Já fez o backup dos seus dados hoje?

Segundo um relatório de uma grande empresa de segurança de dados, todos os anos 6% dos computadores sofrem perda de dados, muitas vezes irreparável.

Postado por Márcio Hoff, 04-11-2019 - 09:16

Já fez o backup dos seus dados hoje?

Em um mundo cada vez mais digital a segurança de dados é um assunto em alta, mas na prática pouco é feito. 

Nosso trabalho, documentos, registros, planejamentos, agenda e até nossas lembranças estão, quase sempre, guardados em hardwares e computadores. 

Segundo um relatório de uma grande empresa de segurança de dados, todos os anos 6% dos computadores sofrem perda de dados, muitas vezes irreparável. Só no último ano mais de 62 milhões de usuários sofreram algum tipo de perda, roubo ou sequestro de dados.

Uma pesquisa divulgada por um dos maiores fornecedores de equipamentos do mundo aponta que 3 em cada 4 executivos consideram a segurança e cópias de dados um assunto de extrema importância, mas reconhecem que o tema não recebe a devida atenção. No Brasil apenas 9% das empresas adotam medidas de proteção contra perda de dados. 

O custo da falta de políticas de backup é altíssimo. Estima-se que no ano passado empresas brasileiras perderam mais de R$ 4,6 bilhões decorrentes de perda de dados, sendo que as micro e pequenas empresas lideraram essas perdas. O tempo médio de inatividade até o restabelecimento dos trabalhos em empresas que perderam dados foi de 34 horas, isso quando recuperados.

Perdas de dados podem ser causados por fatores internos ou externos. Os principais são:

Falhas humanas como remoção acidental de arquivos, desinstalação de componentes e softwares ou acidentes que causam danos aos equipamentos; 

  • Problemas com hardware;
  • Vírus ou malwares, que podem roubar, sequestrar, corromper ou apagar dados;
  • Problemas elétricos;
  • Roubo de equipamentos;
  • Problemas naturais como vendavais, inundações, etc.

Você já imaginou como seria perder seus dados de uma hora para outra?
Você teria um backup para recorrer em um incidente destes?

Uma simples cópia de segurança dos dados e das informações essenciais pode evitar a paralisação das atividades da empresa, tempo perdido, atrasos, desperdício de recursos, retrabalho e queda na produtividade.

Sem contar o risco de multas e penalidades.

Manter uma rotina de cópia de segurança dos dados importantes da sua empresa é uma forma preventiva de evitar custos e dor de cabeça. Recuperar dados nem sempre é possível e normalmente custa caro.

Por isso, previna-se e adote uma política de backup dos seus dados importantes.