Certificado Digital, entenda o que é e quais são os tipos

É um arquivo eletrônico (ou  cartão A3) que identifica quem é seu titular, seja ele pessoa física e ou Jurídica.

Postado por Laércio Bunzen, 11-02-2020 - 10:00

Certificado Digital, entenda o que é e quais são os tipos

Certificado Digital: 
É um arquivo eletrônico (ou  cartão A3) que identifica quem é seu titular, seja ele pessoa física e ou Jurídica. Seu principal benefício é realizar assinaturas digitais, identificando o titular, atestando a autenticidade da operação e confirmando a integridade do documento assinado, tudo o que for feito por meio do certificado tem validade jurídica, similar a sua assinatura de próprio punho, só que do mundo virtual. 

Em resumo, é um “Documento Eletrônico de Identidade”, como exemplo, quando se vai realizar uma transação de forma presencial, costuma-se solicitar um documento que comprove sua identidade, porém, na Internet, como as transações são feitas eletronicamente o Certificado Digital surge como forma de garantir a identidade das partes envolvidas. Os tipos de certificados mais comuns são o A1 e o A3.

 

Diferença entre o tipos de Certificados Digitais A1 e A3

 

Certificado Digital A1

O certificado do tipo A1 é emitido diretamente no computador, pode ser armazenado em seu navegador de internet ou na nuvem, este tipo de certificado possibilita que seja feita cópias de segurança e posteriormente a instalação em outros computadores. Pode ser acessado de qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo, com total segurança e com muita praticidade.
Validade: O prazo de validade desse tipo de Certificado é de 1 ano.

Vantagens:

  • Flexibilidade. Pode ser utilizado em mais de um computador ao mesmo tempo, bastando copiar o arquivo para o computador desejado; Por exemplo: pode ser utilizado ao mesmo tempo na sua empresa e no escritório contábil.
  • Permite ser feito backup do certificado, ou seja, se formatar o computador, você não perde o arquivo;
  • Não corre o risco de queimar;
  • Agilidade no momento de assinar documentos, já que não depende de dispositivos externos, como leitor de cartão por exemplo;
  • Facilidade na instalação; Não requer instalação de leitores.

Desvantagens:

  • Período de validade é de apenas 1 ano, devendo assim, renovar anualmente;
  • Apesar de pouca diferença, o valor no final das contas acaba se tornando mais caro;

 

Certificado Digital A3

O certificado do tipo A3 pode ser armazenado em um dispositivo criptográfico, que pode ser um cartão inteligente (necessita de uma leitora), token, ambos protegidos por senha e uma alta camada de criptografia.
Validade: O prazo de validade desse tipo de certificado varia entre 1 até 3 anos.

Vantagens:

  • Comodidade. Renovação a cada 3 anos;
  • Valor se torna mais barato;

Desvantagens:

  • Por ser disponibilizado em forma de cartão, qualquer pessoa pode facilmente furtar o cartão ou algum funcionário de má fé que tenha a senha pode facilmente levar o certificado para casa e utilizá-lo em nome da empresa;
  • Por ser utilizado leitores USB podem ocorrer falhas de reconhecimento do mesmo no computador e com isso não reconhecer o certificado no momento da autenticação ocorrendo erro nas validação.
  • Pode ser facilmente queimado devido a oscilações de energia elétrica, que ocorrem, afetando assim a voltagem nas portas USB e ocasionando perda total do cartão; Neste caso, não há como pedir segunda via, o único jeito é comprar outro.
  • Requer digitar a senha sempre que uma assinatura é solicitada, não sendo possível o armazenamento da mesma, por outro lado, algumas empresas consideram isso uma vantagem.


O tipo de certificado digital a ser escolhido depende muito do sistema ou aplicação onde o mesmo será utilizado, agora que você já conhece os tipos de certificado digital, suas vantagens e desvantagens, poderá escolher o que melhor se adapta a sua necessidade e da sua empresa.