Chat Commerce: Por que investir nesse canal?

Postado por Equipe Tryideas, 27-10-2021 - 09:33

Chat Commerce: Por que investir nesse canal?

Um dos assuntos mais comentados no mundo do e-commerce é o chat commerce. Mas você tem ideia do motivo desse recurso estar se tornando tão popular? Ou entende o que ele significa na prática? Então, saiba que ele é uma grande oportunidade de potencializar a rede de canais do seu negócio.

Por isso, é importante saber como essa ferramenta funciona, quais seus benefícios e o que é necessário para implementá-lo na sua empresa. Fique conosco e saiba tudo!


Título da imagem (SEO): Chat Commerce
 

O que é chat commerce? 

O chat commerce nada mais é que a realização de uma venda através de um chat online. 

Ou seja, é uma técnica que usa uma tecnologia de automação aliado ao atendimento humano.

O objetivo consiste em facilitar o contato entre as marcas e os clientes que estão na rede, e essa interação tanto pode ser por voz ou por mensagens de texto.

Conforme apontam estudos, o chat commerce é bem aceito ao redor do mundo. Para a Forrester, 41% dos consumidores do comércio virtual desejam que o e-commerce tenha um chat de atendimento.

E isso não é difícil de acreditar, já que hoje quase todo mundo usa a internet para resolver diversas questões, e comprar é uma delas.

Ao mesmo tempo, também cresceu o número de usuários nas redes sociais, o que fez a marcas pensarem em uma ferramenta de aproximação com os consumidores e os futuros clientes.

Qual a finalidade do chat commerce?

O chat commerce tem a função de ser um canal de vendas inovador, o qual aumenta as chances da sua empresa concretizar vendas. 

Porém, enquanto método de comunicação, tem o objetivo de trazer valor ao atendimento ao consumidor.

Ele também consiste em uma maneira de fazer a tecnologia ser protagonista na melhoria da experiência do cliente da sua empresa, possibilitando mais transparência e resolvendo questões de forma muito mais prática e simples.

Isso, por sua vez, elimina a necessidade de o cliente ligar ou mandar um e-mail em busca de informações, uma vez que as encontra em tempo real com o chat ao vivo.

Nessa mesma linha, uma pesquisa do Facebook IQ e da Boston Consulting revelou que os consumidores gostam de entrar em contato pelo chat commerce.

Inclusive, de acordo com 30% dos entrevistados essa escolha se dá pelo fato de que o canal facilita a negociação de preços e ofertas. 

Na mesma pesquisa, 33% dos respondentes pontuaram que o canal é um meio fácil de comprar os itens da loja.

Junto disso, temos a imersão digital proporcionada pelos avanços das redes sociais de conversação, como o WhatsApp, Messenger, Telegram e Wechat. 

Sendo assim, é fácil entender de onde surge esse desejo de manter-se conectado também com as empresas.

Como funciona o chat commerce?

O chat commerce funciona a partir de um modelo de vendas que une a agilidade das ferramentas digitais com a humanização do atendimento.

Em outras palavras, por meio do recurso um atendente real tira a dúvida de clientes reais, fornecendo uma consultoria personalizada, semelhante a uma venda física, só que no caso, com a praticidade da internet.

Com o chat commerce, os clientes experimentam escolher produtos a partir da comodidade de não ter que sair de casa, já que com uma troca de mensagens no WhatsApp da loja, rapidamente ele escolherá sua peça e fechará o pedido.

Diferença do chat commerce e chatbot

Se por um lado o chat commerce usa uma interface de bate-papo que conecta os consumidores com os vendedores ao vivo, o chatbot é um sistema que fornece respostas automáticas para perguntas mais simples, contextualizadas e diretas.

Na prática, o chatbot opera 24h por dia, porém tem mais consistência em perguntas gerais sobre o andamento de pedidos ou estoque de peças, por exemplo.

Um chatbot não saberá dizer, por exemplo, se uma peça poderá cair bem com o perfil do interessado, já que esse tipo de questão envolve aspectos que vão além da inteligência artificial.

Já o chat commerce tem uma política mais humanizada, oferecendo um atendimento focado em tirar dúvidas, coisa que o chatbot não conseguirá responder com precisão.

Benefícios do chat commerce

Saiba agora porque investir no chat commerce é uma grande chance de elevar as vendas da sua companhia:

  • Atendimento humanizado: através dele, os clientes têm uma experiência única em todos os canais do negócio, o que permite uma relação mais próxima com o consumidor.

  • Tempo de resposta mais curto: todo cliente preza por um atendimento de qualidade e o chat commerce possibilita um tempo de resposta mais ágil, facilitando na etapa de conversão da venda.

  • Chance de atender inúmeros clientes: sem a preocupação da escala de atendimento viabiliza atender um maior número de pessoas interessadas nos produtos da marca.

  • Atendimento personalizado: o chat commerce também é útil para oferecer uma experiência personalizada com o cliente, oferecendo a ele soluções conforme seu gosto pessoal.

  • Crescimento das vendas: com os canais de atendimento otimizados, a empresa ganha pontos no quesito assistência, aumentando assim as chances do empreendimento fechar mais vendas a médio prazo.

Como implementar o chat commerce na empresa?

Para inserir essa excelente ferramenta no seu negócio, o primeiro passo é buscar uma plataforma que ofereça esse recurso. 

O interessante é optar por uma solução completa, que faça a ligação entre os canais de atendimento de modo simples e rápido, assim como seja acessível em todos os tipos de dispositivos.

Conclusão

Esse foi o conteúdo sobre chat commerce. Como vimos, essa tecnologia impacta positivamente o atendimento da sua empresa.

Assim como o chat commerce, sempre vale a pena investir em ferramentas de automação que facilitem a vida do cliente, trazendo transparência e agilidade no atendimento.

Por isso, um sistema de gestão integrado é uma boa opção para qualquer negócio, pois ele agiliza as tarefas da organização e aumenta a produtividade da equipe.

Isso contribui para que o time tenha mais tempo para atender a clientela com atenção e suporte necessário.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite a visita e continue informando lendo o artigo “Qual a importância de um sistema ERP para minha empresa?”. Boa leitura e até a próxima!

Outras Publicações

Qual a diferença entre o sistema na nuvem e o local?
À medida que as tecnologias empresariais continuam a evoluir, a escolha entre sistemas na nuvem (cloud) e sis...
Leia Mais
Transforme seu celular em um aliado da sua produtividade.
Desde a popularização dos smartphones, o modo de se relacionar com a tecnologia mudou: ficou muito mais intu...
Leia Mais
Vantagens e desvantagens de usar um servidor em nuvem
O que chamamos de nuvem, ou cloud em inglês, são servidores virtualizados e hospedados em um serviço de dat...
Leia Mais
Vantagens e Desvantagens de usar um Servidor Local para seu Sistema de Gestão
Sistemas instalados em servidores locais tem uma vantagem com relação aos sistemas que são online ou web, s...
Leia Mais
Por que você deveria ter o seu sistema ERP em nuvem, ou online?
A condição de um mundo cada vez mais conectado, imediato e disponível, permite que a gestão da empresa tam...
Leia Mais