Como desenvolver a criatividade e inovação nas empresas?
Para muitas pessoas, essas duas palavras significam a mesma coisa. Mas não são, muito embora criatividade e inovação tenham uma forte relação. Ambas precisam existir em uma empresa, para que assim consigam encontrar um diferencial frente à concorrência. Empresas como o Google e outras gigantes da tecnologia se preocupam muito em estimular a inovação nos colaboradores. Algumas fazem questão de produzir ambientes de trabalho descontraídos, horários flexíveis e espaços para descanso, tudo para despertar a criatividade do time. A participação de toda a empresa é fundamental para que tanto a criatividade como a inovação impulsionem a marca. Durante este post, vamos entender a diferença entre elas, por que são importantes e como a gestão deve aguçar essas características. Vamos lá?
Diferenças entre criatividade e inovação
As duas são habilidades mais do que necessárias, não importa o segmento em que uma empresa atua. Mas o fato é que uma característica se liga à outra em uma relação de teoria e de prática.
Criatividade se trata de ter ideias, de juntar conceitos diferentes e transformá-los em algo único, inédito e útil. A pessoa criativa pensa e consegue enxergar maneiras de resolver problemas, propondo soluções interessantes. Porém, o fato de alguém ser criativo não significa que é, necessariamente, inovador.
Inovar é pôr em prática a ideia que o indivíduo criativo teve. É fazer acontecer a novidade. E, da mesma maneira que alguém criativo nem sempre é inovador, nem sempre alguém que inova é criativo. O desejável é que a empresa possua os dois atributos: que pense em algo novo e também põe para funcionar.
O desenvolvimento e a aplicação de uma nova tecnologia é um bom exemplo de como a criatividade e a inovação se relacionam. O Bluetooth, tecnologia de transmissão de dados de curto alcance, começou a ser desenvolvido no final da década de 90 e ganhou muitas utilidades anos depois.
A criação dessa tecnologia sem dúvida foi um marco criativo e, por isso, hoje temos fones de ouvido, notebooks, smartphones, alto-falantes e uma série de outros equipamentos. Aí entrou a inovação, ou seja, a criatividade em ação.
Por que a inovação e a criatividade são importantes
Muito embora planejamento, estratégia e metodologia sejam importantes na condução de um negócio, inovar também é preciso. Pelo menos no mercado de hoje, não dá para ser muito previsível, mantendo sempre a mesma maneira de trabalhar. O diferencial sempre é bem-vindo, porque a concorrência é grande.
Para obter vantagem competitiva e se destacar, é importante fugir do que a maioria segue. Criatividade e inovação são requisitos para os profissionais de todas as áreas atualmente. Com elas, o time encontra soluções para problemas de qualquer ordem, seja com fornecedores ou com clientes - internos e externos. Assim, o impacto é positivo na comunicação e na produtividade da equipe, bem como na experiência do cliente.
De forma geral, a criatividade e a inovação podem aumentar o nível de competitividade da marca, ajudar a resolver conflitos e aprimorar o relacionamento com os clientes. Elas ainda fazem com que os processos internos da organização sejam mais adaptáveis, o que suaviza a relação e eleva a colaboração entre os funcionários. Dessa maneira, os objetivos e metas estabelecidos são atingidos mais facilmente.
Agora que você já entendeu por que a criatividade e a inovação são tão importantes, que tal descobrir como desenvolver essas aptidões na sua empresa?
Incentivando a criatividade e a inovação
Como em qualquer mudança, é preciso comprometimento e vontade de aceitar novas práticas. Não é uma tarefa tão simples, mas com a cooperação de todos, é mais fácil. Em primeiro lugar, a comunicação entre gestão e colaboradores precisa funcionar. Os últimos precisam entender que a gestão deseja ouvir e apoiar as ideias da equipe.
Ou seja, é preciso que a liderança tome a iniciativa de manter as linhas de comunicação abertas. Nesse processo, é interessante apresentar casos de sucesso do nicho em que a empresa atua, incentivar ideias e sugestões, mesmo que pequenas. O clima deve ser positivo, para que todos se sintam estimulados a oferecer suas opiniões.
A inovação começa na estimulação de novas ideias e mostrando que a empresa está interessada na criatividade de cada um. Apostar em palestras, treinamentos e outras formas de incentivo também é positivo.
Os colaboradores também precisam de tempo para pensar em soluções inovadoras. Quando eles têm uma rotina muito apertada, o foco vai todo para o trabalho que estão realizando no momento e não sobra espaço para a produtividade intelectual. Um exemplo é o Google, que incentiva todos os funcionários a dedicar 20% do seu tempo para desenvolver novas ideias.
O empreendedor precisará reformular várias partes da organização. O objetivo é que a equipe se sinta estimulada a criar. E não há maneira melhor de manter a equipe estimulada do que a recompensando. Estamos falando de incentivo financeiro, reconhecimento ou premiação, para que eles se mantenham interessados em contribuir com novidades.
Como já dito, inovar é colocar em prática as ideias geradas pela criatividade. Obviamente, nem sempre vai ser viável executar todos os novos conceitos, mas a gestão precisa se esforçar de verdade para encontrar as melhores ideias e usá-las para inovar. Confira algumas dicas para estimular a criatividade:
Organize treinamentos
As melhores práticas durante os treinamentos são a associação de ideias, o brainstorming, o mapa mental e a inversão de hipóteses. Se você nunca ministrou esses exercícios, procure fazê-los de maneira mais leve, contando com um profissional da área.
Valorize as novas ideias
A equipe não pode se sentir julgada ao expor o que pensa. Não deve achar que será punida ou menosprezada, mesmo que sejam ideias inicialmente descabidas. Isso vai estimular as pessoas a trazerem novas perspectivas, as quais certamente melhorarão com o passar do tempo. É tudo uma questão de exercitar a criatividade.
Inspire o time
O gestor é o principal agente da valorização das novas ideias. Se ele for pouco ou nada receptivo às ideias criativas, os liderados não vão se sentir à vontade, ou seja, ficarão com medo de sair da abordagem tradicional de trabalho, impedindo que a inovação aconteça. O bom líder precisa saber ouvir.
Dê autonomia
O colaborador não pode se sentir “vigiado” o tempo todo, com um acompanhamento cerrado por parte da gestão. Essa é a microgestão. Nela, o líder exagera no monitoramento das atividades da equipe, acompanhando tudo nos menores detalhes, e isso por uma série de razões particulares.
Esse não é o clima propício para a inovação e nem para a criatividade. O time precisa sentir que tem autonomia para pensar e trazer novas ideias além de perceber que pode executar suas atividades com mais individualidade sem sofrer represálias.
Então, estimular a criatividade e a inovação é uma maneira de criar melhores colaboradores, futuros líderes e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação entre os clientes internos e externos, fazendo com que a empresa também evolua.