Novo certificado digital na nuvem

Postado por Laércio Bunzen, 14-03-2020 - 11:08

Novo certificado digital na nuvem

O certificado digital, conhecido por autenticar transações no meio eletrônico com validade jurídica e total segurança, agora, também pode ser armazenado na nuvem e com validade de até cinco anos.

O certificado digital, conhecido por autenticar transações no meio eletrônico com validade jurídica e total segurança, agora, também pode ser armazenado na nuvem e com validade de até cinco anos.

Além de ser tão seguro quanto os demais certificados digitais, ele dispensa a necessidade do uso de mídias criptográficas, permitindo entre outros diferenciais, sua utilização em múltiplos computadores e facilidade de uso, podendo ser acessado de forma rápida, segura e de qualquer lugar, proporcionando ao titular mobilidade e praticidade, ele é disponível com as validades de 12, 36 e 60 meses. A possibilidade de poder gerenciar o ciclo de validade do certificado e rastrear em qual dispositivo foi utilizado também são diferenciais. Também é possível redefinir a senha, acompanhar a validade, entre outros detalhes importantes. 

Computação em nuvem e certificado digital

O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica para pessoas e empresas, facilitando diversos processos burocráticos. Mas para começar a entender como funciona o certificado digital na nuvem, vamos falar um pouco sobre o que é “nuvem”.

A “nuvem” nada mais é do que um conjunto de servidores de alta capacidade, alocados em qualquer lugar do mundo, conectados e acessados pela Internet. Através de conexão de internet, o usuário pode acessar seus aplicativos e documentos remotamente, de onde estiver.

Minimizando problemas com certificado digital na nuvem 

Tradicionalmente, um certificado digital pode ser instalado em um smartcard. Ele é um cartão semelhante aos cartões bancários, com um chip criptográfico. Também é possível estar em formato de token, dispositivo parecido com um pendrive, mas que tem mais camadas de segurança.

Ao usá-lo, podem aparecer problemas como permissão de acesso negado ou falta de compatibilidade entre sistemas e outros pequenos obstáculos tecnológicos. Além disso, certificados digitais armazenados em smartcards ou token estão sujeitos a perdas, danos físicos, roubos e desgastes que podem dificultar ou mesmo inviabilizar sua utilização.

Acessando o certificado digital na nuvem

Os certificados utilizados ficam armazenados em um servidor, de altíssima segurança, com um código PIN de acesso individual para cada um dos certificados ali armazenados. Os certificados, dessa forma, são acessíveis mesmo fora do ambiente da empresa, aumentando a mobilidade dos profissionais que muitas vezes precisam assinar documentos à distância.

Essa tecnologia pode ser integrada a qualquer sistema, sem a necessidade de distribuição e instalação de drivers. O certificado tem compatibilidade com diversos dispositivos, inclusive celulares e tablets, que antes não conseguiam assinar digitalmente. Pode-se ainda adicionar outros mecanismos de autenticação, como autorização por código gerado ou recebido no celular do assinante. 


Principais Características

Mobilidade

O Certificado na nuvem, é principalmente, ideal para quem assina grandes volumes de documentos e que portanto precisa ter a tecnologia disponível a qualquer hora sem ter que carregar consigo mídias. Para utilizá-lo, é necessário apenas que o usuário tenha acesso a uma conexão de internet. 

Por estar na nuvem, o titular pode usá-lo sempre que necessário, ele pode ser acessado através de qualquer dispositivo (Computadores, tablets, smartphones entre outros), conectado à internet, ele acessa o certificado e pode dar andamento ao processo em questão e o melhor, sem instalar drivers ou realizar atualizações. Dessa forma, o usuário dispensa a preocupação de levar o smartcard ou o token consigo em viagens, reuniões, etc.


Maior Segurança

Para os usuários, que são temerosos em relação à segurança do armazenamento na nuvem, este modelo de certificado fica alocado tipicamente em datacenters de altíssima segurança, e com rígido controle de acesso, que são capaz de guardar os registros de suas operações, podendo ser consultado pelo próprio titular, conferindo uma segurança e controle inexistentes no certificado tradicional. 

Além do mais, tem duplo fator de autenticação, além da senha PIN, o acesso ao certificado é controlado também por um código de token, por meio de um aplicativo que é configurado em seu smartphone. Assim como ocorre nos aplicativos de banco.  

Redução de custos

As empresas de todos os segmentos podem se beneficiar com esse novo modelo da tecnologia, principalmente aquelas que possuem colaboradores circulando entre diferentes filiais, a empresa ganha em agilidade, menor necessidade de suporte e economia na implantação de certificação.

Além disso, utilizar o certificado digital na nuvem também ajuda a reduzir custos com equipamentos, não sendo necessário investir em leitores de cartão e outros dispositivos auxiliares, devido a facilidade de acesso e utilização, reduz a necessidade de apoio de equipes de T.I.

Para concluir, o certificado digital em nuvem é mais uma ferramenta importante na era do computação em nuvem, onde realizar tarefas rotineiras com simplicidade e agilidade já é uma realidade ao alcance de todos. 

Outras Publicações

CT-e OS e sua obrigatoriedade, um novo documento fiscal.
Mais um ano está para se iniciar e já temos em vista uma nova obrigatoriedade se aproximando dos...
Leia Mais
Obrigatoriedade da Nota Fiscal de Produtor eletrônica: NFP-e, no Paraná
A NFP-e, Nota Fiscal de Produtor eletrônica, é um documento que é emitido e armazenado eletronicamente. Ass...
Leia Mais
O que é MDF-e ?(Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais)
A tecnologia já chegou para as empresas que lidam com transportes. Graças à transformação digital, grande...
Leia Mais
O que é CTe? (Conhecimento de Transporte Eletrônico)
O transporte de cargas brasileiro exige vários documentos às transportadoras e uma dessas exigências é jus...
Leia Mais
Simples Nacional: Desvendando o Regime Tributário para Micro e Pequenas Empresas
O Simples Nacional é um regime tributário especial que desempenha um papel fundamental no cenário fiscal do...
Leia Mais