Vantagem competitiva: O que é, tipos e como garantir para o seu negócio

Postado por equipe tryideas, 09-08-2022 - 09:56

Vantagem competitiva: O que é, tipos e como garantir para o seu negócio

No mercado atual, ter uma vantagem competitiva é um grande desafio, mas que vale o investimento. De fato, existem muitas empresas em todos os nichos conhecidos, por isso se destacar, mesmo que minimamente, faz muita diferença. E olha que pequenos detalhes contam muito para um bom resultado. Seu negócio possui uma vantagem competitiva? Neste conteúdo, vamos explicar do que se trata, os tipos e como garantir uma para sua empresa. Confira!

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O que é vantagem competitiva?

 

Existem diversas maneiras de se definir “vantagem competitiva”, mas nenhuma é tão enxuta quanto a seguinte: é o que faz os consumidores preferirem sua marca em detrimento das demais.

Ou seja, mesmo ficar lado a lado com os concorrentes não é um problema para uma empresa com diferencial, pois ela tem algo que as demais não têm, o que elimina boa parte da concorrência por si só.

Embora a vantagem competitiva ficou por muito tempo atrelada à tecnologia, hoje sabe-se que existem vários pontos que podem virar o jogo.
 

Quais são os tipos de vantagem competitiva?

 

Às vezes o diferencial de um negócio é a forma de atendimento; em outras ocasiões, a vantagem vem pelo modelo de negócio da empresa; mas, via de regra, o baixo custo é o principal deles — por isso todas as empresas visam cortar custos. 

Vamos explorar os tipos de vantagem a seguir:

 

Baixo custo

O baixo custo é um daqueles exemplos que não têm a ver com desenvolvimento tecnológico puro e simplesmente. Aqui, são empregados meios de diminuir os custos sem impactar no produto ou serviço final da empresa.

A principal maneira de cortar custos é mapear os gastos da empresa, visando entender o fluxo de dinheiro do negócio.

Esse autoconhecimento favorece a diminuição dos gastos, assim como ajuda a encontrar novas alternativas viáveis para se ter os mesmos bens e serviços por preços mais em conta.

 

Produto com diferenciais

Produtos com diferenciais também são ótimos para criar vantagem competitiva. No entanto, é necessário investir em tecnologias para alcançar resultados palpáveis — e que tragam sucesso.

No fim das contas, não existe nicho de atuação “saturado”: todas as áreas carecem de ideias e novos produtos, mesmo que com pequenas modificações.

 

Humanização no atendimento

O atendimento é um dos pontos mais importantes para as empresas. O motivo disso é seu poder de fidelizar clientes — além da capacidade de difundir o nome da marca.

Humanizar o atendimento tem diversos significados: sempre ouvir o cliente; evitar usar robôs de atendimento; retornar emails o quanto antes; e assim por diante.

Em resumo, um atendimento humanizado trabalha o acolhimento do cliente, assim como resolve o problema que ele possui.

 

Produtos exclusivos

Os produtos com diferenciais são aqueles que parecem com os demais, mas trazem um “algo a mais”. Já os exclusivos têm fortes características próprias, além de só serem obtidos a partir de uma marca.

A grande vantagem dos exclusivos é que só podem ser comprados de sua empresa, dado que nenhuma outra marca vende o mesmo produto.

No início, trabalhar com exclusivos pode ser difícil, pois os produtos precisam da validação do mercado. 

Uma vez quebrado esse obstáculo, o potencial de retorno é incalculável.

 

Benefícios irresistíveis

Se sua empresa trabalha com os mesmos produtos que seus concorrentes, é hora de planejar benefícios irresistíveis.

Um caso de sucesso para te inspirar é o Mercado Livre: a plataforma percebeu que os clientes adoravam o famoso “frete grátis”, e rapidamente adotou uma estratégia agressiva para eliminar o preço do frete.

Hoje, o Mercado Livre tem como diferencial as entregas no mesmo dia do pedido, um benefício realmente irresistível para os apressadinhos.


 

Como implementar uma vantagem para seu negócio?

 

Agora que você já entendeu o que é uma vantagem competitiva e como ela se expressa, separamos uma seção apenas para te ajudar a encontrar um diferencial para sua empresa.

Leia com bastante atenção:

 

Conheça seu cliente

É seu cliente quem paga as contas da empresa, e ele não faz isso porque é um bom samaritano, mas sim por causa de uma troca com benefícios para ele. Ele te dá o dinheiro, você entrega o produto.

No entanto, como otimizar essa troca para que ambos ganhem ainda mais? Simples: conhecendo as necessidades que ele possui — e descobrindo formas de solucioná-las.

 

Estude o mercado

O mercado sempre está em constante mudança, apresentando toneladas de oportunidades e ameaças para seu negócio.

Estudar o mercado significa ficar por dentro das tendências, assim como analisar os arredores da sua empresa e demais atividades que possam trazer benefícios para o negócio.

 

Análise da concorrência

A concorrência faz parte do mercado, tendo um papel importante na hora de elaborar sua vantagem competitiva.

Em resumo, é através da análise da concorrência que as ideias de diferenciais vão surgir. 

Lembre-se da máxima para se motivar: não existe concorrência para empresas que trabalham com ótimos diferenciais competitivos.

 

Usufrua dos recursos da empresa

Mapear os recursos da empresa é uma das atividades mais importantes para desenvolver uma vantagem competitiva.

Embora os recursos financeiros sejam de grande importância, é a parte humana do negócio quem vai realmente desenvolver o diferencial. Portanto, releia as competências dos colaboradores e veja se algum deles tem potencial para inovar.

Sem dúvidas você ficará surpreso com o potencial de sua equipe!

 

Incentive as equipes

Um dos principais recursos das empresas são as equipes que trabalham nela. No entanto, para aproveitar os colaboradores, é importante que o comprometimento e a motivação estejam bem altos.

Existem várias maneiras de motivar equipes: oferecendo bonificações por resultados, incentivos para educação continuada e assim por diante.

No aspecto da vantagem competitiva, ideias precisam ser discutidas e levadas a sério.

 

Invista em ferramentas

Por fim, uma ótima forma de alcançar uma vantagem competitiva é através do investimento em ferramentas que melhorem o dia a dia da empresa.

Uma das mais comuns, por exemplo, são os softwares de gestão, como o da Tryideas.

Com uma ferramenta dessas, seus colaboradores conseguiram ser mais produtivos, além de melhorar a relação com o cliente.

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