Valor para o cliente e valor do cliente

Postado por equipe tryideas, 08-11-2022 - 02:56

Valor para o cliente e valor do cliente

Quando vamos ao supermercado e escolhemos um produto, automaticamente nos perguntamos “qual o valor deste item”. É justamente o uso das palavras “valor” e “preço” como sinônimas que causa problemas na hora de diferenciá-las, posteriormente. Para uma empresa, separar valor e preço é um dos principais meios para elaborar estratégias bem-sucedidas, ainda mais quando falamos em lançamento de novos produtos. Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre esse assunto. Continue lendo!

1

O que é valor?

 

O valor, ao contrário do senso comum, é uma métrica subjetiva e que precisa de contexto para ser definida. E isso é facilmente entendido através de um exemplo clássico: o homem no deserto.

Imagine que um homem esteja no deserto, morrendo de sede, e que carregue consigo uma coroa de ouro cravejada de diamantes. Se um andarilho aparecesse oferecendo-lhe uma jarra de água fresca, o homem trocaria a coroa com bastante alegria.

Mas, como você deve imaginar, uma coroa dessa natureza vale milhões de litros de água; porque o homem aceitou a troca? Simples: para ele, naquele contexto, a água trazia mais benefícios do que a coroa.
 

Qual o significado de “gerar valor”?

 

Gostou do exemplo anterior? Nesta seção, vamos trabalhar outra história para exemplificar a geração de valor, mas nosso personagem será um eletricista.

Durante a reforma de uma casa, um eletricista foi contratado para tratar das instalações elétricas. Porém, ele notou que faltavam ferramentas para o bom andamento da obra, por isso entrou em contato com duas lojas de ferramentas.

Ambas ofereceram-lhe dois pacotes de produtos, de mesmo preço, diferindo no brinde: a primeira enviaria um rolo de fita veda-rosca (para encanamentos), enquanto a segunda um rolo de fita isolante (ideal para serviços elétricos).

Mesmo na situação hipotética de a fita veda-rosca ser mais cara que a fita isolante, sem dúvidas ele sairia ganhando se escolhesse a fita isolante, pois ela seria realmente útil em seu contexto.

Assim, a segunda empresa gerou mais valor para o eletricista, por isso tende a ser a melhor escolha para ele.
 

Quais as diferenças entre valor e preço?

 

Como você já deve ter percebido, preço é quanto o cliente paga por um produto ou serviço, enquanto valor é o quanto aquele produto ou serviço ajuda-o em suas demandas e interesses.

A Apple é uma marca que entende a diferença entre esses conceitos: ao colocar uma assinatura nos e-mails enviados pelos dispositivos Apple, ela conseguiu criar um novo “grupo” de pessoas, fazendo com que os consumidores que almejavam por pertencer a esse grupo pagassem muito mais por seus produtos.

Aliás, vale lembrar que o consumidor pode pagar muito por um produto que não oferece valor correspondente ao investimento, desde que ele pense que vale.
 

Como criar valor para o cliente?

 

Criar valor para o cliente não é tão simples quanto diz a teoria. De fato, existem diversos detalhes que não devem ser negligenciados, os quais trataremos nesta seção de nosso conteúdo.

Vamos lá!

 

Defina um público-alvo

 

A primeira regra é que não podemos gerar valor, com um único produto, para diversos públicos. Isso faz todo sentido quando pensamos em produtos específicos, como barbeadores ou desempenadeiras.

Por isso, o primeiro passo é delimitar um público específico para o produto ou serviço oferecido por sua empresa, visando sempre a utilidade dele para essas pessoas.

 

Analise as demandas desse público

 

Após definir o público-alvo, é importante analisar as demandas que ele traz. 

Aqui devemos pensar de forma ampliada, ou seja, não somente nas necessidades específicas, mas também no contexto em que o produto ou serviço está inserido.

Um cliente que busca por desempenadeira também pode querer argamassa, azulejos e assim por diante.

 

Elabore produtos e serviços

 

Com base nas demandas de seu público, você vai criar produtos e serviços que possam gerar valor.

Aqui vale ressaltar a importância da inovação: às vezes condições facilitadas de pagamento, ou itens de brinde, podem fazer diferença na tomada de decisão do cliente.

O segredo é fazer o mesmo de sempre, mas de forma diferente.

 

Estude o impacto de suas soluções

 

Por fim, nem sempre seu produto ou serviço tem os resultados esperados por sua empresa. Nessa hora, é importante entender o que saiu fora dos planos e pensar em estratégias para contornar o problema.

Em algumas situações, pequenas alterações nos itens oferecidos podem ser a solução; em outras, deve-se abandonar o produto e trabalhar no desenvolvimento de outro, levando-se em conta o que foi observado.

O cliente sempre dá o veredito final.
 

Como mensurar o valor do cliente?

 

Mas quanto ao cliente, ele também tem um valor para a empresa? A resposta é: claro que sim!

Um cliente, além de comprar da empresa, também ajuda na expansão da marca, sem contar que é peça fundamental para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

É por isso que todas as empresas buscam fidelizar seus clientes. Vamos aprender sobre o valor do cliente.

 

Calcule o custo de aquisição

 

Para conseguir um cliente, é preciso investir dinheiro. Isso pode ser feito de várias formas, mas geralmente o investimento é em forma de marketing e publicidade.

O custo de novos clientes é calculado da seguinte forma: some todos os custos e todos os clientes; divida o total dos custos pelo total de novos clientes. O número resultante é o valor, em dinheiro, gasto para conseguir um novo cliente.

 

Estude o retorno de cada cliente

 

Um cliente satisfeito tende a comprar novamente de sua empresa. É daí que surgem métricas que mensuram o retorno que os clientes trazem para seu negócio, geralmente ao longo do tempo.

Pegue os dados sobre seus clientes e calcule a média de quantas vezes cada cliente comprou de você, e o valor médio de cada compra. O produto desses números é o retorno esperado de cada novo cliente para sua empresa.

 

Mensure o impacto dos clientes em sua marca

 

Por fim, é possível mensurar quanto cada cliente ajuda na expansão de sua marca, e a forma mais confiável de fazer isso é através de campanhas que premiam indicações de sua empresa.

Ficou clara a diferença entre valor para o cliente e valor do cliente? Conte sempre com os profissionais da Tryideas para alavancar seu negócio!

Outras Publicações

Você é uma parte do Problema ou uma parte da Solução?
O fato é que todos nós temos, cada um, a sua trajetória, porém mais cedo ou mais tarde vamos nos deparar ...
Leia Mais
A importância do Capital de Giro
Toda empresa pode passar por momentos de queda nas vendas, sazonalidade, despesas imprevistas ou crises relaci...
Leia Mais
Como continuar vendendo em tempos de pandemia
A internet e as mídias sociais podem ser a solução para você se reinventar no seu negócio, e mantê-lo gi...
Leia Mais
Como a padronização de processos ajuda na organização das empresas
Adotar um padrão significa fazer modificações na maneira como a organização trabalha em diferentes setore...
Leia Mais
Como formar preço de venda de produtos?
Se você é empreendedor, sabe que formar o preço de venda de produtos não é uma tarefa fácil, uma vez que...
Leia Mais