Como calcular a margem de lucro na sua empresa
Você que é empreendedor, já fez seu planejamento financeiro? Ou melhor, sabe como calcular a margem de lucro na sua empresa? Isso porque, para que sua empresa se mantenha financeiramente saudável no mercado, é necessário que o planejamento das finanças seja realizado, visando uma melhor administração dos recursos e a redução de imprevistos que possam até falir o negócio. Então, acompanhe o artigo de hoje e aprenda como calcular a margem de lucro da sua empresa!
O que é a margem de lucro?
A margem de lucro é uma métrica que avalia o quanto uma empresa é lucrativa. Consiste em um percentual que é calculado baseando-se no lucro bruto e receita total, de modo que assim se conhece se o negócio está lucrando ou não.
Caso o empreendimento tenha uma margem de lucro alta, isso significa que ele está gerando mais lucro para cada percentual de receita obtido.
Do contrário, quando esse percentual é baixo, entendemos que os custos da organização estão altos demais, a ponto de comprometer o faturamento e, por consequência, o lucro para cada real de receita gerado.
Portanto, quando você analisa e obtém sua margem de lucro com frequência, será viável saber a saúde financeira do seu negócio, o que é excelente para a tomada de decisões assertivas.
Fatores que influenciam na margem de lucro
Para entender a margem de lucro, também é importante estar por dentro de três fatores os quais são essenciais na obtenção e manutenção desse indicador. São eles:
Precificação
Mais que calcular os custos das mercadorias e/ou serviços, você deve precificá-los de maneira que sejam lucrativos para o caixa do estabelecimento, ao mesmo tempo em que se mantêm competitivos no mercado.
Custo
Os custos são as despesas relativas à produção dos itens e oferta dos serviços. Nesse cálculo, é preciso incluir outros elementos, como os impostos.
Além disso, os custos fixos (pagamento de conta de água, luz, funcionários etc.) e variáveis (gastos com marketing, materiais de produção etc.) também são outros componentes a serem inseridos nesta conta.
Lucro
O lucro é o resultado obtido das vendas de produtos/serviços da sua organização, ou seja, é o retorno financeiro daquilo que foi produzido e investido.
Tipos de margem de lucro e como calcular cada uma
Há três tipos diferentes de margem de lucro e cada uma delas informa um resultado específico para sua empresa.
Elas são: a margem de lucro líquido, a margem de lucro bruto e a margem de lucro operacional. Veja como funciona cada uma delas:
1. Margem de lucro líquido
Essa margem de lucro equivale ao lucro real do negócio, depois que se é subtraído todas as despesas de produção, juros, impostos, gastos comerciais, dívidas, etc.
Para chegar à margem de lucro líquido, basta somar todos os custos, diminuindo-os em seguida da receita total. Por fim, divida esse resultado pela receita total e multiplique por 100.
Como exemplo, vamos dizer que sua organização tem uma receita total de R$30.000, porém você gastou R$15.000 com produção de itens, R$1200.00 com despesas operacionais e mais R$450 com juros e impostos. Assim, temos:
Margem de lucro líquido = Receita total – Todos os custos
Margem de lucro líquido = R$30.000 – R$16.650 / R$30.000 x 100
Margem de lucro líquido = 0,445 x 100 = 45%
2. Margem de lucro bruto
Essa margem mostra quais lucros vêm dos custos de produção, isto é, estamos falando da sua receita total menos tudo que foi gasto para produzir as mercadorias e/ou ofertar os serviços.
A margem de lucro bruto pode ser alcançada a partir desse cálculo:
Margem de Lucro Bruto = Receita de venda de mercadorias – Custo de Mercadorias
Dessa forma, imaginemos que você produziu os produtos do mês e teve um custo total de R$9.000, sendo que sua receita total foi de R$20.000. Com isso, seu lucro total foi de R$11.000.
Sabendo disso, para termos a margem de lucro bruto, precisamos fazer a divisão do lucro bruto pela receita total e, depois, basta multiplicar por 100 para chegarmos à porcentagem. Logo:
Margem de Lucro Bruto = R$11.000/R$20.000 x 100
Margem de Lucro Bruto = 0,55 x 100 = 55%
3. Margem de lucro operacional
A margem de lucro operacional cobre todas as despesas gastas no setor comercial, como os custos administrativos, a amortização, dos bens vendidos, a depreciação, entre outros fatores.
Lucro Operacional = Receita total – Despesas comerciais
Calcular todos os custos operacionais é fundamental, já que isso pode afetar a margem de lucro, além de que isso é importante para o controle dos custos excessivos com atividades que não são prioridade naquele momento.
Para calcular a margem de lucro operacional, você deve somar todo o custo operacional mais o custo de produção e depois diminuir esse número do valor total da receita. Por último, divida o resultado pela receita total e multiplique por 100.
Pegando o exemplo que explicamos na margem de lucro bruto, suponha que você teve um custo operacional adicional aos custos de produção no valor de R$1.000. Recapitulando os dados, temos o seguinte:
Lucro Operacional = R$9.000 + R$1.000 - R$20.000 / R$20.000 x 100
Lucro Operacional = 50%
Como posso saber se a margem de lucro da minha empresa está positiva?
Não há um único determinante que demonstra se seu empreendimento está tendo uma margem de lucro positiva ou não. São diferentes quesitos que avaliam esse indicador, sendo alguns deles:
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Setor de atuação, já que pequenos varejistas podem vender muito e ainda ter uma margem baixa, enquanto grandes lojistas podem vender menos itens e ainda assim lucrarem mais;
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Mercado e concorrência, de modo que os produtos e os preços são adaptáveis a realidade em que o negócio está inserido e a expectativa dos clientes;
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E o principal: a diferença entre o que você gasta e o que ganha, dado que isso demonstra se os investimentos na produção estão trazendo lucro para o caixa.
Resumo
Esperamos que este conteúdo te ajude a calcular a margem de lucro da sua empresa. Afinal, não dá para manter uma organização saudável e lucrativa sem o devido cálculo da sua margem de lucro.
Por isso, se você quiser garantir que ela se mantenha equilibrada quanto aos problemas financeiros, é válido a leitura do artigo “Contabilidade de custos: Entenda a importância para a sua empresa”, onde explicamos melhor como fazer esse controle dos custos com qualidade. Boa leitura e até a próxima!