Self checkout: O que é

Postado por Equipe Tryideas, 05-10-2021 - 02:33

Self checkout: O que é

O self checkout é um recurso tecnológico que facilita o ato de comprar no supermercado muito mais simples e fácil. Essa ferramenta favorece a comodidade da operação, otimizando a experiência de compra.

Fora do Brasil, esse sistema de compras já é um queridinho, tanto é que 85% dos clientes dos Estados Unidos acham o self checkout bem melhor que a fila de atendimento tradicional, conforme dados divulgados no The State of Self-Checkout Experiences.

Além disso, ele também reduz custos da empresa, o que o torna ainda mais interessante. 

Por isso, acompanhe este artigo e saiba o que é, como funciona, benefícios e o que analisar antes de implementá-lo no seu negócio. Boa leitura!


Título da imagem (SEO): Self checkout

Entendendo melhor o que é self checkout 

Na prática, o self checkout é um terminal de autoatendimento, que funciona nos moldes de um caixa de supermercado convencional. A diferença é que, com ele, o próprio cliente é quem seleciona os produtos e passa no código de barras, depois confere o valor total e faz o pagamento. Por fim, o cliente embala suas compras.

Em alguns lugares, aliás, nem existe um terminal de autoatendimento, pois o pagamento é feito via aplicativo do celular, através do leitor de código de barras instalado no aparelho.

Logo, essa inovação é ideal para substituir e modernizar o método de frente de caixa, uma vez que a maioria dos varejos costuma ter filas gigantes para passar os produtos.Assim, evita-se com o self checkout que o cliente perca a paciência e desista de comprar.

Portanto, alinhado ao chamado varejo 4.0, o self checkout se tornou uma dos principais avanços dos processos de compra, capaz de transformar a experiência dos clientes, por meio de um varejo inteligente.

Self Checkout no Brasil

O self checkout ainda está adentrando os supermercados brasileiros, mas até o momento já é bem visto pelos consumidores, que o consideram um método conveniente, principalmente por oferecer uma experiência única no ato da compra.

Junto dessa ferramenta, outras novidades estão atraindo a atenção dos consumidores. De forma geral, eles estão valorizando a integração entre as ferramentas digitais, como pagamento via PIX, pagamentos por QR code e aplicativos das lojas preferidas, onde são enviados ofertas em promoção e novidades.

Como funciona o self checkout

Antes de tudo, é importante destacar que existem diversos tipos de tecnologia self checkout, porém, o terminal de autoatendimento é a mais convencional dessa tecnologia. Ele tem uma estrutura automatizada, parecida com o caixa normal, só que sem a presença do atendente.

O cliente que realizar uma compra por meio desse terminal passa por estas etapas:

  • O consumidor coloca a cesta de compras no terminal de autoatendimento;

  • Os códigos de barras são escaneados e registrados;

  • Um monitor mostra os itens escaneados para que o consumidor veja se está tudo correto;

  • O consumidor fecha a compra e realiza o pagamento através do cartão de crédito ou débito;

  • Por fim, a operação termina com a emissão da NFCe (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica).

Além disso, os monitores do self checkout dispõem de telas intuitivas, fáceis de entender, idealizadas para que o cliente consiga fazer suas compras do início ao fim sem necessidade de outra pessoa.

Apesar de ser viável a diversos formatos de comércios, o self checkout é mais utilizado em supermercados, dado que conta com as ferramentas necessárias para a operação e integração das informações, que são facilmente manipuladas por um sistema de gestão integrada.

Benefícios do self checkout para seu estabelecimento

No momento, o self checkout ainda não é uma tecnologia vista frequentemente nos estabelecimentos, talvez porque muitos empresários desconhecem seus benefícios. Conheça alguns deles a seguir.

Reduz custos operacionais

O autoatendimento é um recurso seguro para diminuir despesas. Imagine implantar três self checkout em um supermercado. 

Assim, basta apenas um supervisor para acompanhar os três pontos de venda. Logo, o custo com mão de obra ganha redução na folha de pagamento.

Melhora o atendimento e diminui o tempo de espera 

O self checkout é perfeito para agilizar o atendimento do cliente, já que é eficaz e rápido.

Dessa forma, a experiência do cliente torna-se agradável e cômoda, uma vez que as filas de atendimento são reduzidas e os clientes ficam mais satisfeitos, sem ter que esperar horas para serem atendidos.

É um ponto positivo para a experiência do cliente

Normalmente, negócios que possuem filas para atendimento, como os supermercados, têm um histórico de demora e estresse. 

Contudo, com o self checkout esse cenário é diferente, pois o tempo do consumidor é respeitado, o que valoriza a experiência individual e ainda retém esse público.

Otimiza o espaço físico

Geralmente, caixas de atendimento convencionais ocupam muito espaço devido às filas que se formam ao redor delas.

Já com o self checkout, você tem a chance de otimizar o espaço físico da loja/supermercado, fazendo um layout das prateleiras mais organizado, sem tantos obstáculos.

O que analisar antes de implementar o self checkout

A tecnologia de self checkout pode ser muito vantajosa para seu estabelecimento, mas ainda assim é necessário analisar com cuidado se ela se adapta a realidade da sua organização, com a própria comunicação da empresa e também com as opções do emirado.

Então, vamos entender o que deve ser analisado antes de implantar essa solução no seu empreendimento.

Demanda do negócio

Veja se o seu negócio tem capacidade para investir nesse momento no self checkout, bem como se esse recurso é uma prioridade para seu negócio e se faz sentido para o processo de vendas.

Em resumo, se você busca modernização do ponto de venda, essa é uma possibilidade promissora.

Espaço físico e localização estratégica

Analise se o espaço físico da sua empresa está preparado para receber o terminal de self checkout, pois não adianta preparar apenas a tecnologia sem ter um local físico para hospedar a tecnologia.

Igualmente, é necessário pensar em um local de destaque dentro do comércio para que os clientes vejam o self checkout. Lembre-se que o objetivo é facilitar o processo de compras e não dificultá-lo.

Software de gestão adequado

É fundamental escolher um software de gestão integrado para realizar o controle da frente de caixa.

Esse sistema tem de ser intuitivo e didático, de forma que o consumidor e a equipe de vendas usá-lo com facilidade.

Conclusão

Chegamos ao fim do conteúdo sobre self checkout. Como pudemos ver, ele é um modelo benéfico para modernizar a infraestrutura do seu comércio, que melhora a experiência do cliente. 

Aproveite a oportunidade e descubra agora algumas dicas para manter a Transformação Digital constante na sua empresa. Até breve!

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