dia a dia de todos os profissionais. 

Aqueles que têm habilidades de negociação conseguem argumentar melhor em reuniões e tendem a sempre tentar chegar a um consenso na equipe.

Ou seja, é uma habilidade muito importante para se destacar profissionalmente e alavancar sua carreira. 

 

9  - Autoconhecimento

 

Autoconhecimento também é um termo usado pela psicologia.

Esse conceito é guiado pela complexa pergunta “Quem sou eu?”, abarcando todos os conhecimentos e percepções que um indivíduo tem sobre si mesmo.  

Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida, especialmente no aspecto profissional. 

Os colaboradores que dominam o autoconhecimento, entendem seus limites e conseguem identificar quais são seus pontos fortes e também onde existe espaço para melhorar. 

 

10 - Pensamento crítico

 

Ter pensamento crítico é outra habilidade muito valorizada no mercado de trabalho.

Essa habilidade pode ser definida como a capacidade analisar, aplicar, sintetizar informações que são reunidas por meio de observações, experiências, reflexões e trocas comunicativas.

Ter pensamento crítico possibilita que os profissionais pensem fora da caixa e tragam sugestões criativas e inovadores para o seu ambiente de trabalho, o que é indispensável para o crescimento de qualquer instituição.

Ou seja, essa é mais uma habilidade que pode trazer muitos benefícios para os profissionais que desejam alavancar sua carreira. 

 

Conclusão 

 

Neste artigo, falamos sobre as qualidades profissionais mais requisitadas no mercado de trabalho na atualidade.

Além de profissionais qualificados e com uma formação consistente, as empresas têm valorizado e dado cada vez mais atenção para as habilidades interpessoais de seus colaboradores.   

 

Abaixo, retomamos as dez principais qualidades apresentadas no texto:

 

1 - Boa comunicação interpessoal

2 - Trabalho em equipe 

3 - Proatividade

4 - Inteligência emocional

5 - Perfil de liderança 

6 - Comprometimento e responsabilidade

7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento 

8 -  Habilidades de negociação

9 - Autoconhecimento

10 - Pensamento Crítico

 

Desenvolver habilidades e competências profissionais é fundamental para acompanhar as frequentes mudanças e transformações no mercado de trabalho. 

Outras Publicações

Geração de boletos através de Cobrança Online: o que é, como funciona, e suas vantagens
A emissão de boletos é uma necessidade para praticamente toda empresa. É um dos meios de cobrança mais pop...
Leia Mais
A importância de um cadastro de clientes
Em um mercado onde cada dia a concorrência é mais acirrada, algumas ações diferenciadas na gestão podem c...
Leia Mais
Como planejar a contabilidade da sua empresa em 2021
Em um momento de tantas perdas no mundo comercial, é natural que os empreendedores tenham se sentido um tanto...
Leia Mais
O que é planejamento tributário?
Para entender mais sobre o que é planejamento tributário, tipos existentes, dentre outros pontos, continue a...
Leia Mais
Como formar preço de venda de produtos?
Se você é empreendedor, sabe que formar o preço de venda de produtos não é uma tarefa fácil, uma vez que...
Leia Mais