Método PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai

Postado por equipe tryideas, 14-10-2022 - 02:34

Método PEPS: Primeiro que Entra, Primeiro que Sai

No mercado atual não há espaço para errar, sobretudo quando falamos de estoque, que é quem transforma o investimento em lucro para as empresas. Nesse sentido, existem diversas estratégias envolvendo gestão de estoque por aí, desde as mais conservadoras até as revolucionárias e inovadoras. Uma delas é o método PEPS mais tradicional, que tem como principal objetivo vender os lotes que chegaram primeiro ao estoque — evitando preocupações com excesso de produtos. Um ponto importante para ficar atento é a média ponderada móvel, bastante utilizada no PEPS. De fato, comprar um mesmo produto em épocas diferentes causa variação do preço do estoque, e isso precisa ser contabilizado. Neste conteúdo, vamos abordar o método PEPS da forma mais completa possível. Leia todo o material!

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O que é o método PEPS?

 

A sigla PEPS significa Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. Ou seja, os produtos mais antigos do estoque têm preferência pela venda, facilitando na hora de rotacionar e renovar o estoque.

Vamos ver um exemplo: uma empresa comprou 20 produtos a R$ 17; alguns meses depois, comprou mais 30 do mesmo produto ao preço de R$ 15. Se uma ordem de venda de 30 produtos for registrada, ela deve vender os 20 produtos da primeira compra mais 1o da segunda compra.

Ou seja, a primeira compra, que entrou primeiro no estoque, está saindo primeiro, satisfazendo o método PEPS.

 

Onde o PEPS é bastante utilizado?

 

Em resumo, o método PEPS pode ser utilizado em qualquer contexto e para todos os tipos de produtos. Afinal, ele é um modelo de gestão de estoque, não se limitando aos produtos comercializados.

Mas, existem empresas que se adequam melhor ao PEPS, como é o caso de lojas de produtos perecíveis. Como há prazo de validade, os produtos não podem ficar no estoque por muito tempo, e vender os últimos a entrar não é uma boa prática.

Como veremos adiante neste conteúdo, existe o sistema UEPS, que permite ao empreendedor aumentar seu retorno pela inflação natural dos produtos estocados, mas isso só é possível sem o produto não se degradar rapidamente.

 

Quais as vantagens e desvantagens do método PEPS?

 

Como está bem escrito no título desta seção, o método PEPS tem vantagens e desvantagens. Afinal, ele é um método real, e como tal traz benefícios e desafios, ao contrário de métodos idealizados, que não funcionam no mundo real.

Nesta seção, fizemos uma breve análise sobre esse método. Confira!

 

Vantagens

 

De longe, uma das principais vantagens do PEPS é a capacidade de rotacionar produtos no estoque. Ou seja, seu negócio concretiza o lucro sobre transações passadas e permite que novos produtos entrem.

Fora isso, o PEPS também ajuda na hora de organizar o estoque, até porque ele requer uma organização afiada dos produtos em formato serial. Essa necessidade fomenta uma ótima gestão de estoque e todos os benefícios que ela traz.

O PEPS também ajuda na gestão de estoque pois força o uso do método serial, que consiste em registrar todos os produtos por ordem de chegada.

 

Desvantagens

 

Uma das desvantagens é que o tempo até os novos produtos chegarem às prateleiras pode ser grande. Assim, seu negócio corre o risco de vender apenas produtos fora de linha enquanto estoca os novos produtos, diminuindo sua competitividade.

Além disso, para o PEPS funcionar é preciso ter um estoque grande, o que requer gastos envolvendo espaços de estocagem — sem contar seu gerenciamento. 

A gestão dos produtos precisa ser ótima e seguir o modelo serial. Se não for bem feita, o PEPS não funcionará direito pois não se saberá quem foram os primeiros a entrar.

 

Quando utilizar o PEPS?

 

Em resumo, o método PEPS tendem a ser utilizado em duas ocasiões:

  • quando o negócio trabalhar com produtos perecíveis, principalmente os alimentícios, ou quando os itens podem sair de linha rapidamente;

  • quando a empresa quer realizar queima de estoque para aumentar o dinheiro em caixa.

No entanto, ressaltamos que qualquer empresa pode utilizar este método gerencial, pois sua aplicabilidade não se restringe a contextos limitados.

 

Como fazer o cálculo da média ponderada móvel (MPM)?

 

Um caso bastante comum no método PEPS é ficar confuso na hora de calcular a Média Ponderada Móvel, denominada pela sigla MPM.

A média é dita móvel porque seu valor varia de acordo com a entrada de produtos de custo diferentes. A melhor forma de entender isso é através de um exemplo:

Vamos supor as mesmas compras do último exemplo (20 por R$ 17 e 30 por R$ 15), nessa ocasião temos o preço total de : 20 x 17 + 30 x 15 = R$ 790. No total, temos 50 produtos, portanto a MPM é de 790 / 50 = R$ 15,80.

Toda vez que mais produtos forem adicionados devemos atualizar a conta da MPM.

 

Como implantar esse método em seu negócio?

 

Em tese, você precisa de apenas dois requisitos para usufruir do método PEPS, sendo eles: um local de tamanho médio para a estocagem e um sistema de gerenciamento integrado, para facilitar as operações administrativas.

A ideia é que todos os produtos sejam catalogados na hora da chegada, e marcados ou removidos do banco de dados quando saem do depósito. 

Como estamos falando de uma marcação cronológica, é importante trabalhar com numeração crescente — ou que siga uma lógica que facilite sua interpretação.

Se for fazível, o próprio estoque pode estar organizado de acordo com o PEPS, diminuindo as chances de erros na hora do envio.

 

Quais as diferenças entre o PEPS e UEPS?

 

O PEPS significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”; já o UEPS é “Último que Entra, Primeiro que Sai”.

Esse método pode ser adotado para valorizar produtos que ganham valor com a inflação, além de gerar um crédito positivo no final do ano vigente, dada a forma como a Receita calcula o preço do estoque.

Embora seja bastante adotado, ele não é válido para o fisco, por isso deve ser usado com cautela.

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