Sustentando o Desempenho
Um problema bastante comum às startups é sustentar o desempenho da empresa. Afinal, boas ideias trazem crescimento rápido, mas não garantem o sustento do desempenho da organização. Na teoria, manter o desempenho, para uma empresa que alcançou o sucesso, é fácil; na prática a história é outra! Neste conteúdo, vamos abordar as principais estratégias para sustentar desempenho, assim como estratégias para inovar. Continue lendo!
O que sustenta o desempenho de uma empresa?
Não existe um único ponto que determine o sustento do desempenho, embora a inovação seja, de longe, um dos principais requisitos para isso.
No fim das contas, temos uma soma de fatores que, juntos, resultam no desempenho de um negócio, por isso precisamos analisar com cuidado cada um deles.
Veja os principais fatores de desempenho:
Inovação
Inovação nada mais é do que fazer a mesma coisa de forma diferente. Essa definição, embora simplória, não poderia estar mais certa.
Afinal, as empresas usam há séculos planilhas, mas foi o Excel quem revolucionou a forma de armazenar dados em planilhas, assim como seu compartilhamento e manuseio.
Embora tenhamos a ideia errônea de que inovar requer muito investimento, na verdade a inovação só precisa de boas ideias, em um primeiro momento. O investimento financeiro vem em um segundo momento, após a validação da ideia.
Preparamos um material sobre inovação na segunda parte deste conteúdo.
Foco no cliente
Uma empresa começa a falir quando esquece de focar seus esforços nos clientes. Ou seja, quando pensa mais em si mesma do que no valor entregue aos clientes.
Veja um exemplo: ao lançar um produto no mercado, notou-se que uma estrutura adicional iria beneficiar o cliente, mas esconderia a marca da empresa; uma empresa que pensa no cliente não perderia tempo em implementar essa alteração, enquanto um centrada em si jamais colocaria essa estrutura.
Lembre-se que são os clientes que pagam as contas do negócio.
Preços competitivos
Na hora de comprar um produto, os clientes pensam, basicamente, em duas coisas: no preço do produto e em seu valor.
Vale notar que valor é o quão útil é o produto para o cliente, enquanto o preço é a quantidade de dinheiro que ele deverá despender para ter aquele produto em sua posse.
No mercado atual, existem diversas soluções para um mesmo problema, e muitas vezes o preço é essencial para concretizar a venda.
Para sustentar o desempenho, é importante elaborar estratégias para diminuir o preço dos produtos sem afetar o lucro do negócio.
Portfólio atraente
É normal uma empresa começar com poucos produtos, quando não com apenas um, e aumentar seu portfólio ao longo do tempo.
No entanto, aumentar o portfólio requer cuidados extras, pois os novos produtos e serviços devem casar com os antigos, trazendo harmonia e o almejado efeito exponencial para seu negócio.
Um portfólio ideal é aquele que, além de vender o carro-chefe da empresa, também consegue gerar novas vendas, aumentando o ticket médio.
Boa gestão de risco
Todas as ações têm um risco associado, que pode ser calculado como custo de oportunidade ou probabilidade de sucesso.
Em geral, os gestores ficam num impasse quando duas opções são apresentadas, uma com retorno moderado e risco baixo, e outra com retorno alto, mas risco moderado.
Quando isso acontecer, é importante não tomar medidas precipitadas, mas sim analisar a fundo as opções à sua frente.
Nem sempre o mais seguro é o melhor, mas também nem sempre o retorno dos projetos perigosos é tão alto quanto estipulado.
Novos produtos e serviços
O desempenho de um negócio é diretamente proporcional às suas vendas. As vendas, por outro lado, tendem a aumentar de acordo com a quantidade de produtos e serviços oferecidos.
Portanto, é racional supor que sustentar o desempenho de uma empresa significa criar novos produtos e serviços, mesmo que eventualmente.
Como fomentar a inovação na sua empresa?
Como foi dito anteriormente, a inovação é, de longe, um dos principais componentes do desempenho a longo prazo. No entanto, nem todas as empresas sabem como fomentar a inovação no ambiente de negócios, e é justamente disso que vamos falar nesta seção.
Estude seu público-alvo
A inovação precisa ser calibrada para atingir uma necessidade do mercado, e não apenas para dar vida a novos produtos. Ou seja, inovar sem um propósito específico é mais perigoso do que não inovar, em alguns casos.
O primeiro passo para inovar do jeito certo é conhecer seu público-alvo bastante bem. Afinal, os novos produtos e serviços visam atender às demandas deles, e precisam fazer isso com maestria.
Faça um estudo detalhado das demandas de seu público, mas tenha em mente que nem sempre os clientes sabem, conscientemente, o que realmente querem.
Estimule o pensamento empreendedor
O empreendedorismo é muito mais do que vender produtos ou ter um negócio: é, na verdade, um estilo de vida, um jeito de fazer, que tem suas características únicas.
A inovação só surge do espírito empreendedor, por isso ele deve ser motivado no interior da empresa. Até mesmo áreas não relacionadas com tecnologia de ponta trazem inovações.
O estímulo pode ocorrer de diversas formas, mas as mais eficientes são aquelas que trazem prestígio ao colaborador, assim como retorno financeiro.
Elabore suposições e crie testes
Uma ótima forma de fomentar a inovação é através de suposições e testes.
É comum os gestores se depararem com os temidos “serás” antes de iniciarem um projeto. Será que o cliente vai gostar desse design? Será que vão pagar o preço pedido pelo serviço?
A melhor forma de validar essas suposições é através de testes em pequena escala.
Aprenda a cada novo experimento
Por fim, jamais menospreze os resultados de seus experimentos. De fato, quando um deles não é bem-sucedido, a empresa aprende o caminho que leva ao sucesso. Ou seja, o negócio sempre ganha ao realizar testes, de uma forma ou de outra.
O importante é a atitude após cada resultado: deve-se aprender com os insucessos e amplificar os sucessos.
Viu como você consegue, de forma simples e prática, sustentar o desempenho? Conte sempre com a Tryideas para ajudar seu negócio a decolar!