Como fazer o planejamento financeiro empresarial?

Postado por Gabriel Walter , 07-07-2023 - 11:25

Como fazer o planejamento financeiro empresarial?

Manter a saúde financeira da sua empresa é o melhor caminho para obter lucro, mas para ter esse equilíbrio, é importante contar com um planejamento financeiro empresarial. A partir desse artigo, é possível acompanhar os resultados, cortar gastos ou até identificar oportunidades de investimento.

1

O planejamento financeiro auxilia os gestores a trazer uma maior visibilidade tanto em relação aos custos como também ao caixa que entra. Ou seja, ele auxilia diretamente na criação de um planejamento estratégico.

A tomada de decisões também acaba sendo outro ponto beneficiado e otimizado quando se faz uso de um planejamento financeiro empresarial bem estruturado. Afinal, você saberá exatamente qual o momento da sua empresa e a situação financeira que ela se encontra.

Para que você entenda como fazer um planejamento financeiro empresarial do zero, preparamos esse guia completo sobre o assunto para tirar as principais dúvidas. Continue a leitura para entender!

 

 O que é planejamento financeiro empresarial?

 

O planejamento financeiro é um documento que lista todos os custos fixos, variáveis, movimentações financeiras previstas e outras informações sobre as contas de uma empresa. Através desta ferramenta, é possível calcular fluxo de caixa, lucro, ponto de equilíbrio, ROI e outros indicadores importantes que todo gestor precisa acompanhar.

Um levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou que a falência de empresas saltou 80% nos últimos dois anos. Esse número é puxado especialmente por microempresas, mas, também por companhias de médio porte, que saltaram 270% no intervalo analisado pela instituição financeira.

O controle de contas é um dos principais motivos para empresas falirem no Brasil – ou entrarem em recuperação judicial. Por essa razão, ter um planejamento financeiro empresarial estruturado, organizado e atualizado todos os meses é a chave para ter eficiência.

Ao realizar esse documento, será possível ter uma visão mais clara de todos o setor financeiro, trazendo ainda bons insights sobre oportunidades de negócio, aumento da competitividade no mercado e possibilidade de maior investimento em inovação.

 

Como montar um planejamento financeiro empresarial?

 

É importante ter em mente que o planejamento financeiro empresarial precisa estar alinhado com o propósito da empresa. E o motivo é que ainda tem empresas que não alinham suas metas com a situação do caixa.

Por exemplo: imagine que uma indústria decida aumentar a produção em 200% de um determinado produto. Essa mesma empresa não vai ampliar o quadro de funcionários e nem trocar os equipamentos por outros mais ágeis. Como essa meta será obtida se os planos financeiros não contribuírem?

A situação ainda poderá se agravar caso a empresa decida gastar esse capital com outras iniciativas e contar que o aumento dos custos de produção será revertido em vendas . Portanto, essa situação sinaliza uma falta de planejamento e pode apresentar problemas futuros.

Outro ponto que é importante ter em mente, é que o setor financeiro da empresa será o pilar das contas, mas não o único responsável. É necessário ter uma integração entre todas as áreas, para que um desgaste financeiro não seja percebido no caixa da empresa.

 

Diferentes metodologias para montar um planejamento financeiro empresarial

 

  • Propor metas financeiras, tanto de economia, controle ou até corte de gastos;

  • Segmentar as metas em períodos mais curtos: para atingir a meta anual, quais ações precisam ser feitas em cada semestre? E quais precisam ser feitas mensalmente para atingir as de seis meses?

  • Listar os custos fixos e variáveis;

  • Envolver as lideranças de todos os times: do marketing ao RH, é importante que todas as equipes fiquem cientes da situação financeira, dos objetivos e de como alcançá-las;

  • Evitar desperdícios;

  • Entender as sazonalidades do seu negócio e use elas ao seu favor;

  • Definir os principais indicadores financeiros e não os perca de vista: ROI, margem de lucro, ponto de equilíbrio e margem de contribuição;

  • Deixar sempre um valor de reserva para caso haja algum imprevisto que estava fora dos planos;

  • Criar uma planilha e mapear tudo o que entra ou sai do seu caixa.

 

Dicas para criar um bom planejamento financeiro para a sua empresa

 

Mesmo com um passo a passo em mãos, as empresas ainda encontram dificuldades na hora de realizar os seus planejamentos financeiros empresariais. Pensando nisso, a tryideas reuniu dicas para quem deseja garantir uma saúde financeira para prosperar o lucro sempre. Confira!

 

1. Seja realista

Criar metas financeiras é fundamental, mas é necessário ser realista. Entender o momento do mercado, da empresa e até mesmo analisar aspectos macroeconômicos é importante, até mesmo para saber a situação dos clientes.

Com metas realistas, é possível traçar cenários de crescimento mais palpáveis para alcançar no médio e longo prazo.

 

2. Mapeie seus gastos

A sua empresa não pode enfrentar o problema de ter “mais mês do que dinheiro”. Mapeie todos os seus gastos e faça um orçamento empresarial, de modo que tenha um controle de todas as despesas e saídas.

Com isso, será possível entender os respectivos impactos e ter dados mais concretos para a execução de um planejamento mais assertivo no próximo período.

 

3. Crie uma reserva de emergência

Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer, mas dá para se organizar financeiramente para deixar um dinheiro guardado caso surja alguma situação esporádica. A empresa deve sempre ter uma reserva de emergência para evitar possíveis problemas financeiros, seja com fornecedores, clientes ou até com o fisco.

Um exemplo de situações esporádicas foi a recente crise ocasionada pela Pandemia do Coronavírus, que fez com que muitas empresas gastassem suas reservas para fechar as contas no azul.

 

4. Invista em tecnologia

Sistemas de gestão existem  para facilitar a rotina das empresas e tornar o planejamento financeiro empresarial uma realidade. Um ERP, por exemplo, tem o papel de controlar as contas, mapear os custos fixos e variáveis, e também a entrada e saída de dinheiro do caixa. Esse processo ocorre de maneira automatizada, permitindo ainda diversos benefícios.

Com um sistema ERP, a sua empresa pode não só mapear os indicadores financeiros, mas também colocá-los em prática e de maneira prática, intuitiva e sem comprometer a agilidade do seu negócio.

Além disso, um ERP  é capaz de oferecer uma interface fácil e dashboards intuitivos para que você faça o acompanhamento em tempo real das suas contas, descubra gargalos e mais problemas que podem comprometer a lucratividade.

 

A tryideas trabalha com sistemas de gestão para empresas de diferentes tamanhos e com várias funcionalidades. Com mais de 14 anos de mercado, atuamos para otimizar todos os processos da sua empresa.

Para conhecer mais sobre o nosso software e todas as suas vantagens, entre em contato agora mesmo com os nossos consultores.

 

Outras Publicações

Organização do Tempo: Qualidade, Produtividade e Saúde
Hoje em dia, o que mais se vê são pessoas cheias de coisas para fazer, sem saber por onde começar....
Leia Mais
Geração de boletos através de Cobrança Online: o que é, como funciona, e suas vantagens
A emissão de boletos é uma necessidade para praticamente toda empresa. É um dos meios de cobrança mais pop...
Leia Mais
A importância do Capital de Giro
Toda empresa pode passar por momentos de queda nas vendas, sazonalidade, despesas imprevistas ou crises relaci...
Leia Mais
A pressa nossa de cada dia
Será que temos a capacitação para gerenciar essa pressa de forma equilibrada de maneira a não provocar efe...
Leia Mais
A importância de um cadastro de clientes
Em um mercado onde cada dia a concorrência é mais acirrada, algumas ações diferenciadas na gestão podem c...
Leia Mais