A Importância do Fluxo de Caixa

Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial indispensável para a gestão financeira de qualquer negócio, independente do tamanho da empresa ou área de atuação.

Postado por Darini Conradi, 22-02-2019 - 01:49

A Importância do Fluxo de Caixa

No dia a dia de uma empresa é fundamental ter uma organização financeira. Pois, se o dono do negócio olhar apenas para o dinheiro das vendas, sem olhar os gastos que vem pela frente, ele pode ter uma visão errada da situação da empresa, fazendo com que a realidade fique escondida. Nesse caso é importante entender o que é o fluxo de caixa e como ele pode ajudar em seus negócios, conseguindo identificar pontos que precisam ser melhorados.

Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial indispensável para a gestão financeira de qualquer negócio, independente do tamanho da empresa ou área de atuação. É o movimento de entradas e saídas do dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que paga e o que recebe, que resulta no saldo final do caixa.
Através disso você saberá se seu saldo é positivo ou negativo, se irá precisar recorrer a capital de terceiros como, por exemplo empréstimos, para ter capital de giro e conseguir cobrir a escassez do fluxo de caixa. 

Para ter um bom controle, é necessário registrar todos os detalhes de ganhos e gastos, no caso receitas e despesas, e com isso ter uma visão diária, semanal ou mensal, através dos relatórios.

A partir destes dados, você terá informações necessárias para as tomadas de decisões, isso irá ajudar no controle e na organização do seu negócio.

  • As entradas no caixa geralmente são: Dinheiro pago pelos clientes por serviços ou produtos fornecidos, podendo ser a prazo, a vista, duplicatas, cartões, cheques e também podendo ser por ganhos nos fundos investidos. 
  • As saídas são geralmente: Gastos para manter o negócio, como folha de pagamento, aluguel, energia, fornecedores, impostos, internet, entre outros, podendo ter também pagamento de juros, compra de ativos fixos. 

Para ter um controle melhor do fluxo de caixa você pode realizar por meio de Demonstrativo de Fluxo de Caixa, permitindo saber o que ocorreu em um período específico. Ele aponta onde os recursos da empresa foram aplicados e qual sua origem, possibilitando uma melhor gestão do dinheiro e evitando desvios.

E qual seria o objetivo dessa ferramenta? 
Apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, para aplicações ou eventuais gastos.

Quais os benefícios e vantagens? 
Elaborando o fluxo de caixa o empresário terá uma visão do presente e do futuro, podendo antecipar algumas decisões importantes, como redução de despesas, planejamento de investimentos, verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações, planejamento de empréstimos, negociações com fornecedores, descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira, e também controlar as entradas e saídas em um período determinado. 

Para finalizar não misture contas pessoais com as contas empresariais.

Para um bom equilíbrio no fluxo de caixa é recomendado identificar os riscos e se preparar com antecedência. Independente de como você controle, tenha em mente que é preciso a total realidade nos registros, tendo isso a sua empresa dará um grande passo para manter as finanças em ordem.