Como desenvolver a criatividade e inovação nas empresas?

Postado por equipe tryideas, 23-02-2023 - 08:26

Como desenvolver a criatividade e inovação nas empresas?

Para muitas pessoas, essas duas palavras significam a mesma coisa. Mas não são, muito embora criatividade e inovação tenham uma forte relação. Ambas precisam existir em uma empresa, para que assim consigam encontrar um diferencial frente à concorrência. Empresas como o Google e outras gigantes da tecnologia se preocupam muito em estimular a inovação nos colaboradores. Algumas fazem questão de produzir ambientes de trabalho descontraídos, horários flexíveis e espaços para descanso, tudo para despertar a criatividade do time. A participação de toda a empresa é fundamental para que tanto a criatividade como a inovação impulsionem a marca. Durante este post, vamos entender a diferença entre elas, por que são importantes e como a gestão deve aguçar essas características. Vamos lá?

1

Diferenças entre criatividade e inovação

 

As duas são habilidades mais do que necessárias, não importa o segmento em que uma empresa atua. Mas o fato é que uma característica se liga à outra em uma relação de teoria e de prática. 

Criatividade se trata de ter ideias, de juntar conceitos diferentes e transformá-los em algo único, inédito e útil. A pessoa criativa pensa e consegue enxergar maneiras de resolver problemas, propondo soluções interessantes. Porém, o fato de alguém ser criativo não significa que é, necessariamente, inovador.

Inovar é pôr em prática a ideia que o indivíduo criativo teve. É fazer acontecer a novidade. E, da mesma maneira que alguém criativo nem sempre é inovador, nem sempre alguém que inova é criativo. O desejável é que a empresa possua os dois atributos: que pense em algo novo e também põe para funcionar.

O desenvolvimento e a aplicação de uma nova tecnologia é um bom exemplo de como a criatividade e a inovação se relacionam. O Bluetooth, tecnologia de transmissão de dados de curto alcance, começou a ser desenvolvido no final da década de 90 e ganhou muitas utilidades anos depois.

A criação dessa tecnologia sem dúvida foi um marco criativo e, por isso, hoje temos fones de ouvido, notebooks, smartphones, alto-falantes e uma série de outros equipamentos. Aí entrou a inovação, ou seja, a criatividade em ação.

 

Por que a inovação e a criatividade são importantes

 

Muito embora planejamento, estratégia e metodologia sejam importantes na condução de um negócio, inovar também é preciso. Pelo menos no mercado de hoje, não dá para ser muito previsível, mantendo sempre a mesma maneira de trabalhar. O diferencial sempre é bem-vindo, porque a concorrência é grande.

Para obter vantagem competitiva e se destacar, é importante fugir do que a maioria segue. Criatividade e inovação são requisitos para os profissionais de todas as áreas atualmente. Com elas, o time encontra soluções para problemas de qualquer ordem, seja com fornecedores ou com clientes - internos e externos. Assim, o impacto é positivo na comunicação e na produtividade da equipe, bem como na experiência do cliente. 

De forma geral, a criatividade e a inovação podem aumentar o nível de competitividade da marca, ajudar a resolver conflitos e aprimorar o relacionamento com os clientes. Elas ainda fazem com que os processos internos da organização sejam mais adaptáveis, o que suaviza a relação e eleva a colaboração entre os funcionários. Dessa maneira, os objetivos e metas estabelecidos são atingidos mais facilmente.

Agora que você já entendeu por que a criatividade e a inovação são tão importantes, que tal descobrir como desenvolver essas aptidões na sua empresa?

 

Incentivando a criatividade e a inovação

 

Como em qualquer mudança, é preciso comprometimento e vontade de aceitar novas práticas. Não é uma tarefa tão simples, mas com a cooperação de todos, é mais fácil. Em primeiro lugar, a comunicação entre gestão e colaboradores precisa funcionar. Os últimos precisam entender que a gestão deseja ouvir e apoiar as ideias da equipe.

Ou seja, é preciso que a liderança tome a iniciativa de manter as linhas de comunicação abertas. Nesse processo, é interessante apresentar casos de sucesso do nicho em que a empresa atua, incentivar ideias e sugestões, mesmo que pequenas. O clima deve ser positivo, para que todos se sintam estimulados a oferecer suas opiniões.

A inovação começa na estimulação de novas ideias e mostrando que a empresa está interessada na criatividade de cada um. Apostar em palestras, treinamentos e outras formas de incentivo também é positivo.

Os colaboradores também precisam de tempo para pensar em soluções inovadoras. Quando eles têm uma rotina muito apertada, o foco vai todo para o trabalho que estão realizando no momento e não sobra espaço para a produtividade intelectual. Um exemplo é o Google, que incentiva todos os funcionários a dedicar 20% do seu tempo para desenvolver novas ideias. 

O empreendedor precisará reformular várias partes da organização. O objetivo é que a equipe se sinta estimulada a criar. E não há maneira melhor de manter a equipe estimulada do que a recompensando. Estamos falando de incentivo financeiro, reconhecimento ou premiação, para que eles se mantenham interessados em contribuir com novidades. 

Como já dito, inovar é colocar em prática as ideias geradas pela criatividade. Obviamente, nem sempre vai ser viável executar todos os novos conceitos, mas a gestão precisa se esforçar de verdade para encontrar as melhores ideias e usá-las para inovar. Confira algumas dicas para estimular a criatividade:

 

Organize treinamentos

 

As melhores práticas durante os treinamentos são a associação de ideias, o brainstorming, o mapa mental e a inversão de hipóteses. Se você nunca ministrou esses exercícios, procure fazê-los de maneira mais leve, contando com um profissional da área.

 

Valorize as novas ideias

 

A equipe não pode se sentir julgada ao expor o que pensa. Não deve achar que será punida ou menosprezada, mesmo que sejam ideias inicialmente descabidas. Isso vai estimular as pessoas a trazerem novas perspectivas, as quais certamente melhorarão com o passar do tempo. É tudo uma questão de exercitar a criatividade.

 

Inspire o time

 

O gestor é o principal agente da valorização das novas ideias. Se ele for pouco ou nada receptivo às ideias criativas, os liderados não vão se sentir à vontade, ou seja, ficarão com medo de sair da abordagem tradicional de trabalho, impedindo que a inovação aconteça. O bom líder precisa saber ouvir.

 

Dê autonomia

 

O colaborador não pode se sentir “vigiado” o tempo todo, com um acompanhamento cerrado por parte da gestão. Essa é a microgestão. Nela, o líder exagera no monitoramento das atividades da equipe, acompanhando tudo nos menores detalhes, e isso por uma série de razões particulares.

Esse não é o clima propício para a inovação e nem para a criatividade. O time precisa sentir que tem autonomia para pensar e trazer novas ideias além de perceber que pode executar suas atividades com mais individualidade sem sofrer represálias.

Então, estimular a criatividade e a inovação é uma maneira de criar melhores colaboradores, futuros líderes e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação entre os clientes internos e externos, fazendo com que a empresa também evolua.

 

Outras Publicações

O que são KPI’s e por que elas são importantes para sua empresa
Quando lemos isso, dá a entender que é algo complexo, mas é mais simples do que você imagina....
Leia Mais
Organização do Tempo: Qualidade, Produtividade e Saúde
Hoje em dia, o que mais se vê são pessoas cheias de coisas para fazer, sem saber por onde começar....
Leia Mais
8 dicas de gestão financeira empresarial para um 2021 melhor
Apesar de a pandemia ainda estar em curso, não é momento de ficar parado, afinal ninguém quer perder o seu ...
Leia Mais
O que é planejamento tributário?
Para entender mais sobre o que é planejamento tributário, tipos existentes, dentre outros pontos, continue a...
Leia Mais
Logística 4.0: o que é
Graças às mudanças da transformação digital nos negócios, surgiu a logística 4.0, um movimento que mexe...
Leia Mais