Controle de estoque na contabilidade: saiba como ele pode ajudar sua empresa

Postado por equipe tryideas, 17-10-2022 - 02:12

Controle de estoque na contabilidade: saiba como ele pode ajudar sua empresa

Neste artigo, entenderemos o que é e quais são os métodos de controle e avaliação de estoque. As empresas vivem em um ambiente de extrema competição. O mercado atual obriga que a gestão seja ágil nas tomadas de decisões e mantenha os seus processos maximizados em termos de produtividade, rentabilidade, qualidade e disponibilidade. Dentre as diversas áreas de uma empresa, há o “estoque”, que, a princípio, nos parece ser apenas um local de armazenamento de produtos e materiais. A gestão eficaz do estoque é hoje um ponto estratégico para a empresa, haja vista que a falta de controle poderá resultar em grandes prejuízos ou afetar a disponibilidade dos produtos acabados, o que seria muito ruim para os negócios.

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Controle e avaliação de estoque

 

O controle dos estoques merece grande atenção, pois ele é estratégico em qualquer empresa. Com um controle eficiente do estoque, a empresa consegue reduzir custos e, com isso, ser mais competitiva no mercado em que atua.

 

Como mensurar o estoque? 

 

Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido; dos dois, o menor.

 

  • O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais.

  • Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios, deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.


 

Quais são os critérios de valoração do estoque? 

 

Existem alguns critérios ou “métodos de controle”, como são comumente chamados. Os métodos mais comuns utilizados no Brasil são: 

 

  • Custo médio (móvel e fixo);  

  • PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai);  

  • UEPS (último que entra, primeiro que sai);  

  • Custo específico;  

  • Método do varejo. 

 

Neste artigo destacaremos os três primeiros critérios: custo médio, PEPS e UEPS.

O controle de estoque é uma atividade essencial para a empresa. Controlar de forma eficaz o que entra e o que sai do estoque permite à empresa uma melhor administração tanto das compras como das vendas, evitando gastos desnecessários, pois:  

 

  • Evita fraudes e desvios;

  • Evita gastos desnecessários na compra de mercadorias e produtos que ainda se tenha em estoque;  

  • Mantém a quantidade de matéria-prima adequada para atender o planejamento de produção;  

  • Mantém a quantidade de produtos para venda, conforme estratégia e posicionamento da empresa no mercado, evitando atrasos e perda de clientes;  

  • Entre outros aspectos.

 

Método PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai)

 

Nesse método, as baixas do estoque são efetuadas pelo custo mais antigo, ou seja, o estoque é baixado, à medida em que ocorram as vendas, pelo custo que ocorreu primeiro.

Em períodos de alta dos preços, o PEPS pode resultar em maiores estoques finais e lucro também maior.

 

Método UEPS (Último que entra, primeiro que sai) 

 

Nesse método, as baixas do estoque são efetuadas pelo custo mais recente, ou seja, o estoque é baixado, à medida que ocorram as vendas, pelo custo que ocorreu por último. 

No método UEPS, o custo dos itens vendidos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados (comprados ou produzidos, e assim, os preços mais recentes).

Atenção: o UEPS praticamente não é utilizado no Brasil, pois não é autorizado pela legislação fiscal brasileira. Como este método prevê primeiro a venda dos bens que entraram por último no estoque, consequentemente, o preço destes bens tende a ser maior em comparação com os demais existentes no ativo das entidades.

Diante disso, o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), seria maior, e o estoque final menor. Por consequência, o resultado do período ficaria subavaliado na apuração da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE). Por esta razão, o Regulamento de Imposto de Renda não permite a sua adoção para fins fiscais/contábeis nas empresas brasileiras. 

Em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão, o UEPS é utilizado.

 

Método do custo médio

 

Este método, é usado amplamente e baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. Ele prevê a média dos valores constantes no estoque com base nas unidades que serão vendidas. Desta maneira, é possível analisar o preço médio do período e aplicar o mesmo durante a apuração dos custos de venda. O método prevê duas modalidades: 

 

  • Custo médio ponderado móvel; 

  • Custo médio ponderado fixo.

 

Custo dos produtos vendidos

 

O custo dos produtos vendidos “representa o quanto custou, para a empresa, as mercadorias ou os produtos que foram vendidos em determinado período”. O custo dos produtos vendidos é uma informação importante para a apuração do resultado da empresa, que, periodicamente, elabora a sua Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

A DRE é um relatório contábil que apresenta o resultado da empresa (lucro ou prejuízo) através do confronto entre receitas, custos e despesas que ocorreram em um determinado período. Cabe ressaltar que os custos que são lançados na DRE são aqueles pertencentes exclusivamente aos produtos que foram vendidos no período.

Neste artigo, verificamos o motivo de se ter um controle de estoques adequado, entendemos os critérios PEPS, UEPS e custo médio, bem como verificamos o conceito de custo dos produtos vendidos e a sua aplicação para obtenção do resultado do exercício. 

 

Dicas Importantes:

  • O método aceito pela Receita Federal é o PEPS, veja que este modelo é o que apresenta o maior resultado, e, quanto maior o resultado mais a receita federal arrecada. OBS: A receita aceita outros métodos contábeis, esse não é o único,  mas os métodos que diminuem o lucro podem ser questionados.

  • O método de custo médio, em período inflacionário, sempre será um valor intermediário em comparação com os demais métodos.

  • Quando for calculado o valor do CMV, não interessa o preço de venda e sim o preço de compra (custo de aquisição).

  • Os métodos somente apresentam resultados diferentes em períodos inflacionários ou deflacionários, pois a base de cálculo é o preço de compra do produto.

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