Giro de estoque: o que é, como fazer e como calcular

Postado por equipe tryideas, 23-09-2022 - 08:40

Giro de estoque: o que é, como fazer e como calcular

Quando um produto não é vendido, o comércio tem prejuízo. Afinal, o estoque tem valor. Se ele está parado, quer dizer que o dinheiro está parado. E um dos principais motivos que fazem os produtos ficarem muito tempo no estoque antes de serem vendidos é não calcular adequadamente o giro do estoque. Não dar atenção ao giro do estoque pode dar prejuízo financeiro e à imagem da empresa. O resultado pode ser mercadorias encalhadas, estoque desorganizado, sem registros de entrada e saída, produtos em falta, falta de cumprimento das entregas etc. Para evitar estes e outros problemas, é fundamental entender o que é o giro de estoque, como determiná-lo e porque isso é importante. Veja a partir de agora!

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O que é o giro de estoque?

 

Giro de estoque (GE) é uma medida que mostra a velocidade com que ele é renovado, após ter sido todo vendido. O GE revela o tempo médio que um produto permanece no seu estoque até sair da prateleira.

Também conhecido como rotatividade de estoque, serve para dar ao gestor uma noção de quanto tempo está sendo necessário para transformar os ativos em lucro, ou em termos simples, revela o desempenho quanto a fazer dinheiro.

O cálculo do GE é uma das ferramentas mais importantes no que se refere a controle de inventário, seja de periodicidade anual ou mensal. É indicada para qualquer quantidade e tipo de produtos, sendo útil para estabelecer equilíbrio com o volume de vendas.

Saber com precisão de quanto em quanto tempo fazer novos pedidos evita uma série de problemas para você e seus fornecedores.Você não faz pedidos desnecessários para produtos que saem pouco e evita ficar sem estoque daqueles que vendem rápido.  

Agora vamos conhecer a fórmula para encontrarmos o valor do giro do estoque.

 

Como calcular o GE?

 

A rotatividade de estoque não deve ser um número baseado no “achômetro”. Pelo contrário, precisa ser um resultado matemático. Esta é a fórmula:

 

GE = total de vendas / volume médio do estoque

 

O resultado indica o número de vezes em que sua empresa precisa repor o estoque por causa das vendas. Quanto maior o resultado, mais rápido você está vendendo. Para exemplificar, imagine que em um ano, o total de vendas de um produto foi de R$ 100 mil, sendo que você costuma manter um estoque médio de R$ 50 mil.

Para descobrir o giro do estoque, é só dividir os R$ 100 mil por R$ 50 mil e o resultado é 2. Ou seja, você “gira” o estoque 2 vezes por ano. 

Além disso, você também pode determinar matematicamente o Tempo Médio de permanência do estoque. A fórmula é:

 

Tempo Médio= número de dias do período / giro do estoque

 

Se você considerar o período de cálculo de 1 ano, então o tempo médio se calcula com 365 dias dividido por 2, que é o giro do estoque. O resultado é 182,5, ou seja, o total de dias que a loja leva para renovar o estoque.

Assim, o cenário mais favorável é um alto giro de estoque. Geralmente ele indica que as vendas estão indo bem. O produto não fica ultrapassado na prateleira, o que é bom para quem trabalha com perecíveis. Também é importante na questão armazenamento: com um bom giro, o estoque não permanece muito, o que economiza espaço, ajudando no orçamento da empresa.

Com um estoque menor, o risco de perda em caso de incêndios, roubos ou sinistros é menor. Isso impacta positivamente no caixa da loja.

 

Como melhorar o giro de estoque?

 

As dicas a seguir ajudam a manter um estoque do tamanho ideal e sempre dentro da validade. Mas é bom lembrar que você também precisa ter cuidados no armazenamento dos produtos, para não acelerar a deterioração.

 

Separe os produtos em categorias

 

Classificar os produtos é a medida mais importante para administrar o estoque, qualquer que seja a operação. Uma maneira é usar a curva ABC. É um método que organiza os produtos com base no que representam no total das vendas.

Como sugestão, você pode distribuir em três categorias, desse jeito: 

 

A: produtos com maior saída, geralmente responsáveis por até 80% das vendas;

B: produtos com um volume intermediário de saída, com até 15% das vendas;

C: produtos com pouca saída, representando até 5% das vendas. 

 

Assim, os produtos são separados de acordo com o quanto vende. Por isso, na hora de fazer as compras, já se sabe o que não pode faltar e o que pode esperar mais um pouco.

 

Lembre-se das datas sazonais

 

Nessas épocas, o volume de vendas pode sofrer mudanças para cima ou para baixo. As datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães, por exemplo, podem aumentar o volume de certos produtos e não podem ser tratadas como dias comuns. Por isso, não deixe faltar os produtos relacionados. Se você seguir o método ABC, vai conseguir ter mais controle sobre o que deve ser comprado com mais urgência e evita sobras e prejuízos.

 

Treine os colaboradores

 

Todos os colaboradores precisam estar envolvidos na missão de aumentar o giro de estoque. Promova treinamentos constantes para que melhorem as habilidades de venda. Você também pode se aprimorar, investindo em capacitações de gestão e ferramentas para melhorar a comunicação entre os setores, para que entrem em sincronia.

 

Acompanhe as vendas

 

Embora o período mais comum para o cálculo do giro do estoque seja o ano, pequenas medições podem ser feitas com frequência maior. Acompanhe o volume de vendas e compare com as compras que você tem feito. O estoque precisa ser alinhado com a demanda, mas procure distinguir se as saídas por se tratar do produto normalmente mais procurado ou se é por uma circunstância especial, como uma data comemorativa.

 

Automatize

 

Usar um sistema pensado para o setor de estoque é imprescindível. É algo que ajuda a garantir um alto giro. Ele começa por um bom controle de estoque, com um software capaz de realizar as operações de baixa automática, unidades de medida, controle de pedidos de compra, localização do item no estoque e outros recursos. Investir no gerenciamento automatizado do estoque é garantir qualidade, já que ajuda a diminuir os erros e é, também, economizar tempo e dinheiro.

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