Conheça a diferença entre Margem e Markup
Quando o empresário vai definir o preço de um produto ou serviço, é comum que ele tenha dificuldade em calcular a Margem de lucro e o Markup. Apesar de muita gente achar que eles são sinônimos, isso não é verdade. Justamente por isso, é que o preço ideal de venda não é calculado de maneira certa.
Pensando nessa situação, fizemos este artigo para você entender a definição de Margem e Markup. Para ajudar, trouxemos exemplos práticos. Vamos lá?
Margem e Markup
Entendendo o que é Margem
A Margem de lucro pode ser definida como o percentual de lucro líquido de um item comparado ao seu preço de venda. Lembrando que esse cálculo leva em conta o preço de venda já definido.
Porém, isso não impede que a Margem seja utilizada no fechamento do preço de venda junto do Markup.
O problema é que, como dissemos no começo, os empreendedores têm dificuldade de diferenciar a Margem do Markup.
Isso porque eles ainda não entendem que o Markup é somente um indicativo essencial para formação do preço de venda, o que não o define como uma Margem de lucro.
Entendendo o que é Markup
O Markup nada mais é que um artifício usado na formação do preço de venda de uma peça/serviço.
Ele leva em conta a aplicação do custo daquele bem e seu resultado indica o valor de venda necessário para que uma certa Margem de escuro seja alcançada.
Por que é importante entender a diferença entre Margem e Markup
Tanto gestores como contadores precisam estar a par sobre os índices/porcentagens que cada conceito oferece, isso porque um simples cálculo mal feito pode gerar um desastre no número de vendas de um dado produto, por exemplo.
Além disso, o Markup tem um índice bem expressivo, mas que nem sempre apresenta um indicativo alto, o que pode implicar no regime tributário o negócio, positivo ou negativamente.
Em contramão, considerar apenas a Margem predeterminada pelo Markup também representa um período, caso esse seja apenas o único ponto levado em conta.
O melhor, portanto, é pensar na Margem como um “medidor” que agrupa custos e preços de venda, pois dessa maneira podemos entender com mais clareza como anda a rentabilidade do produto e/ou serviço.
Como calcular Margem de lucro e Markup
Para resolver a confusão feita entre Margem e Markup, vamos prestar atenção as seguintes informações:
-
Um produto tem um custo líquido de R$15,00 e;
-
Um preço de venda de R$ 30,00;
-
Não é possível ter uma Margem de lucro maior que 100%.
Sabendo disso, agora sim vamos partir para as fórmulas da Margem e do Markup.
Margem de lucro
Em relação a Margem de lucro, o interessante é já trabalharmos na Margem do lucro líquida, na qual a fórmula é a seguinte:
Margem de Lucro Líquida = Preço Líquido - Custo Líquido / Preço
Onde:
-
Preço Líquido: consiste no preço da venda menos os gastos com despesas variáveis, ou seja, aquelas que são geradas a partir da venda, como por exemplo, os impostos de saída;
-
Custo Líquido: é o custo da peça retirando os adicionais recuperáveis como PIS e ICMS, por exemplo.
Pronto, agora voltando ao exemplo citado neste tópico, vamos imaginar que não existe, neste caso, impostos recuperáveis na entrada gastos variáveis de saída. Com isso, a Margem de lucro seria calculada assim:
Margem de Lucro Líquida = Preço Líquido - Custo Líquido / Preço
Margem de Lucro Líquida = 30 - 15 / 30
Margem de Lucro Líquida = 0,5%
Como vimos, a Margem de lucro deste produto é de 0,5%, o que equivale a 50%. Em outras palavras, a cada peça vendida, ganha-se R$15,00 (0,5 x 30).
Markup
Pois bem, agora que ficou claro como calcular a Margem, precisamos reforçar que o Markup não é a mesma coisa que a Margem de lucro, pois esse índice se trata de uma ferramenta usada na formação do preço de venda. Seu cálculo ocorre do seguinte modo:
Markup = 1 / 1 - despesas variáveis (%) - Margem de Lucro (%)
Tendo em vista que as despesas variáveis são aquelas decorrentes das vendas, e como notado na fórmula, sabendo que a Margem de lucro faz parte do cálculo do Markup, partiremos para a conta em si.
Simplificando, que tal saber o preço de venda o qual tenha uma Margem de lucro de 50%? Para facilitar ainda mais, vamos usar novamente um produto com impostos recuperáveis e sem despesas variáveis (esses valores vão depender de cada produto vendido em específico). Veja:
Markup = 1 / 1 - 0% - 50%
Markup = 1 /49
Markup = 2
Portanto, o índice de Markup aqui é de 2. Assim, uma boa forma de evitar confusão com a definição de Margem e Markup é pensar no Markup como um índice e na Margem como uma porcentagem.
No próprio exemplo acima, vimos que o resultado do Markup foi de 2. E se pegarmos esse índice e multiplicarmos pelo custo, que é R$15,00? Temos a formação do preço ideal:
Preço: R$15,00 x 2
Preço: R$30,00
Como é possível ver, chegamos aos mesmos R$30,00 do exemplo.
Conclusão
Percebeu a diferença entre Margem e Markup? Se por um lado a Margem de lucro representa o lucro líquido frente ao preço de venda, o Markup corresponde a um meio de calcular o preço de venda ideal para um produto ou serviço.
Diante disso, sabendo diferenciar cada um e como calculá-los, você, empresário, poderá formular um preço de venda vantajoso, uma vez que a análise de lucro é facilitada.
Assuntos como Margem e Markup fazem parte do dia a dia do pequeno e médio empreendedor, afinal uma boa gestão financeira exige o conhecimento desses assuntos.
Por isso, contar com um sistema de gestão integrado como o Tryideas é de grande importância para um empresário de sucesso, independente do seu nicho de mercado ou porte da empresa.
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