Buscando Vantagem Competitiva Internamente

Postado por equipe tryideas, 25-10-2022 - 10:48

Buscando Vantagem Competitiva Internamente

Uma vantagem competitiva nada mais é do que um elemento que somente sua empresa tem, normalmente associado a benefícios, que são integralmente e unicamente usufruídos por ela. Ou seja, mesmo que haja concorrentes no mesmo setor, somente seu negócio trabalha de um certo modo, ou então oferece um determinado produto — o que te diferencia dos demais, de modo positivo. Dito isto, você sabia que é possível buscar vantagem competitiva internamente? Na verdade, com a grande produção de informações, hoje, mais do que nunca, isso é viável. Neste conteúdo vamos te mostrar como fazer isso!

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Identificando uma vantagem competitiva

 

Antes de mais nada, como você identifica uma vantagem competitiva? Embora seja uma pergunta bastante simples para alguns, pode ser uma verdadeira charada para outros.

Isso acontece porque nem sempre é fácil destacar uma vantagem do seu negócio. Muitas vezes os empreendedores, ocupados com seus intermináveis afazeres, pouco analisam o mercado de que fazem parte.

Se você é um desses empreendedores, faça o seguinte exercício: pare por um momento e se pergunte sobre o motivo de seus clientes preferirem sua empresa, ao invés de comprar nos concorrentes. Se você encontrou uma resposta, muito provavelmente ela é sua vantagem competitiva!

Em geral, a vantagem de um negócio pode ser algo bastante simples, como um pós-venda agradável ou um atendimento personalizado, focado no cliente.

Posto isso, vamos às 4 questões da vantagem competitiva de um negócio.

 

As 4 questões principais da vantagem competitiva

 

Se você não encontrou uma resposta satisfatória à pergunta da seção passada, com certeza está com diversas dúvidas sobre vantagem competitiva. Visando te ajudar neste momento, separamos 4 questões que vão te guiar até seu diferencial.

Analise-as com bastante atenção.

 

Seu produto é raro?

 

Seu negócio vende um produto que é facilmente encontrado nas redondezas? Se a resposta for “não”, então você está mais próximo de entender seu diferencial competitivo.

Mesmo que o produto vendido por você seja abundante na internet ou em cidades vizinhas, o fato de não haver na região em que você reside é uma grande vantagem. Afinal, mesmo com o crescimento do e-commerce, os consumidores ainda preferem comprar em lojas, e ter um produto raro ajuda a atrair clientes.

Para ter certeza de que esse é seu diferencial no mercado, faça um estudo sobre os produtos comercializados nas lojas próximas a você.

 

O produto entrega muito valor?

 

Outro ponto importante é a quantidade de valor que seu produto entrega. Cuidado, valor é diferente de preço: o valor é todo efeito que seu produto proporciona ao cliente, enquanto preço é o dinheiro despendido para adquirir o produto.

Embora valor e preço tendem a andar juntos, muitas vezes eles não estão equilibrados.

A regra é clara: quanto mais valor seu produto entrega (mais problema soluciona), mais barato os consumidores tendem a vê-lo. Isso acontece porque tanto o valor quanto o preço são relativos; para entender isso, basta pensar no preço de um copo de água: na cidade, tem um preço normal; no deserto, pode valer mais que ouro!

 

Ele é facilmente imitável?

 

Um problema sério dos produtos é a imitação. Afinal, a tecnologia e a industrialização chegaram a um patamar realmente alto: qualquer produto pode ser imitado com o mínimo esforço.

O problema de se ter um produto de fácil imitação é, como você deve imaginar, o crescimento rápido dos concorrentes. Esse é um problema comum no mundo dos software: como as tecnologias são “grátis”, qualquer pessoa com um manual e um pouco de vontade desenvolve um produto viável.

Embora a tecnologia seja imitável, a cultura organizacional, o atendimento e dezenas de outros aspectos de sua empresa não o são — dado que são intangíveis.

 

Seu “jeito de fazer” é um diferencial?

 

Por fim, como mencionamos na seção anterior, existem diversas coisas que não são imitáveis, onde podemos incluir o “jeito de fazer”.

Nos perdoe pela linguagem pouco precisa, mas “jeito de fazer” resume muito bem o que queremos dizer: às vezes sua padaria tem o melhor pão da cidade porque você esquenta o forno a uma certa temperatura; ou então seus clientes preferem seu negócio por causa do acolhimento que você proporciona.

O mesmo vale para as ações de liderança, ou então o jeito como seus colaboradores organizam os documentos importantes. Embora sejam detalhes do dia a dia, no fim das contas tudo isso faz muita diferença.

 

Locais para se procurar por vantagem competitiva internamente

 

Agora que entendemos a teoria por trás do diferencial competitivo, vamos explorar algumas maneiras de se procurar vantagem competitiva internamente. Muitas vezes ela está bem na sua frente, esperando para ser percebida.

 

Colaboradores

 

Uma empresa é a soma de todos os seus colaboradores. Por isso é certo dizer que toda vantagem competitiva, de uma forma ou de outra, advém dos funcionários.

Faça uma releitura nos currículos de seus colaboradores; você pode ter diamantes preciosos em suas mãos sem saber.

 

Dados gerados durante o dia a dia

 

Aproveite tudo que sua empresa gerar durante as operações para criar relatórios detalhados. Com eles você notará padrões seja nas vendas, seja no comportamento do consumidor.

O grande valor dos métodos de machine learning está no fato de conseguirem analisar dezenas de gráficos ao mesmo tempo — e simultaneamente.

 

Relatórios de marketing

 

O marketing é uma parte vital de todo negócio. É através dele que as empresas se expandem, descobrem novos mercados, conseguem métricas dos consumidores e assim por diante.

Em outras palavras, os relatórios de marketing são verdadeiras minas de ouro para quem está buscando vantagem competitiva internamente, dada a precisão e riqueza das informações contidas neles.

 

Clientes fidelizados

 

Por fim, aproveite seus clientes fidelizados, aqueles que sempre compram de você — e ajudam no marketing “boca a boca” de seu negócio.

Como essas pessoas realmente gostam de sua empresa, muitas vezes estão dispostas a oferecer conselhos, sugestões e críticas que são valiosas para o crescimento de sua marca.

Para organizar esse mundo de informações, jamais abra mão de um bom software de gestão.

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