Inventário de Estoque

As empresas que são optantes pelo regime do Simples Nacional tem a obrigação de entregar para a Receita, anualmente, os seus inventários de estoques.

Postado por Michel Rheinheimer, 13-01-2020 - 11:21

Inventário de Estoque

A palavra "inventário" pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é empregada. No âmbito empresarial, um Inventário de Estoque consiste no documento que elucida o estoque da empresa em um determinado período. Sendo assim, no inventário de estoque de uma empresa vão figurar os produtos contidos no estoque, e seus respectivos custos e quantidades, perfazendo um valor total, que é o valor total do estoque da empresa, naquele período.

As empresas que são optantes pelo regime do Simples Nacional tem a obrigação de entregar para a Receita, anualmente, os seus inventários de estoques. Já as empresas do Regime Normal de tributação, enquadradas no Lucro Real, estas têm a obrigação de entregar o inventário para a Receita a cada três meses.

Em se tratando de controle de estoque dentro de uma empresa, é possível se dizer que existem praticamente duas realidades:
 
- A primeira, são de empresas que não controlam o estoque metodicamente, sendo assim, para gerar o inventário é necessário realizar todo o levantamento físico do estoque, para a elaboração. 

- A segunda, são de empresas que controlam o estoque metodicamente, através de um sistema ERP, tendo assim a informação em tempo real do estoque, atualizado. Nestas empresas, a geração do inventário é bem mais simples, pois os saldos já estão corretos, não sendo necessário realizar todo o levantamento, que é a etapa mais demorada.

A elaboração de um inventário de estoque fica bem mais facilitada através de um sistema ERP. 
Em muitos deles, é possível fazer um levantamento físico dos produtos de forma bastante ágil, através da bipagem do código de barras dos produtos, tornando bastante reduzido o tempo necessário para a contagem física dos produtos. 

Além disso, estes inventários ficam armazenados no sistema ERP, para eventuais consultas sendo possível também gerar o inventário em arquivo formato "txt", ou em outros formatos, para ser importado em sistemas contábeis.

O sistema de gestão da tryideas, o tryerp, permite uma geração facilitada do inventário de estoque de quem o utiliza.

Se você busca um ERP com essa funcionalidade, entre em contato conosco ou acesse nosso site e saiba mais:

www.tryideas.com.br