KPI, em inglês, Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de performance.

Quando lemos isso, dá a entender que é algo complexo, mas é mais simples do que você imagina.

Postado por Sidenei Steinbach, 21-07-2017 - 10:06

O que são KPI’s e por que elas são importantes para sua empresa

Pense assim, o seu carro possui um painel, com velocímetro, e alguns indicadores como nível do combustível, temperatura do motor e quilometragem. Essas são as KPI’s dos automóveis. Alguns modelos mais tecnológicos possuem ainda computador de bordo, com várias informações a respeito do veículo. E eles informam ao condutor como está a saúde do veículo.

Se for apenas uma baixa de combustível, podemos tomar a decisão de parar para abastecer, de uma forma que não comprometa o restante do percurso.

Se for algo mais crítico, como um aumento súbito da temperatura do motor, podemos chamar um mecânico para resolver antes que comprometa a integridade de todo o conjunto.

Agora, aplicando esse conceito na sua empresa. Quais seriam as KPI’s que apresentam a saúde do seu negócio? Quais são as informações diárias que você precisa para conseguir tomar decisões? E principalmente, quão complexo é você conseguir essas informações? Você consegue, com poucos cliques, consultar cada uma dessas KPI’s que você pensou?

Abaixo cito algumas KPI’s que se aplicam a uma loja ou comércio em geral:

Número de vendas por dia, ticket médio de venda, contas a receber nos próximos dias, contas a pagar nos próximos dias, inadimplência, margem real de lucro, saldos em conta, entre outros.

Esses indicadores servem como um termômetro do seu negócio, e se você os acompanhar, pode tomar decisões com mais clareza, de forma a prevenir algum problema futuro, ou até mesmo encontrar nelas, oportunidades de crescimento e novos produtos.