A importância da pró-atividade na comunicação com os seus clientes

Postado por Michel Rheinheimer, 04-05-2019 - 09:14

A importância da pró-atividade na comunicação com os seus clientes

Uma característica primordial para a manutenção de uma carteira de clientes é sem dúvida, a manutenção de um status pró-ativo de comunicação com os seus clientes.

Uma característica primordial para a manutenção de uma carteira de clientes é sem dúvida, a manutenção de um status pró-ativo de comunicação com os seus clientes.

Mas, o que essa expressão significa?

Manter um status pró-ativo de comunicação com os seus clientes significa mantê-lo informado, constantemente, sobre qualquer atualização relativa à demanda do cliente.

Isso significa que quando há uma solicitação assim, durante o tempo necessário para atender esta demanda, o cliente deve ser informado periodicamente do andamento das situações ou estágios necessários para que ele seja atendido por completo.

Em termos menos técnicos poderíamos dizer que você precisa manter o seu cliente informado das notícias e eventos daquilo que está acontecendo nos bastidores, relativo ao cumprimento de sua solicitação.

Vamos a um exemplo prático:

Você precisa da realização de um serviço em seu estabelecimento e para isso contrata um prestador de serviço. Você entra em contato com ele, que informa que irá executar o serviço amanhã. Chega o dia combinado e ele não comparece para a realização do serviço. Aliado a isso, ele sequer fornece alguma informação do motivo do seu não comparecimento e também não lhe informa sobre qual seria o próximo dia em que seria possível a execução do serviço esperado.

Neste nosso exemplo, manter um status pró-ativo de comunicação seria o profissional comunicar o cliente antecipadamente os motivos de sua ausência e informar o cliente sobre quando ele pretende comparecer ao estabelecimento para o atendimento de sua solicitação.

Entendemos que equívocos ou imprevistos podem acontecer, mas deixar o cliente no escuro durante algo assim é garantia de insatisfação e desgaste do relacionamento entre cliente e fornecedor.

Em uma linguagem mais coloquial, manter um status pró-ativo de comunicação com o cliente seria não deixar o cliente "no vácuo". Hoje, a competição no mercado é alta e este comportamento equivocado pode ser fatal.

São inúmeros os exemplos que poderíamos citar, no comércio, indústria, serviços, onde notamos que o cliente simplesmente fica sem notícias sobre sua demanda.

É possível que você já tenha passado por isso como cliente, mas já pensou como você age quando é o fornecedor? Você mantém um status pró-ativo de comunicação? Ou o seu cliente ou da sua empresa fica "a ver navios", sem receber qualquer informação que diga respeito a sua demanda?

O fato é que, em empresas de sucesso, que possuem grande qualidade em seus produtos e serviços, pode-se observar que elas prezam em manter um status pró-ativo de comunicação com os seus clientes desde o início do seu pedido, demanda ou solicitação, até a entrega. Neste processo o cliente está sempre recebendo informações sobre o andamento.

Apesar de parecer óbvia e elementar a necessidade desta ação por parte dos fornecedores de produtos e serviços, ainda existem aqueles que não a adotam. Em um mercado altamente competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, isso pode trazer danos e perdas irreparáveis.

Por isso mantenha em papel, agenda ou ainda no seu sistema de gestão, um controle das Ordens de Serviço ou controle de solicitações dos seus clientes e os informe sempre que houver uma alteração no status do pedido. Lembre-se de manter um contato pró-ativo também quando não acontecem alterações, mas como um lembrete ao cliente de que a demana dele segue com a empresa e não foi esquecida.

Outras Publicações

A Importância do Fluxo de Caixa
Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial indispensável para a gestão financeira de qualquer negócio, inde...
Leia Mais
6 dicas para fazer o seu planejamento tributário corretamente
Como fazer um planejamento tributário que vise a economia no pagamento de impostos, ao mesmo tempo em que se ...
Leia Mais
Como formar preço de venda de produtos?
Se você é empreendedor, sabe que formar o preço de venda de produtos não é uma tarefa fácil, uma vez que...
Leia Mais
Como gerar interesse em novos clientes?
Depois de conseguir uma boa cartela de clientes, toda empresa pensa em novas estratégias para continuar cresc...
Leia Mais
7 erros comuns na gestão empresarial e como resolvê-los
Grandes empresas que mostram seu alto desempenho no mercado são uma boa referência de negócios que não com...
Leia Mais