A importância do planejamento e controle de produção (PCP) na logística

Postado por equipe tryideas, 29-12-2022 - 08:19

A importância do planejamento e controle de produção (PCP) na logística

A logística é uma parte fundamental no andamento da produção. Ela envolve desde o recebimento de um pedido até a entrega ao cliente, passando por todos os processos produtivos. Para funcionar, precisa de planejamento estratégico, para que o fluxo de trabalho seja suave e funcional. Esse planejamento é representado pela sigla PCP (Planejamento e Controle de Produção). A metodologia está presente em todas as fases da produção, como a chegada da matéria prima, a produção, atendimento ao cliente e entrega. Continue lendo este artigo para entender melhor o que é, como funciona e as vantagens do PCP. Assim, você pode adaptar a técnica ao seu negócio e passar a usar também.

1

Definição do PCP

 

É um sistema de gestão que rege toda a sequência de operações na indústria. O PCP organiza as demandas e monitora a execução delas no nível operacional. É um método padronizado e normalmente utiliza um ERP para automatizar os procedimentos.

Dentre muitas outras coisas, define quais e quantos produtos devem ser fabricados de forma que a demanda seja atendida com o mínimo possível de custos, sem sacrificar a capacidade de produção.

O PCP também foi concebido para que melhore a comunicação entre a gestão e a parte operacional, que é importante para o funcionamento adequado da produção, além de manter a empresa competitiva no mercado.

 

Os pilares e funcionamento do PCP

 

Como é responsável pela coordenação dos processos produtivos, envolve os planos definidos no nível estratégico, tático e operacional. Eles estabelecem as estimativas de produção e vendas, considerando a disponibilidade de recursos produtivos e financeiros.

O sistema de Planejamento, Controle e Produção, que impacta todas áreas do negócio, como política de estoque e reposição, vendas e atendimento, se apóia em três bases que você vai conhecer agora:

 

Planejamento

 

É a definição de cada exigência que vai ser atendida pelo nível operacional. Também nessa fase é estabelecido como e quando os bens serão produzidos.

 

Programação

 

Define os recursos que serão aplicados em cada etapa, desde o começo do processo produtivo até a conclusão. A programação leva em conta a capacidade de produção do negócio: recursos físicos, financeiros e humanos.

 

Controle

 

É o monitoramento da execução das atividades planejadas. Isso pode ser feito pela coleta de dados por meio de pesquisas de opinião e feedbacks do setor operacional. As informações são importantes para que a gestão enxergue quais são os acertos e quais são os erros, para que as estratégias possam ser melhoradas ou mantidas.

O controle também se preocupa com outros aspectos, como layout da fábrica e automatização de certos processos.

 

Vantagens do PCP

 

Agora é hora de ressaltar os benefícios que a organização pode obter se implantar o PCP. Confira:

 

Integração dos departamentos

 

Quando a comunicação entre os diferentes setores não é boa, operando de forma separada, as deficiências começam a aparecer, surgindo entraves e impasses. Um exemplo é quando o vendedor efetua a venda sem saber se o produto está disponível no estoque. Isso gera demora e provavelmente atraso na entrega, fazendo com que o cliente fique insatisfeito.

O PCP deve atuar na prevenção desses problemas. Mas isso só é possível se todas as áreas trabalharem em conjunto. O sistema concentra as informações e dá a todos os setores acesso a elas.

 

Acompanhamento da produção

 

Não é uma tarefa fácil monitorar todo o processo de produção. Por isso, é importantíssimo um controle bem planejado sobre todos os setores. O PCP permite o acompanhamento das atividades desenvolvidas, bem como a eficiência da comunicação entre elas.

 

Apoio à tomada de decisão

 

Os dados resultantes do PCP vão estar sempre disponíveis para consulta, o que promove o bom andamento do fluxo de trabalho, identificação de gargalos e falhas. Ou seja, as decisões serão tomadas com base em números, o que estabelece o que deve ser feito com precisão.

 

Resultados finais mais relevantes

 

As organizações que adotam o PCP conseguem melhores resultados finais, porque identificam mais rápido os pontos fortes e fracos do processo produtivo e providenciam a solução em ordem de prioridade.

 

Custos reduzidos

 

Com o sistema, os gestores conseguem dosar melhor os recursos, fazendo com que o estoque contenha o necessário para a produção e a venda, evitando desperdícios e produtos parados, o que significa dinheiro parado.

 

Compatibilidade entre produção e vendas

 

Como dissemos, o PCP promove a conexão entre todos os setores. Mas a ligação entre produção e vendas merece atenção especial, para evitar a venda de um produto inexistente. O Planejamento permite à empresa saber exatamente o que existe no estoque, o que terá que produzir e o que está faltando.

 

Sistematização do processo produtivo

 

Produção sistematizada significa um trabalho com normas, padrões e organização. Esse é o objetivo do controle de produção, trazendo agilidade, segurança, qualidade, previsibilidade e velocidade .

 

Previsão de demanda

 

É uma ação importante que o PCP proporciona, pois ajuda a empresa a saber quando precisa de cada produto, o que é bom para os setores de vendas, estoque, produção e logística.

A previsão de demanda é feita com base em dados históricos que revelam os produtos mais vendidos, a matéria-prima mais consumida e o estoque mínimo de cada item. Com essas informações, a gestão dimensiona a produção e verifica a disponibilidade dos materiais e recursos humanos.

 

Utilização do ERP 

 

O PCP perde a eficiência se um ERP (sistema de gestão de recursos empresariais) não for usado para gerenciar as informações. É um software modular que se encaixa perfeitamente na ideia do PCP: interligar e monitorar os processos de produção.

A tecnologia existe para otimizar a produção da organização, automatizar rotinas burocráticas e fornecer mais controle para a gestão. O ERP permite uma visão ampla de toda a cadeia de produção e uma análise detalhada dos processos, desde a chegada da matéria-prima até a finalização do produto. 

 

Os sistemas ERP, geralmente, dispõem dos seguintes recursos:

 

  • gestão de de plano de produção e os respectivos prazos;

  • criação e consulta de métricas;

  • administração do estoque;

  • informações que orientam a compra de insumos;

  • gestão de clientes e fornecedores.

 

No geral, a ideia do PCP é otimizar a qualidade e ampliar o volume de produção ao mesmo tempo. A importância do Planejamento também se nota pela redução de custos, tornando a logística suave e funcional.

Outras Publicações

A importância da pró-atividade na comunicação com os seus clientes
Uma característica primordial para a manutenção de uma carteira de clientes é sem dúvida, a manutenção ...
Leia Mais
Já fez o backup dos seus dados hoje?
Segundo um relatório de uma grande empresa de segurança de dados, todos os anos 6% dos computadores sofrem p...
Leia Mais
Aprenda o que é e como elaborar um bom relatório gerencial
A ausência de dados sobre a saúde financeira da empresa leva muitas vezes o gestor a não elaborar um bom re...
Leia Mais
Lucro x receita x caixa: saiba quais são as diferenças dentro da gestão financeira
No mundo das finanças, é muito comum ouvir as palavras “lucro”, “receita” e “caixa”. Porém, nem...
Leia Mais
Controle de estoque: o que é, para que serve, tipos e como fazer
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes da gestão de um negócio. Embora à primeira vi...
Leia Mais