Mas afinal, o que é NFS-e?
A Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) foi criada para substituir a nota fiscal de papel, trazendo assim mais agilidade e segurança no quesito proteção de dados e extravios

O que é?
A nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e), trata-se de um documento fiscal obrigatório para documentar as prestações de serviços. Deve ser emitida sempre que uma empresa ou profissional autônomo prestar um serviço. Uma NFS-e geralmente é emitida quando se trata de algo intangível ou seja não pode ser tocado ou sentido. Exemplo:
-
A sua empresa contratou a tryideas para instalar um sistema ERP, nesse caso irá ser emitido uma NFS-e, a instalação de um sistema é algo intangível, é um serviço.
Por onde emitir a NFS-e?
Para poder emitir a nota de serviço você tem algumas opções:
-
Pelo sistema da prefeitura- cada cidade costuma ter seu próprio sistema para fazer essa emissão, basta você estar cadastrado nesse sistema e possuir certificado digital, nesse caso é grátis a emissão
-
Caso você seja MEI- você pode emitir por meio do Emissor Nacional de NFS-e, exclusivo para MEIs, também é de graça e não precisa de certificado digital
-
Sistema ERP como por exemplo o da tryideas- é recomendado para quem emite muitas notas fiscais, facilita todo o processo, você tem suporte e muitas outra funcionalidades além de apenas a NFS-e
IMPORTANTE- Basicamente o sistema tryideas somente facilita a emissão, mas ele não emite a nota. A nota é transmitida do seu sistema para o sistema da prefeitura e é ele quem autoriza ou não o documento. Sendo assim é necessário uma integração do sistema de gestão com o sistema emissor da prefeitura do seu município.
Tributações
O principal tributo relacionado a NFS-e é o ISS (Imposto sobre serviço), como a NFS-e trata-se de um documento que muda de um município para o outro, automaticamente a alíquota desse tributo varia não apenas de um município para o outro mas também de um serviço prestado para outro, mas de acordo com a lei Complementar n°116/2003, em seu artigo 8° a alíquota mínima do Imposto sobre serviço de qualquer natureza é de 2%. Alguns outros tributos que podem estar presentes na NFS-e são o imposto de renda retido na fonte, contribuição social sobre o lucro líquido, cofins e muito mais.
Emiti a NFS-e errado e agora?
Caso você emitir a nota fiscal de serviço errado, você pode
-
Cancelar a nota- É importante lembrar que cada cidade tem sua regra então o prazo para fazer o cancelamento da NFS-e varia de acordo com o local que você emitiu, por isso é importante estar de olho.
-
Substituição- caso você perceba algum erro na NFS-e, você pode fazer a substituição dela, nesse caso quando a substituta é autorizada a substituída é cancelada automaticamente pela prefeitura.
Como a tryideas pode te ajudar?
Como citei anteriormente a tryideas não faz a emissão da NFS-e de fato, mas facilita todo esse processo, temos um suporte humanizado, oferecemos treinamento para aprender a utilizar o sistema e muito mais, fale com um de nossos especialistas e saiba mais!