Chat Commerce: Por que investir nesse canal?

Postado por Equipe Tryideas, 27-10-2021 - 09:33

Chat Commerce: Por que investir nesse canal?

Um dos assuntos mais comentados no mundo do e-commerce é o chat commerce. Mas você tem ideia do motivo desse recurso estar se tornando tão popular? Ou entende o que ele significa na prática? Então, saiba que ele é uma grande oportunidade de potencializar a rede de canais do seu negócio.

Por isso, é importante saber como essa ferramenta funciona, quais seus benefícios e o que é necessário para implementá-lo na sua empresa. Fique conosco e saiba tudo!


Título da imagem (SEO): Chat Commerce
 

O que é chat commerce? 

O chat commerce nada mais é que a realização de uma venda através de um chat online. 

Ou seja, é uma técnica que usa uma tecnologia de automação aliado ao atendimento humano.

O objetivo consiste em facilitar o contato entre as marcas e os clientes que estão na rede, e essa interação tanto pode ser por voz ou por mensagens de texto.

Conforme apontam estudos, o chat commerce é bem aceito ao redor do mundo. Para a Forrester, 41% dos consumidores do comércio virtual desejam que o e-commerce tenha um chat de atendimento.

E isso não é difícil de acreditar, já que hoje quase todo mundo usa a internet para resolver diversas questões, e comprar é uma delas.

Ao mesmo tempo, também cresceu o número de usuários nas redes sociais, o que fez a marcas pensarem em uma ferramenta de aproximação com os consumidores e os futuros clientes.

Qual a finalidade do chat commerce?

O chat commerce tem a função de ser um canal de vendas inovador, o qual aumenta as chances da sua empresa concretizar vendas. 

Porém, enquanto método de comunicação, tem o objetivo de trazer valor ao atendimento ao consumidor.

Ele também consiste em uma maneira de fazer a tecnologia ser protagonista na melhoria da experiência do cliente da sua empresa, possibilitando mais transparência e resolvendo questões de forma muito mais prática e simples.

Isso, por sua vez, elimina a necessidade de o cliente ligar ou mandar um e-mail em busca de informações, uma vez que as encontra em tempo real com o chat ao vivo.

Nessa mesma linha, uma pesquisa do Facebook IQ e da Boston Consulting revelou que os consumidores gostam de entrar em contato pelo chat commerce.

Inclusive, de acordo com 30% dos entrevistados essa escolha se dá pelo fato de que o canal facilita a negociação de preços e ofertas. 

Na mesma pesquisa, 33% dos respondentes pontuaram que o canal é um meio fácil de comprar os itens da loja.

Junto disso, temos a imersão digital proporcionada pelos avanços das redes sociais de conversação, como o WhatsApp, Messenger, Telegram e Wechat. 

Sendo assim, é fácil entender de onde surge esse desejo de manter-se conectado também com as empresas.

Como funciona o chat commerce?

O chat commerce funciona a partir de um modelo de vendas que une a agilidade das ferramentas digitais com a humanização do atendimento.

Em outras palavras, por meio do recurso um atendente real tira a dúvida de clientes reais, fornecendo uma consultoria personalizada, semelhante a uma venda física, só que no caso, com a praticidade da internet.

Com o chat commerce, os clientes experimentam escolher produtos a partir da comodidade de não ter que sair de casa, já que com uma troca de mensagens no WhatsApp da loja, rapidamente ele escolherá sua peça e fechará o pedido.

Diferença do chat commerce e chatbot

Se por um lado o chat commerce usa uma interface de bate-papo que conecta os consumidores com os vendedores ao vivo, o chatbot é um sistema que fornece respostas automáticas para perguntas mais simples, contextualizadas e diretas.

Na prática, o chatbot opera 24h por dia, porém tem mais consistência em perguntas gerais sobre o andamento de pedidos ou estoque de peças, por exemplo.

Um chatbot não saberá dizer, por exemplo, se uma peça poderá cair bem com o perfil do interessado, já que esse tipo de questão envolve aspectos que vão além da inteligência artificial.

Já o chat commerce tem uma política mais humanizada, oferecendo um atendimento focado em tirar dúvidas, coisa que o chatbot não conseguirá responder com precisão.

Benefícios do chat commerce

Saiba agora porque investir no chat commerce é uma grande chance de elevar as vendas da sua companhia:

  • Atendimento humanizado: através dele, os clientes têm uma experiência única em todos os canais do negócio, o que permite uma relação mais próxima com o consumidor.

  • Tempo de resposta mais curto: todo cliente preza por um atendimento de qualidade e o chat commerce possibilita um tempo de resposta mais ágil, facilitando na etapa de conversão da venda.

  • Chance de atender inúmeros clientes: sem a preocupação da escala de atendimento viabiliza atender um maior número de pessoas interessadas nos produtos da marca.

  • Atendimento personalizado: o chat commerce também é útil para oferecer uma experiência personalizada com o cliente, oferecendo a ele soluções conforme seu gosto pessoal.

  • Crescimento das vendas: com os canais de atendimento otimizados, a empresa ganha pontos no quesito assistência, aumentando assim as chances do empreendimento fechar mais vendas a médio prazo.

Como implementar o chat commerce na empresa?

Para inserir essa excelente ferramenta no seu negócio, o primeiro passo é buscar uma plataforma que ofereça esse recurso. 

O interessante é optar por uma solução completa, que faça a ligação entre os canais de atendimento de modo simples e rápido, assim como seja acessível em todos os tipos de dispositivos.

Conclusão

Esse foi o conteúdo sobre chat commerce. Como vimos, essa tecnologia impacta positivamente o atendimento da sua empresa.

Assim como o chat commerce, sempre vale a pena investir em ferramentas de automação que facilitem a vida do cliente, trazendo transparência e agilidade no atendimento.

Por isso, um sistema de gestão integrado é uma boa opção para qualquer negócio, pois ele agiliza as tarefas da organização e aumenta a produtividade da equipe.

Isso contribui para que o time tenha mais tempo para atender a clientela com atenção e suporte necessário.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite a visita e continue informando lendo o artigo “Qual a importância de um sistema ERP para minha empresa?”. Boa leitura e até a próxima!

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